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Turismo esportivo e musical deve movimentar R$ 9 trilhões até 2032

“Inseridos nessa realidade os brasileiros estão entre os que mais viajam para esse tipo de evento, só nas olímpiadas em Paris, o Brasil está entre os 10 países que mais “exportaram” torcedores”

São Paulo, Agosto 2014 – Se você nunca viajou para fora do país para acompanhar algum evento esportivo ou um show do seu artista favorito, certamente você conhece alguém que já fez esse tipo de viagem ou faz com frequência.

Esse comportamento já é uma febre no mundo e, segundo estimativa de órgãos internacionais de turismo, até 2032 esse setor deve movimentar mais de R$ 9 trilhões de reais.

A Collinson International que é proprietária dos Lounges Priority Pass e LoungeKey presentes em mais de 1500 aeroportos espalhados pelo mundo, comandou uma pesquisa global com cerca de 9 mil turistas para mapear esse movimento crescente de pessoas que motivados por grandes eventos esportivos e musicais investem altas quantias para viajar para fora do país.

Um exemplo claro desse comportamento é a presença massiva dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris, segundo dados divulgados o Brasil esteve entre os 10 países que mais tem torcida no evento e, a procura por ingressos foi tão grande que o COB divulgou que precisou disponibilizar um adicional de 57 mil ingressos apenas para turistas que chegaram do Brasil. Dentre as modalidades mais procuradas pelos brasileiros, as principais são: ginástica artística, vôlei e skate.

A pesquisa entrevistou turistas de 17 países, mais de quatro em cada cinco (83%) já voaram para um evento esportivo, enquanto 71% já pegaram um avião para um show nos últimos três anos, ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses.

“As pessoas estão valorizando mais as experiências do que os objetos”, explica Christopher Ross, presidente da Collinson International. “Se você vai a um evento esportivo ou musical, a experiência não começa apenas quando você entra no estádio. É o planejamento, a própria viagem e a excitação.”

Este crescimento vem sendo impulsionado por alguns fatores, são eles: aumento das possibilidades, com mais eventos esportivos e musicais, os fãs têm mais escolha de destinos, a divulgação, a internacionalização de ligas esportivas novas e existentes por meio da televisão e do streaming incentivou os fãs a viajarem, enquanto os fãs de música estão descobrindo que pode ser mais rentável ver um artista no exterior,  e, claro, a experiência, após anos de restrições de viagem devido à Covid-19, os fãs de música ao vivo estão de volta e querem experiências novas e melhoradas. 

É evidente que o turismo desportivo e musical está em expansão e que os turistas de eventos têm grandes expectativas, o que representa uma enorme oportunidade para as empresas explorarem este segmento crescente de turistas. A pesquisa revelou que entre os entrevistados que viajam de avião para um evento, mais de 83% viajou por motivos esportivos e 71% por música nos últimos três anos ou planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. Destes viajantes, mais de metade viaja mais de uma vez por ano e 22% assiste a três ou a mais eventos mais de três vezes por ano.

HÁBITOS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS

Os brasileiros são conhecidos em todo o mundo por sua paixão por esportes e por música, portanto, não ficariam de fora desta pesquisa e os números são surpreendentes. Não é à toa que o Brasil é chamado de “o país do futebol”, fãs natos do esporte, os brasileiros,  se dedicam a acompanhar seus times favoritos ao redor do mundo. A pesquisa revelou que 88% dos viajantes entrevistados tinham como destino campeonatos de futebol.

85% dos fãs de esportes  e música viajaram para uma nova cidade ou país para ver a sua equipe ou artista favorito e, destes,  31% planeja voltar mais vezes. Isto representa enormes oportunidades de crescimento econômico para as empresas locais nestes destinos.

EXPERIÊNCIAS ELEVADAS NO AEROPORTO

Outro aspecto relevante nesse contexto é a importância dos lounges de aeroporto. As pessoas que viajam para ver a sua equipe ou o seu artista favorito procuram experiências de viagem mais premium, o que significa que é mais provável que aproveitem as experiências no aeroporto.

Essa pesquisa revelou que 45% dos brasileiros que viajam para eventos utilizam lounges. Esses espaços proporcionam um ambiente relaxante, com comodidades como Wi-Fi, alimentação, e espaços de descanso, tornando a experiência de viagem mais agradável e menos estressante.

Entre os espaços preferidos estão: a visita a uma sala de espera do aeroporto (28%), salas de jogos (17%), cápsulas para dormir (12%) e spas (9%). A principal razão pela qual os fãs visitam um lounge de aeroporto é para relaxar e descontrair antes ou depois de assistirem à sua equipe/artista preferido (55% para os fãs de música e 53% para os de esportes), seguindo-se o aproveitamento das opções de comida e bebida (50% para a música e 48% para os esportes).

“A base crescente e global de fãs que viaja para eventos desportivos e musicais emblemáticos procura experiências inesquecíveis e está preparada para gastar significativamente para tornar a sua viagem ainda mais especial,” afirma Christopher Evans, Presidente da Collinson International. “O fã é, por definição, sinônimo de lealdade. Este novo estudo mostra o elevado valor que atribuem aos benefícios de viagem. São ótimas notícias para o setor das viagens e para as empresas que têm como alvo os viajantes frequentes, proporcionando a oportunidade de capitalizar o aumento do turismo de eventos, oferecendo os benefícios de viagem que os fãs desejam. Em contrapartida, verão a vantagem de estar no topo das atenções e da carteira destes viajantes frequentes, aumentando o envolvimento, construindo a lealdade e impulsionando gastos adicionais transfronteiriços.”

Para saber mais e ler o relatório completo acesse:

https://www.collinsongroup.com/en/lp/sports-and-music-tourism-report

AMB Com

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www.agenciaamb.com.br