Mercadão de São Paulo participa da Jornada do Patrimônio 2024, neste fim de semana
Visitas guiadas pelo mercado acontecem no dia 17 de agosto, às 10h e às 13h
São Paulo, 16 de agosto de 2024 – O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, integra a programação oficial da 10ª edição da Jornada do Patrimônio 2024, evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, por meio do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), que acontece nos dias 17 e 18 de agosto por toda a cidade.
A atividade no Mercadão acontece no dia 17 de agosto, em dois horários, às 10h e às 13h, com uma conversa sobre a formação do Departamento de Cultura de São Paulo por Mário Andrade, com ênfase na história da Missão de Pesquisas Folclóricas pelo Brasil, até o elo entre comida e cultura. O evento é gratuito e os ingressos podem ser adquiridos neste link.
Em seguida, o público será convidado a percorrer o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, para conhecer um pouco mais sobre a história desses dois prédios tombados por órgãos de patrimônio, o Conpresp e o Condephaat. “O Mercadão e o Kinjo são um patrimônio vivo da cidade e a Jornada é uma oportunidade para que as pessoas conheçam um pouco mais da sua importância histórica e cultural”, destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Serviço
Jornada do Patrimônio 2024
Data: 17 de agosto
Horário: 10h e 13h – Recepção os participantes no Portão 1
Local: Mercadão
Endereço: Rua da Cantareira, 306, Centro Histórico
Ingresso: https://www.sympla.com.br/evento/vai-de-roteiro-mercado-municipal-2024/2293821
Funcionamento do Mercadão: de segunda a sábado, das 6h às 18h; aos domingos e feriados, das 6h às 16h
Sobre a Mercado SP SPE S.A
Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A – Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.
Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)
Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.
Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato
Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.
Informações para a Imprensa – Agência Pub
Luísa Bittencourt – mercadaosp@agencia.pub e luisa.bittencourt@agencia.pub