Matérias

Natal por várias mãos – GONÇALVES

PREFEITURA E SECRETARIA DE TURISMO DE GONÇALVES PROMOVEM “NATAL POR VÁRIAS MÃOS” NO MÊS DE DEZEMBRO
COM MAIS DE 30 ATRAÇÕES, EVENTO RESSALTA ESPÍRITO COLABORATIVO E TRADIÇÕES DA CIDADE 
Na semana do Natal, de 25 a 30 de dezembro, a pequena cidade Gonçalves – destino turístico da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas -, recebe uma programação especial dentro do “Natal por várias mãos”. Diferentes espaços da cidade serão palco para shows, teatro, arte pública, rodas de artesanato, oficinas de culinária, oficinas de artes, contação de histórias, cortejos e muito mais. Um dos destaques é a oficina sobre culinária afetiva de Natal rural, com o ex-participante do MarterChef, Danilo Costa, que acontece no dia 26/12, às 16h, no Clube Recreativo, na qual vai ensinar a fazer paçoca de carne de lata. Todas as atividades são gratuitas e para todas as idades.
Com população de 4.736 habitantes, segundo o Censo de 2023, o local é conhecido pelo ar acolhedor, uma opção para descanso e tranquilidade, indo contra o agito das grandes cidades. Seguindo essa identidade, o Natal não será diferente, a programação ressalta a sofisticação que pode estar na simplicidade e celebra o aconchego e a união da cidade pequena. O objetivo é oferecer um ambiente onde as pessoas se conectam e que os visitantes se sentem em casa.
A decoração ressalta o espírito colaborativo. Em oficinas e mutirões, os moradores ajudaram a enfeitar a cidade com materiais e tradições típicas. Crocheteiras e artesãs construíram a colorida e simbólica árvore de quadradinhos da vovó. Entendedores de taipa de pilão, manto de bambu e carpintaria se uniram para fazer o túnel luz para a igrejinha de taipa de pilão, que abriga o presépio esculpido em madeira por Rafael Mifano. Residente de Gonçalves, o artista é especializado em esculturas com motosserra, a partir do instrumento bruto, gera delicados resultados. 
As guirlandas, que colorem toda a cidade, foram feitas a partir de galhos, sementes e pequenas flores de uma série de espécies de pinheiros existentes nas matas de Gonçalves: tuias, ciprestes e araucárias. A produção, liderada pela artista Maria Vangela dos Santos, incluiu jovens aprendizes do ensino médio. Já na entrada da cidade, é possível enxergar pinturas que retratam a identidade de Gonçalves, realizadas pelo artista Dingo. A iluminação da torre da igreja Matriz será instalada por escaladores da região junto a eletricistas experientes da cidade. 
Álvaro Costa, secretário de turismo e cultura da Prefeitura de Gonçalves comenta sobre o processo: “A ideia nasceu do objetivo de realizar um Natal que viesse de encontro com a identidade que viemos construindo desde 2021. Junto com especialistas da comunicação visual e a comunidade, escolhemos ícones que falam com o nosso coração para representar a cidade, ou seja, uma comunicação afetiva. Então, trazer saberes e fazeres para essa edição do nosso Natal foi uma escolha muito pensada e consciente: iluminação, enfeites e programação acolhedora e próxima … É como se estivéssemos chegando na casa da vó para celebrar, numa escala proporcional ao nosso tamanho. O pequeno é belo, envolvente e encantador. O mundo está precisando dessa atmosfera de colaboração e solidariedade”.Além das dezenas de mãos da comunidade, a produção executiva é de Solange Rocco e Vera Pena. A realização é da Prefeitura e Secretaria de Turismo de Gonçalves, com patrocínio da Associação Pró Turismo Gonçalvestur, Cervejaria 3 Orelhas e Pousada Espelho d’água.
SERVIÇONatal por várias mãosAté 30 de dezembro Gonçalves – MG
Mais informações: goncalves.mg.gov.br/ instagram.com/prefeituramunicipaldegoncalves/ https://www.instagram.com/turismoculturagoncalves/