Matérias

Começa, em São Paulo, o maior evento náutico da América Latina com a missão de trazer o Brasil para perto das águas

Começou hoje, 19, e segue até terça, 24, o São Paulo Boat Show, que registra uma edição histórica com mais de 170 barcos abertos para visitação e espera receber mais de 38 mil pessoas. O evento reuniu autoridades para divulgar projetos sobre o impacto na economia relacionada ao turismo náutico, entre elas, o Governo do Estado do Paraná e de Salvador, na Bahia, que serão palcos para as próximas edições do Boat Show, em novembro.

19 setembro, 2024 – “Nossa missão é voltar as cidades para as águas. Isso é o que nos motiva, o desenvolvimento do turismo náutico que vai muito além de barcos, um setor que gera muitos empregos e renda para uma ampla cadeia e o Brasil pode se tornar um grande destaque mundial’, disse Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica reforçando que apenas a indústria náutica emprega hoje no Brasil mais de 120 mil pessoas.

“É impressionante como o setor emprega, um barco de 70 pés equivale a uma obra de 13 andares no setor da construção civil”, complementou o presidente da Associação Náutica Acobar, Eduardo Colunna.

Dessa forma, as portas do São Paulo Boat Show, o maior evento náutico da América Latina, abriram hoje às 15h para o público e o show segue até terça, 24, no São Paulo Expo. São mais de 170 embarcações para visitação e 50 lançamentos dos grandes nomes da náutica nacional e internacional, além de uma série de produtos, equipamentos, serviços e lazer para toda a família.

Além disso, nesta manhã que antecedeu a abertura, várias autoridades públicas de todo o país e exterior se reuniram durante o 9 Congresso Internacional Náutica para trazer projetos e discutir temas que envolvem o setor, com foco ao desenvolvimento econômico e pelo alto potencial que o Brasil possui para o lazer sobre as águas com 8,5 mil km de costa e 35 mil km de vias navegáveis interiores.

Entre os participantes do congresso, representantes dos estados da Bahia e do Paraná, que serão palcos das próximas edições do Boat Show, em novembro, foram destaques.

A secretária de desenvolvimento econômico de Salvador Mila Paes destacou a importância do incentivo ao turismo náutico como o apoio a eventos do gênero, além de projetos em execução como o SAC Náutico, que simplifica a chegada de embarcações na cidade, e projetos futuros como a implantação de uma Marina Pública Municipal, já que acredita que a náutica pode ser uma grande potência para a economia.

“Eventos como o Salvador Boat Show, que será realizado pela primeira vez de 6 a 10 de novembro na Bahia Marina, contribuem para colocar a cidade dentro do protagonismo da náutica, é importante levarmos essa cultura para fomentar o setor. Tenho certeza que será o início de uma caminhada de muito sucesso”, disse Paes.

Outro ponto alto do congresso foi a presença do governador do Paraná Ratinho Junior que receberá no estado a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, de 28 de novembro a 1 de dezembro em Foz do Iguaçu, no ICLI. Com projetos e iniciativas que envolvem o turismo náutico como destaques de seu governo, Ratinho Junior anunciou sobre a nova “BR do Mar” que, por meio de implantação de infraestrutura sustentável, criará um canal estabelecendo um “circuito náutico” que conectará Paranaguá, no Paraná, com Cananéia, em São Paulo, o que vai impactar em desenvolvimento do turismo, de vários setores relacionados e das comunidades ribeirinhas.

“Queremos criar um grande polo náutico no Paraná. Com estudos e iniciativas em andamento, o estado já se tornou o terceiro polo náutico do Brasil, com 100 mil embarcações, políticas de incentivo às indústrias náuticas e projetos de fortalecimento do turismo. Crescemos em 20% no turismo o ano passado e levamos essa experiência na náutica para outros setores. Os Boat Shows nos trazem novas experiências e informações para explorar o potencial náutico para a geração de riquezas e para o desenvolvimento sustentável”, destacou o Governador do Paraná.

Acompanhe o calendário dos próximos eventos náuticos brasileiros de 2024:

> Salvador Boat Show

Maior evento náutico do Nordeste

De 06 a 10/11 – Salvador/BA

> Foz Internacional Boat Show

Principal evento náutico da Tríplice Fronteira

De 28/11 a 01/12 – Foz do Iguaçu/PR


SERVIÇO

O que: São Paulo Boat Show

Quando: De 19 a 24 de setembro

Onde: São Paulo Expo | Exhibition & Convention Center. Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Quanto: R$ 100 + Taxas

Ingressos: https://www.ticket360.com.br/evento/29554/ingressos-para-sao-paulo-boat-show-de-19-a-24-de-setembro

Organização: Boat Show Eventos

Instagram: @boatshoweventos

Cobertura oficial: www.nautica.com.br, @revistanautica e youtube.com/@canalnautica, com transmissão ao vivo todos os dias

SOBRE O GRUPO NÁUTICA

Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em infraestrutura, eventos e comunicação náutica. É formado pela Revista Náutica (https://www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta no setor; o Boat Show Eventos, maior organizadora de salões náuticos da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasília; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
https://saopauloboatshow.com.br/


Matheus Petter
Supervisor – Rotas Comunicação
redacao2@rotascomunicacao.com.br