Matérias

ArtRio 2024: Galatea apresenta coletiva com obras de Adriana Varejão, Jader Esbell, Allan Weber e outros

A mostra é reflexo da iniciativa da galeria de propor diálogos entre artistas emergentes e artistas consolidados

Bruno Novelli 1980, No sonho do tucunaré, 2023

A Galeria Galatea retorna para 14ª edição da ArtRio, de 25 a 29 de setembro, na Marina da Glória, e apresenta em seu estande trabalhos que refletem seu programa artístico. O espaço reúne uma seleção de obras de nomes fundamentais da arte moderna e contemporânea brasileira, abarcando de jovens talentos emergentes na cena atual a artistas consolidados e representados pela galeria. A lista robusta de nome busca interligar nomes como Adriana Varejão, Allan Weber, Athos Bulcão, Bruno Novelli, Camila Leite, Carolina Cordeiro, Dani Cavalier, Décio Vieira, Ernesto Neto, Frans Krajcberg, Gabriela Melzer, Gabriella Marinho, Galeno, Genaro de Carvalho, Grauben do Monte Lima, Heloísa Juaçaba, Hércules Barsotti, Israel Pedrosa, Jaider Esbell, José Antônio da Silva, Katie van Scherpenberg, Lygia Pape, Marilia Kranz, Mira Schendel, Mucki Botkay, Norberto Nicola, Paulo Roberto Leal, Rivane Neuenschwander, Rubem Ludolf, Sergio Camargo, Tunga e Ubi Bava.

O conjunto de mais de quarenta obras propõe um diálogo entre vertentes de destaque na arte do século XX, como o construtivismo geométrico, a abstração informal, a arte têxtil e a chamada arte popular. A conexão entre os artistas selecionados se estabelece ora através de recursos formais, ora através dos temas abordados nas obras, que se organizam em quatro núcleos: paisagens e vegetações; abstrações orgânicas; abstrações geométricas; e volumes e tramas. A curadoria propõe correspondências intergeracionais, a exemplo das obras têxteis com aplicações de miçangas de vidro assinadas por Mucki Botkay que se conectam com as tapeçarias tridimensionais de Norberto Nicola.

Entre os destaques está Jaider Esbell, artista de origem indígena cuja arte é um convite ao despertar de uma nova consciência através da pintura. Em consonância, as telas de Bruno Novelli retratam a Floresta Amazônica, o desconhecido da fauna e flora brasileira e as suas representações históricas.

Sobre a Galatea

Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.

A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.

Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.

Serviço:

Galatea na ArtRio 2024

Período expositivo: 25 a 29 de setembro

Funcionamento: 14h às 21h

Local: Marina da Glória – Rio de Janeiro/ RJ

Ingressos: entre R$ 40 e R$ 80

Atendimento à imprensa:

Edgard Silveira
edgardsilveira@a4eholofote.com.br
a4&holofote comunicação
rua alameda jaú,1742 cj 22
01420-904 são paulo sp