ALAGEV e MPI Brazil realizam LAMEC com destaque no protagonismo de afroempreendedores, tecnologia e ESG
No final de setembro, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), em parceria com a MPI Brazil, realizou o Latin American Events and Meetings Congress (LAMEC). A cerimônia, que aconteceu no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas ao longo do dia. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de eventos, turismo, hotelaria e comunicação e marketing.
Na abertura, Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV, destacou a importância da inclusão cobrando o walk the talk das empresas – clientes e fornecedores – e sobre o tema. “No LAMEC sempre elegemos uma causa a ser abordada que permeia diversas ações ao longo dos próximos meses. Nessa edição foi o protagonismo negro no mercado de trabalho. Apresentamos novas perspectivas com o objetivo de promover um ambiente mais justo e transparente. É urgente implementar ações que garantam a diversidade – walk the talk – e não ficar apenas no discurso”, destaca.
O encontro começou com a sessão geral “Desenvolvimento econômico do setor de eventos: Um Chamado ao Trabalho Decente”, com Cintia Sanchez, cozinheira da Manje Culinária, fotojornalista e militante; Heloisa Santana, presidente executiva da Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP); e Vanessa Martin, vice-presidente education da MPI Brazil.
O destaque do bate-papo foi o lançamento do e-book “Práticas e orientações para contratações e ambientes de trabalho decente em eventos”, que conta com mais de 40 páginas com detalhes sobre seleção, contratação, treinamento, dicas e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, melhoria contínua, normas de prevenção e segurança no serviço, entre outros temas.
O material visa conscientizar, orientar, educar, informar e promover a gestão responsável das contratações e condições de serviço nos vários setores de eventos. O link para acesso será disponibilizado em breve.
Na plenária ainda foi ressaltada a importância de ações práticas de inclusão e diversidade no mercado, além dos projetos com as pessoas em alta vulnerabilidade social e em situação de rua. A conversa também ressaltou as denúncias de serviços análogos à escravidão no Lollapallooza.
Já o debate “Design de experiência: um encontro da economia criativa com eventos”, realizado com Giovana Jannuzzelli, da ALAGEV; Haynabian Amarante, sócia e chief operating officer de Hustlers.br; Katia de Assis, gerente de facilities da DIAGEO; e Patty Segatto, da MPI Brazil, apontou a evolução de atrativos criativos para o desenvolvimento econômico com ações de atividades para divulgação que incentivem o consumo consciente, o crescimento cultural, a valorização do patrimônio histórico e, por fim, a importância da tecnologia da informação e da comunicação.
Seis sessões
A sessão “Engaje – De fantasma a fantástico: como construir networking em eventos”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Sandra Veloso, community manager & events da ALAGEV, apresentou o potencial das conexões para o setor com mediação, integração e busca de vínculos para a geração de novos negócios.
O “Repense – Diálogo entre profissionais pretes”, com Isabella Souza, recrutadora da VTEX; Natallia Carmo, head of influencer marketing da ALDEIAH:, Samanta Lopes, coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva; e Verônica Rodrigues, gerente de marketing da Effecti, teve como foco mostrar mulheres negras em cargos de liderança, seus desafios, vivências, incentivando um espaço para debates sobre a cobrança do mercado, oportunidades e a importância de uma efetiva inclusão alinhada com a diversidade.
O “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, realizada com Andre Codespoti, head of creative technology da MCI Brasil, e Mariana Rosalem, diretora de marketing da MCI Brasil, destacou as principais tendências e ferramentas tecnológicas para o mercado de eventos com destaque para inteligência artificial, ChatGPT plugins, Gamma, Discord, Midjourney e project Spart.
O segundo bloco de sessões contou com dinâmicas em grupos para praticar os conteúdos das palestras. O “Engaje – Me representa: criando conteúdos com afinidades”, com Caê Fernandes e Leo Rudi, fundadores da KAÔ Comunicação e LR Media, salientou sete aspectos para proporcionar a diversidade nas divulgações das marcas, sendo eles, territórios, engajamento, integração, mídia, sustentabilidade, canais de comunicação e públicos-alvos.
