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Secretário Roberto de Lucena participa da 6° edição do evento Conexidades 

Titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo comemorou números do setor hoteleiro no feriado de Corpus Christi 

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, participou da 6° edição do Conexidades, realizado nesta quinta-feira (15), na cidade de Jundiaí (SP), Município de Interesse Turístico (MIT) e destaque no turismo rural. O evento é um encontro nacional de parceiros públicos e privados pelo desenvolvimento dos municípios, realizado em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).  

O turismo foi incluído no debate sobre o futuro das cidades uma vez que gera em torno de dois milhões postos de trabalhos diretos e indiretos no estado de SP. “O setor é campeão em aproveitar as crises. O segmento saiu fortalecido, por exemplo, da pandemia. Teremos, em 2023, os maiores números já registrados na área”, disse Roberto de Lucena.  

Os indicadores do feriado de Corpus Christi revelam a boa fase à qual o secretário se referiu no evento. O estado recebeu 7 milhões de visitantes, que injetaram cerca de R$ 5 bilhões na economia paulista. Os municípios de Águas de São Pedro, Brotas, Louveira e Águas de Lindóia tiveram 100% de ocupação da rede hoteleira. Campos de Jordão teve 90% dos leitos ocupados, mesmo índice registrado em Serra Negra e Guararema. 

O papel do turismo no desenvolvimento dos municípios foi tema de um painel com a participação do secretário Lucena; do secretário de Turismo da capital, Rodolfo Marinho; do presidente da Unidestinos, Toni Sando; do prefeito de São José de Barreiro e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância de SP (Aprecesp), Lê Braga; além de Murilo Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico de SP (Amitesp).  

“Turismo se faz com planejamento, então, lançamos um plano com duração de dez anos para o estado, a fim de evitar a descontinuidade política. São Paulo já é o principal polo emissor e receptor de turistas no Brasil, mas acreditamos que, com estratégias e parcerias, podemos crescer ainda mais”, conclui o secretário.