Matérias

Por meio de vídeos na internet, influenciadores ajudam pessoas a escolherem restaurantes

Paula Maia, criadora do perfil São Paula de dicas gastronômicas na capital paulista e no estado de São Paulo, já acumula quase 100 mil seguidores e 5 milhões em visualizações

Influenciadores têm o poder de ditar moda, comportamento e opiniões das pessoas por meio de suas postagens online. Isso é facilmente observado em áreas como vestuário, beleza, finanças e viagens, mas é na gastronomia que esses criadores de conteúdo realmente impactam o mercado.

Em capitais e regiões metropolitanas, onde a oferta de restaurantes é ampla, são os influenciadores quem fazem o papel de curadoria, ajudando os consumidores a decidir onde comer. É o caso, por exemplo, de Paula Maia, criadora do canal São Paula, presente no Instagram e no TikTok. 

A influenciadora publica vídeos diários de suas descobertas gastronômicas na capital paulista, ajudando seus mais de 60 mil seguidores a acharem novos lugares para aquele almoço em família ou um jantar mais formal. “Hoje o consumidor quer experiências e lugares instagramáveis. É uma nova realidade. E tento trazer essa perspectiva nos meus vídeos, mostrando que uma boa experiência pode ser até mesmo uma refeição tranquila em um cantinho típico grego ou nordestino”, diz Paula.

A criadora de conteúdo – que tem 33 anos e mora em São Paulo há 10 anos – leva a seus seguidores informações que nem sempre estão disponíveis nos sites e nas redes oficiais dos estabelecimentos, como o valor dos pratos, as bandeiras de cartões aceitas, os horários mais calmos para se visitar e os melhores pratos e drinques. 

Para bares, cafés, restaurantes, lanchonetes e food trucks, por exemplo, a publicidade gratuita é bem-vinda, pois muitas vezes eles se beneficiam da popularidade repentina que suas marcas alcançam quando um vídeo de um influenciador viraliza. 

Um estudo científico publicado em 2022 por pesquisadores da Universidade de Lisboa revela que 81% das pessoas já visitaram um restaurante porque viram um influenciador compartilhar informações sobre o estabelecimento nas redes sociais.

“Criar conteúdo em minhas redes sociais sobre dicas gastronômicas tem tido um bom engajamento. Recebo diariamente comentários de seguidores que vão aos restaurantes que indiquei em meu perfil e tem uma boa experiência como eu tive, e isso gera uma conexão entre nós, influenciadores, e o público que nos acompanha”, comenta Paula. 

Sobre Paula Maia

Paula Maia tem 33 anos e criou o canal São Paula há 7 anos. O São Paula é um espaço onde divide dicas sobre os lugares na cidade e no estado de São Paulo e que atualmente já conta com quase 100 mil seguidores. Através de vídeos, apresenta os lugares mais desejados da cidade. A missão é facilitar a vida dos seguidores e fazer eles se apaixonarem por São Paulo. 

Paula Maia, da @saopaula
Visualizar todas as imagens em alta resolução