O “Repense – Ampliando as práticas ESG em eventos”, com André Sá, consultor associado, e Cássio Garkalns, sócio-diretor da GKS Inteligência Territorial, retratou as práticas de ESG e como catalisar ações transformadoras nas regiões brasileiras. Os palestrantes apontaram que o turismo é relevante para a agenda de sustentabilidade e exibiram os critérios de ESG relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a Organização das Nações Unidas (ONU) e várias entidades internacionais.
O “Crie – Futura Feira – cocriando um novo modelo de evento de negócios”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Rodrigo Machado, fundador da RM Conexões, mostrou o futuro das feiras de negócios, perspectivas de expositores e visitantes.
Rompendo barreiras
Para finalizar, o LAMEC promoveu a “Roda de conversa com gestores de eventos: refresh: rompendo barreiras e criando possibilidades”, com Claudia Forgas, head of marketing & communications da T-Systems do Brasil; Fabia Tanabe, coordenadora de marketing para América do Sul da Huesker; Fabiana Sbeghen, gerente de eventos & centro de excelência da Corporate & InField Team; e Monica Bandeira, superintendente de marketing e eventos do Banco Safra. O bate-papo enfatizou insightspara o próximo ano, inovações e planejamento para orçamentos de eventos nos segmentos financeiro, farmacêutico e tecnológico.
“Encerramos mais uma edição com a sensação de dever cumprido. Conseguimos promover encontros e reencontros, trocar experiências, aprender, desaprender, reaprender e também ensinar”, destaca Giovana.
“O LAMEC continua sendo uma ação anual de fortalecimento de uma comunidade incrível, e segue pautando provocações e encontros que permitam ao profissional de eventos despertar para novos olhares e inovações nos seus projetos, além de ser um momento de muitos abraços entre pessoas – o que nos reenergiza a todos”, comenta Patricia Segatto, presidente da MPI Brazil.
O encontro conta com o patrocínio de mais de 30 marcas, entre elas: Armação Resort Porto de Galinhas, Aviva, BestG!ft, Bourbon, Bop Comunicação Integrada, Bradesco Corporate, Casa Grande Hotel, Centro de convenções de Natal, Chef Cintia Sanchez (CS), Copastur, Costão, CS Global, Descubra Atibaia, Grand Mercure, Grand Palladium, Grupo Tauá Hotéis, Inteegra, Matulas da Nega, MCI, Musa, Natal Convention Bureau, New York City, Pullman, R1 Grupo, Reserve Pipa, Resorts Brasil, rHuv, TecnoBee, Transamerica Resort Comandatuba, Visite Rio Grande do Norte, Wish Hotels & Resorts, Yazo, além do apoio da Appx.
Para mais informações sobre a associação, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).
Sobre a ALAGEV
Fundada em 2003, a ALAGEV é uma entidade sem fins lucrativos, um hub multissetorial de integração, facilitação de conexões e desenvolvimento de melhores práticas entre os players do Brasil e da América Latina, que reúne gestores e fornecedores de toda a cadeia de viagens e eventos corporativos. A associação oferece um espaço com networking, geração de negócios, benchmark e aprendizado, além de crescimento pessoal e profissional.
Para mais informações sobre a ALAGEV, acesse os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).
Sobre a MPI
A Meeting Professionals International é a maior associação da indústria de eventos do mundo. A organização oferece educação inovadora e relevante, oportunidades de networking, intercâmbios de negócios e atua como uma voz proeminente para a promoção e crescimento do mercado de eventos.
Imagens relacionadas
ALAGEV e MPI Brazil realizam LAMEC com destaque no protagonismo de afroempreendedores, tecnologia e ESG baixar em alta resolução |
Patricia Segatto, presidente da MPI Brazil, e Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV baixar em alta resolução |
LAMEC 2023 baixar em alta resolução |
Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV baixar em alta resolução |
Sessão “Roda de conversa com gestores de eventos: refresh: rompendo barreiras e criando possibilidades” baixar em alta resolução |
Sessão “Engaje – Me representa: criando conteúdos com afinidades” baixar em alta resolução |
Sessão “Repense – Diálogo entre profissionais pretes” baixar em alta resolução |
Sessão “Engaje – De fantasma a fantástico: como construir networking em eventos” baixar em alta resolução |