Guarujá, o portal da reconexão com a natureza.
Página 1 de 12
Página 2 de 12
Página 3 de 12
Página 4 de 12
Página 5 de 12
Página 6 de 12
Página 7 de 12
Página 8 de 12
Página 9 de 12
Página 10 de 12
Página 11 de 12
A Pérola do Atlântico, na Maré da Sustentabilidade e em busca do ESG!
Para o Desenvolvimento do Turismo Responsável e Sustentável em Guarujá consideramos a reconexão com a natureza como premissa básica desta jornada. Iniciamos o mapeamento e catalogação dos potenciais equipamentos turístico, na criação de um cadastro de rotas que fomentam a criação de Pertencimento e Empatia, tanto em moradores quanto em visitantes, organizando o Guarujá em setores e o catálogo dividido em atrações de criação de pertencimento e de criação de empatia.
- Criação de pertencimento: fazer com que as pessoas que visitam e residam no local sintam que fazem parte de um ambiente e de uma cultura. Para isso é preciso ver, conhecer, reconhecer, visitar, aprender e muitas vezes imergir no patrimônio histórico, ambiental e cultural do município.
- Criação de empatia: fazer com que as pessoas que visitam e residem um local convivam de uma maneira harmoniosa e respeitosa, e em conjunto, cuide do patrimônio ambiental e cultura local. Para isso é preciso que troquem experiências, sentimentos em seu ambiente de pertencimento, dando uma sensação de acolhimento e bem-estar.
- Colaborativismo: para potencialização dos resultados será utilizada a abordagem todos os setores da sociedade precisam colaborar para a potencialização dos resultados desse trabalho, portanto a Abordagem será de mapear e colaborar, identificando e mapeamento a sinergia de iniciativas existentes e grupos potenciais para fortalecimento de parcerias e o cooperativismo.
Critérios – As áreas que serão selecionadas para contemplar as rotas turísticas responsáveis e sustentáveis serão elencadas a partir da identificação de regiões caracterizadas por contradições envolvendo o contexto socioeconômico das comunidades locais e as potencialidades naturais, históricas e culturais desses espaços para exploração sustentável. Buscaremos por meio da análise de dados científicos consolidados e pesquisas de campo áreas de relevância histórica e ecossistêmica que convergem para a criação de pertencimento e empatia local.
Catálogo
- Ilha dos Arvoredos – projeto Mundo Sustentável (parceria com Fundação Fernando Eduardo Lee)
- Rio do Peixe – parceria com a Instituição S.O.S Rio do Peixe
Sobre o Instituto Nova Maré – O Instituto Nova Maré – INMAR, possui a missão de fortalecer o destino “Baixada Santista”, promovendo o Turismo Sustentável. Sendo o braço operacional de criação e inovação do setor turístico regional, com a gestão ESG de patrimônios ambientais, culturais e históricos, além do apoio técnico ao setor privado no desenvolvimento sustentável. Formalizado em Setembro de 2019 e idealizado durante mais de 5 anos, o INMAR tem a intenção de ser um movimento de transformação social que usa a Ciência como base e sendo exemplo de governança no terceiro setor.
Veja as realizações do Instituto Nova Maré no Relatório de Atividades de 2020/2022, clique aqui para acessar.
Bruno Tacon, presidente do Instituto Nova Maré e gestor do projeto Mundo Sustentável – Nascido em Guarujá, Bruno Tacon é Engenheiro Ambiental especializado em Sustentabilidade pela FGV e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI. Com quase 15 anos de experiência em gestão ambiental e implementação de sistemas de gestão com viés sustentável. Trabalhou como auditor líder em empresas multinacionais e em certificadora mundial. Liderou o setor de garantia da conformidade e sustentabilidade no Brasil da terceira maior empresa de óleo e gás do mundo. Hoje presidente e fundador do Instituto Nova Maré promove o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista e o atingimento da Agenda 2030 da ONU, e membro voluntário da Instituição S.O.S. Rio do Peixe.
Para saber mais sobre os projetos do Instituto Nova Maré – INMAR, acesse o instagram @i.novamare ou o site www.inmar.org.br, onde são disponibilizadas informações sobre as ações do Instituto. Mais informações pelo email contato@inmar.org.br ou WhatsApp (13) 99637-3288.
Por
Bruna Moriyama
Coordenadora de Comunicação do Instituto Nova Maré
Engenheira de Produção
Contato:
Celular: (11) 99747-3707
E-mail: bruna@inmar.org.br
Projeto Mundo Sustentável abre a Ilha dos Arvoredos para visita ao público
É possível visitar e aprender neste patrimônio cultural e ambiental da região
Imagine conhecer um lugar com belas paisagens à beira mar e aprender sobre atrativos científicos e de Sustentabilidade? Assim é a Ilha dos Arvoredos, localizada a 1,6 quilômetro da costa da Praia de Pernambuco, em Guarujá, litoral de São Paulo. O local, que funciona como um laboratório de ecologia, recebe o público para visitas educativas, dentro do projeto ambiental Mundo Sustentável.
Realizado em parceria entre a Fundação Fernando Lee e o Instituto Nova Maré, o Mundo Sustentável promove passeios, incluindo roteiro de barco e visita guiada pela Ilha dos Arvoredos. O tour permite o contato dos visitantes com este importante destino histórico, científico e ambiental da Baixada Santista, e ajuda também a viabilizar o propósito da Ilha em ser um grande laboratório a céu aberto para pesquisas em benefício da Humanidade e da Sustentabilidade.
LEGADO HISTÓRICO – A história da Ilha dos Arvoredos inicia nas décadas de 1950 e 1960 a partir do pioneirismo e do sonho de vida do engenheiro Fernando Eduardo Lee. Lá, ele desenvolveu pesquisas em energias alternativas e sustentabilidade, criou soluções arquitetônicas para torná-la autossustentável em água potável e realizou diversos experimentos em fauna e flora, transformando-a em uma “Ilha Encantada”.
Nas últimas décadas, a Fundação Fernando Eduardo Lee, entidade sem fins lucrativos criada pelo idealizador da Ilha com o objetivo realizar projetos com finalidade educativa, atua em parceria com a universidade Unaerp Guarujá para dar continuidade a diversas pesquisas científicas, levando adiante este patrimônio ambiental, científico e cultural.
Agora, o Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação e o Instituto Nova Maré (INMAR), mostra a Ilha dos Arvoredos como um marco na sustentabilidade brasileira. O projeto é embasado na tese de doutorado da educadora Priscilla Bonini Ribeiro, que desenvolveu um modelo de Educação Ambiental através de metodologias ativas que propicia aos visitantes/educandos uma experiência única de aprendizagem.
VIVENCIAR A SUSTENTABILIDADE – Com uma área de 36 mil metros quadrados, a Ilha dos Arvoredos é uma ótima opção para quem quer estar em contato com a natureza e saber mais sobre preservação ambiental e novas práticas sustentáveis. O local abriga diversas obras arquitetônicas e aplicações tecnológicas que possibilitam aos visitantes um aprendizado único sobre Sustentabilidade.
As visitas podem ser agendadas pelo whatsapp do projeto pelo (13) 99637-3288 ou pelo e-mail contato@inmar.org.br, consultar os dias disponíveis para o agendamento da visita. Os pacotes são em grupos de 4 até 60 pessoas.
Para saber mais sobre o Projeto Mundo Sustentável, acesse o instagram @ilhadosarvoredosoficial ou o site www.ilhadosarvoredos.com.br, onde são disponibilizadas informações e curiosidades sobre o local. Mais informações com a Fundação Fernando Lee pelo email fundacaofernandolee@fundacaofernandolee.org ou com o Instituto INMAR pelo email contato@inmar.org.br.