Ecoturismo

Brasileiro busca reconexão com a natureza no pós-pandemia: caminhada e ecoturismo se destacam

Segundo pesquisas, procura por destinos para a modalidade cresceu 23% no último ano. Prática de caminhar, além de democrática, proporciona maior clareza de pensamentos e fomenta criatividade

Dois anos intensos de restrições causaram diversos impactos nos brasileiros: de problemas emocionais à vida de pouca liberdade, além de hábitos menos saudáveis. Não é à toa que, com o controle da pandemia, o ecoturismo ganha destaque no cenário turístico mundial. Segundo o portal Viajanet, a busca por “turismo de natureza” aumentou em 133% e “turismo ecológico” em 23% no último ano.

Além disso, uma prática agregada a este tipo de viagem tem sido cada vez mais buscada – a caminhada. Democrática, com diferentes níveis de dificuldade e amplamente benéfica, é a solução ideal para férias em uma reconexão com a natureza. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que andar a pé por ao menos 20 minutos aumenta, em média, 60% a geração de propostas inovadoras e exercícios de criatividade.

É o que pratica, há pouco mais de uma década, o publicitário e hoje proprietário da Target Ecoturismo e Aventura, Juliano Sant’Ana. O hobby da caminhada surgiu na busca de um estilo de vida mais saudável e se tornou um negócio. Hoje, através da Target, ele leva brasileiros a experiências únicas junto ao meio ambiente. Um dos principais destinos é Torres del Paine, na Patagônia chilena. “Com a reabertura das fronteiras, o fluxo de pessoas buscando retomar essas agendas é intenso, além de haver novos praticantes da modalidade. A grande vantagem é essa conexão com a natureza, a introspecção em um ambiente que te desafia e, ao mesmo tempo, propostas que respeitam o seu limite, tornando o ecoturismo algo acessível, prazeroso e recompensador”, destaca. Há quatro anos, a Target se transformou na Operadora de Ecoturismo que mais envia brasileiros para Torres del Paine, considerado um dos 10 Parques Nacionais mais visitados do mundo.

Prática de séculos que ganha novos ares

A caminhada marcou a vida de grandes personalidades e apoiou no fomento de grandes ideias. Friedrich Nietzsche dizia que “todos os pensamentos realmente grandiosos são concebidos enquanto se caminha”. Já o pensador Jean Jacques Rousseau costumava destacar: “Só consigo pensar enquanto caminho. Minha mente só funciona com minhas pernas”.

Atualmente, praticar o turismo de caminhada, segundo Juliano, é ainda mais viável já que muitos destinos de natureza pelo mundo já investem em infraestrutura, seja de logística, hospedagem e alimentação. A Target, por exemplo, desde 2018 promove duas saídas em grupo exclusivo de brasileiros para a Patagônia Chilena por ano, mas tem seu trabalho especialmente voltado para os programas completos e autoguiados, promovendo uma experiência de natureza intensa com segurança e muitos serviços à disposição de seus clientes. “Outra novidade é que estamos abrindo grupos para o caminho português de Santiago de Compostela, saindo de Porto, Portugal. Um caminho muito especial, viável a todos os perfis de pessoas e com um planejamento muito próximo do que fizemos na Patagônia, com infraestrutura e segurança, transformando essa viagem em uma experiência introspectiva que vai te marcar para toda a vida”, destaca.

Com a abertura de uma unidade em Portugal prevista para o primeiro semestre de 2023, a Target deve intensificar a oferta do destino no país para brasileiros, enquanto abre novas possibilidades para os portugueses em Torres del Paine, na Patagônia e também na Coxilha Rica, na Serra Catarinense. Para Juliano, o bom momento da empresa é marcado pela busca de reconexão do ser humano. “Nunca passamos por situações tão estressantes. Vivemos um lockdown, nos desconectamos de tudo que é realmente ligado à natureza e passamos por uma experiência em que o digital cortou laços afetivos e experiências. Retomar a caminhada como algo contemplativo, para voltarmos com a cabeça mais tranquila, é uma situação realmente essencial para o ser humano”, finaliza. 

Juliano Sant'Ana,  proprietário da TargetBusca por “turismo de natureza” aumentou em 133% e “turismo ecológico” em 23% no último ano.A Target se transformou na Operadora de Ecoturismo que mais envia brasileiros para Torres del Paine, considerado um dos 10 Parques Nacionais mais visitados do mundo.
Visualizar todas as imagens em alta resolução