Férias no Museu: Casa de Portinari promove diversas oficinas para as crianças
Atividades acontecem na esplanada do museu e envolvem brincadeiras e produção de brinquedos
Créditos das imagens: Divulgação/Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove diversas atividades nas primeiras semanas de 2024. Por meio do projeto “Férias no Museu”, a criançada vai ter acesso a oficinas de colagens e de produção de uma sanfona de brinquedo.
Além disso, durante todo o mês de janeiro, o museu promove em sua esplanada diversas brincadeiras como pula corda, bola de meia, pião, bugalha, diabolô, bilboquê, bola de gude, quebra-cabeças, amarelinha, peteca, jogo da memória, brinquedos pedagógicos, dança das cadeiras, morto-vivo, queimada, leitura, desenho livre com lápis de cor e tinta, e brincadeiras de roda. Essas atividades acontecem de terça a domingo das 10h às 16h.
Confira, abaixo, a programação para os próximos dias:
O Brincar nas Brincadeiras de Candinho
Mediação de leitura e oficina por meio do livro “Candinho, um menino que gostava muito de brincar e desenhar”, da Autora Angelica Fabbri, em conjunto com as obras de Candido Portinari. Após a atividade de leitura, o público presente é convidado a participar de brincadeiras como amarelinha, futebol, catavento e bilboquê. Em um terceiro momento, há a construção de um brinquedo a partir da obra “Galo” (1941) de Candido Portinari. O brinquedo emite som e é feito de materiais recicláveis.
Dia 6 de janeiro (sábado)
Das 10h às 12h
Das 14h às 16h
Entrada gratuita
Oficina de Sanfoninha
Oficina para a construção de uma sanfoninha de brinquedo com o uso de materiais recicláveis, em homenagem ao centenário da obra ”Baile na Roça”. O objetivo da atividade é promover a importância da reutilização dos materiais recicláveis, além de incentivar a curiosidade, o talento manual e a criatividade.
Dia 7 de janeiro (domingo)
Às 10h e às 15h
Entrada gratuita
Oficina de Colagem
Na oficina de colagem, os educadores do Museu Casa de Portinari convidam os participantes para uma conversa sobre diversos tipos de produções artísticas, e depois orientam a criação de composições através de técnicas de colagem que combinam diferentes elementos, como recortes, cores e texturas, por exemplo.
Dia 10 de janeiro (quarta-feira)
Às 10h e às 15h
Entrada gratuita
Museu Casa de Portinari
Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, tem como edificação a antiga residência de Candido Portinari e representa a forte ligação do pintor com sua terra natal, origens e laços familiares.
É o local onde ele realizou suas primeiras experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a “Capela da Nonna”, que Portinari pintou para sua avó.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Endereço: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP).
Informações: (16) 3664-4284
YouTube: /casadeportinari
Instagram: @museucadeportinari
Facebook: /museucasadeportinari
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas