Matérias

Emirados recebem Semana do Café Brasileiro 

Em colaboração com a Câmara Árabe, Embaixada do Brasil em Abu Dhabi está promovendo roadshows sobre o café em câmaras de comércio dos Emirados Árabes Unidos desde segunda-feira (17)

São Paulo, 18 de outubro de 2022 – Os Emirados Árabes Unidos estão participando, desde segunda-feira, 17, da Semana do Café em encontros que acontecerão até o dia 25 de outubro.

O objetivo é gerar oportunidades de negócios para os exportadores brasileiros do segmento e para isso estão sendo promovidos diversos roadshows em câmaras de comércio no país árabe, cada um com encontros B2B e apresentações sobre a história e a importância do café para a economia e o comércio do Brasil.

A ação é organizada pela Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, em colaboração com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com liderança da embaixadora Eliana Zugaib, encarregada de negócios da embaixada, e o diretor e chefe do Escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo. As empresas que estão participando são fornecedoras do setor como Pantanal General Trading, Ducoffee, Nares Group, Anorka Food Industries L.L.C, Gostoso Coffee e Três Marias Coffee.

Os roadshows estão sendo realizados em diferentes locais cada dia e começaram pela Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi em 17 de outubro, seguido de DMCC Coffee Center em 18 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah em 19 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Ajman em 20 de outubro, Câmara de Comércio e Indústria de Ras Al Khaimah em 24 de outubro e Câmara de Comércio e Indústria de Fujairah em 25 de outubro.

Zugaib disse que esta oportunidade está sendo excelente a fim de compartilhar a experiência do Brasil no setor e a qualidade do café nacional. “Sendo o Brasil o maior produtor e exportador de café do mundo, além do segundo maior mercado consumidor, certamente fomentaremos ainda mais parcerias e oportunidades de negócios entre empresários dos dois países”, afirmou em material divulgado.

O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, ressaltou a crescente demanda árabe por importação de café e a grande população consumidora local. Ele percebe oportunidade para o Brasil fornecer cafés exclusivos e especiais. “A Semana do Café Brasileiro é a plataforma ideal para mostrar a singularidade e a qualidade dos nossos produtos e explorar mais oportunidades de negócios na região”, disse Chohfi.

O mercado árabe responde atualmente por 1,8% das exportações brasileiras de café, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) relativos ao período de janeiro a setembro deste ano. Os brasileiros embarcaram ao mercado árabe nestes meses 529,7 mil sacas de café de 60 quilos, o que gerou receita de US$ 136,4 milhões. O Brasil é o maior exportador de café do mundo.