“CENÁRIOS E PROJEÇÕES PARA O TURISMO E JOGOS EM 2024”
Podemos afirmar com certeza de que o turismo está entre os principais segmentos de crescimento no Brasil e no Mundo, diversos estudos globais, comprovam que as novas gerações preferem viajar e viver novas experiências do que por exemplo, comprar um carro nos seus sonhos de consumo. Mesmo as gerações como dos “Baby Boomers, X , Y” também colocam o turismo na cesta de prioridades para aumento qualidade de vida, e com o fenômeno consolidado das mídias sociais todos postam suas viagens difundindo suas experiências e fortalecendo seu status social.
O Brasil conforme a OMT é o primeiro do ranking mundial em potencial de recursos naturais para o Turismo, possuímos uma população/ mercado potencial turístico de mais de 203 milhões de habitantes (IBGE censo 2022) que hoje ainda não atinge 30% da sua totalidade, temos um povoreceptivo, condições favoráveis de cambio que fortalecem consumo no mercado interno e o aumento das exportações, além de possuirmos produtos turísticos consolidados em todos Estados.
O turismo no Brasil começa a ter políticaspúblicas para geração de divisas e empregos, com cases em todo país de legislações criando por exemplo os distritos turísticos, com ampliação de municípios incorporando planos diretores de turismo, inventários turísticos e pesquisas de demanda, que possibilitará um crescimento sustentável do nosso mercado nos próximos anos.
Os Projetos turísticos/imobiliários como de Multipropriedades tem proporcionado o aumento da oferta e da qualidade estrutural de produtoshoteleiros e de entretenimento, especialmente em destinos de turismo de lazer com mais de 500lançamentos previstos neste ano de 2024, um exemplo será o Resort APM em Caieiras-SP com 300 Uhs e Centro e Convenções para 1.200 pessoas.
A Cadeia produtiva do turismo chegará a uma oferta em 2024 de mais de 580.000 unidades habitacionais na hotelaria, 1,6 milhões de veículos para locação, 40.000 agências e operadoras de turismo, 80 parques temáticos e naturais, mais de 2,7 milhões de restaurantes e bares, mais de 3 mil centros de eventos, entre outros produtos turísticos (compilação de dados das principais entidades de turismo).
Desta forma, em 2024, podemos projetar que estes cenários em relação ao turismo do Brasil apontam para índices de crescimento de mais de 7,5% no mercado de lazer em relação a 2023 , e com a consolidação do retorno dos eventos e feiras o mercado de destinos corporativos tem projeções de crescimento de 5%.
No final de 2023 fora sancionada pelo presidente a PL 3626/23 de Apostas Esportivas e Cassinos Online que o IDT-CEMA , faz a estimativa de que o faturamento deste mercado de Apostas Esportivas tem um potencial de atingir nos próximos 3 anos quase R$ 100 bilhões de faturamento no Brasil gerando aproximadamente R$ 12 bilhões de impostos. Destes impostos arrecadados poderemos aumentar a competividade e divulgação turística, pois 28% serão destinados para a área do turismo ao Ministério do Turismo. Neste ano inclusive já serão iniciados projetos em empreendimentos hoteleiros, parques temáticos e restaurantes de integração das apostas esportivas e cassinos online, que criarão novos pontos de vendas e receitas com participação na remuneração ou em merchandising com projeção de poder atingir de 1% até 15% do faturamento total do empreendimento.
A próxima aprovação prevista para este ano, da Lei442/91 dos Cassinos Integrados Resorts,Cassinos Turísticos e Bingos prevemos a entrada de USD 70 bilhões em investimentos nacionais e internacionais, que ativarão diretamente os mercados imobiliário, de construção, mobiliário , decoração, tecnologia, indústrias; na sequência entrarão a qualificação dos profissionais com a academia e entidades de ensino; para então chegar à operação potencializando o destino Brasil como seus 52 segmentos do turismo.
A Feira EXPOTEL ocorrerá dias 24 e 25 de abril de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, onde serão apresentados cases, tendencias e discussões estratégicas para o setor de hospitalidade, gastronomia, jogos, cassinos, sustentabilidade, diversidade, acessibilidade, gestão e turismo no III Encontro FHORESP, no XIV SEHGA e III BOGEC.
Bruno Omori
Presidente do IDT-CEMA
Diretor de Hospitalidade e Jogos do FHORESP
Conselheiro do CONTURESP
MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento FGV
MBA Internacional OHIO UNIVESITY
Administrador MACKENZIE
Jornalista MTB 0094822/SP