VOT BACK
GOT BACK, Turnê de Paul McCartney no Brasil, ajuda a ação Segunda Sem Carne, da Sociedade Vegetariana Brasileira, a impactar milhares de pessoas |
Nos oito shows ocorridos nas capitais brasileiras, a ação Segunda Sem Carne, conseguiu distribuir mais de 155 mil panfletos, todos com QR Code para acesso do cardápio vegano gratuito, além de tatuagens temporárias e muito bate-papo para que os fãs aderissem à campanha abraçada pela SVB. |
Sociedade Vegetariana Brasileira participou ativamente em todos os shows de Paul McCartney, promovendo a ação Segunda Sem Carne, onde o artista é embaixador mor. “Esse ano, os shows aconteceram em cinco capitais brasileiras – Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro e, em todos eles, conseguimos entregar mais de 155 mil panfletos com QR Code de acesso ao cardápio vegano gratuito e tatuamos temporariamente mais de 2 mil pessoas com canções dos Beatles. O impacto desse trabalho foi altamente produtivo”, diz Mônica Buava, presidente da SVB.
Com muito bate-papo com os fãs que queriam entender o significado da ação lançada pelo artista há anos, as equipes da SVB incentivaram a todos a participarem de um dia sem o consumo de produtos de qualquer tipo de carne e explicaram o que significa isso para o planeta. “Se falarmos em gás carbônico emitido na atmosfera e gera as mudanças climáticas que estamos sentindo na pele, uma pessoa que abraçar a causa reduz a emissão em 10 kg. E a economia de água é de 3.500 litros. Fora a crueldade animal. A Segunda Sem Carne tem outro aspecto extremamente positivo – quem começa a fazer passa a refletir sobre a vida animal e valoriza legumes, integrais, cereais e frutas, que se tornam pratos saborosos em qualquer refeição”, continua ela.
Adesão imediata
Vários vídeos foram gravados pelos voluntários da Sociedade Vegetariana Brasileira com fãs que aderiram a campanha. “Esse resultado vem de um trabalho feito com muito carinho junto a quem entra nos shows. A maioria dos fãs já sabe que Paul é vegetariano e presta atenção ao nosso trabalho feito de várias maneiras – além das flashs tattoos e dos panfletos, podem usar a moldura do Meat Free Monday para fazerem as suas fotos e postarem nas redes sociais. E o bate-papo da nossa equipe com quem tem dúvidas, conclui esse trabalho de forma muito positiva!”, diz.
Durante os shows, várias pessoas com as tatuagens das músicas dos Beatles apareceram nos telões, impactando outros que assistiam e aplaudiam Paul McCartney.
“O impacto da Segunda Sem Carne chega, de várias formas, a milhares de pessoas. E o nosso trabalho não para. Como bem finalizou o idealizador da ação no seu último show no Maracanã, ‘Até a próxima’ é o nosso lema também. Logo, voltaremos!”, finaliza agradecendo aos apoiadores, parceiros, voluntários e toda a equipe do cantor.
Sobre a Segunda Sem Carne
Entre seus pilares, a campanha visa promover a saúde e bem-estar aos que aderirem. Em um estudo da Embrapa, realizado em 2022, foi revelado que menos de 30% dos cereais no Brasil são destinados diretamente à alimentação humana, enquanto os mais de 70% restantes são destinados à alimentação de animais ditos de produção.
Essa desproporção na distribuição da produção revela uma perda de espaço de ingredientes cultural e nutricionalmente essenciais no prato do brasileiro, como o arroz e feijão que são umas das principais fontes de energia para o metabolismo do corpo, e também das fibras e vitaminas dos vegetais, afirma-se nos estudos do IBGE, agora em 2023, que mostra a queda de 18% no consumo de feijão e de 10% do arroz.
Já sendo um fato bastante observado no Brasil, a piora no padrão alimentar da população impacta na prevalência da desnutrição, de carências nutricionais, do sobrepeso e da obesidade e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), além de implicar aumento significativo de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamentos, medicamentos e cirurgias onerosas.
O brasileiro tem comido com menor qualidade que auxilia no triste número de 60,3% da população adulta brasileira com excesso de peso, de acordo com dados do IBGE. Logo, uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, além de promover maior bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.
Há a diminuição do risco de diabetes, da incidência de infartos e outras doenças cardíacas, promove maior controle de peso e também ajuda na prevenção de diversos tipos de cânceres. Hoje, a recomendação padrão da Organização Mundial da Saúde é promover maior alimentação a base de plantas e evitar o consumo de alimentos de origem animal.
“Coma leguminosas regularmente. Feijões secos, ervilhas e lentilhas são excelentes fontes de proteínas, fibras e outros nutrientes e são naturalmente pobres em gordura. As leguminosas são uma boa alternativa à carne e podem desempenhar um papel fundamental em futuras dietas saudáveis e sustentáveis”, diz a OMS.
“Para o brasileiro, a adaptação de substituir a alimentação de origem animal em um dia da semana é um pouco mais fácil por conta da cultura alimentar que temos no país”, afirma Mônica. “Comemos grãos e leguminosas todos os dias, nosso famoso e querido arroz e feijão, além de diferentes saladas e frutas para compor uma riqueza nutricional. São muitas opções para colorir o prato como os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha, o milho, alfaces, tomate, batata, etc”, complementa.
“Montar um prato Segunda Sem Carne é muito simples e saboroso! O ideal é que o prato tenha 50% de verduras e legumes (crus e/ou cozidos, como brócolis, couve, abóbora, cenoura etc.), 25% de cereais e vegetais amiláceos (arroz, aveia, milho, trigo, batata, inhame, cará, mandioca etc.) e 25% de leguminosas (feijão carioca, feijão-preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico etc.) + fruta”, ensina a SVB.
Sobre a SVB
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.
Sua sede fica na R. Domingos de Morais, 907 – Sala 12 • Vila Mariana
São Paulo – SP e possui o site https://svb.org.br/