QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
CATEGORIA
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL RESPONSÁVEL
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO
CATEGORIA
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL RESPONSÁVEL
O presente questionário limita-se exclusivamente ao uso do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. A sua reprodução só poderá ocorrer com prévia autorização do emitente.
SUMÁRIO
5. INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTÍONÁRIO DE AVALIAÇÃO4
6. IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE5
1. GESTÃO E POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL6
9. DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE INFORMAÇÕES29
O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (INPRA) desenvolveu em 2006, o PROCERT – Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável, com a finalidade de servir como guia para a implantação de critérios sustentáveis nos processos produtivos, prestação de serviços e infraestrutura, nas organizações.
O programa é uma metodologia voluntária de certificação selo verde que atesta o desempenho ambiental de produtos ou serviços, que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos. Com uma estrutura avaliativa simplificada, se torna acessível a todos os segmentos de mercado e portes empresariais.
O Selo Verde é concedido pelo INPRA, entidade de terceira parte, assegurando a imparcialidade e atestando a credibilidade do rótulo que é colocado nos produtos ou serviços.
O selo é classificado como Rotulagem Ambiental Tipo I e regulamentado pela NBR ISO 14024, que estabelece os princípios e procedimentos para o desenvolvimento de programas de rotulagem ambiental.
TABELA 1: Identificação da organização certificadora.
Nome | Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Sócio Ambiental – Chico Mendes – INPRA |
CNPJ | 07.001.150/0001-69 |
Endereço | Rodovia PR 506, 2617 |
Bairro | Borda do Campo |
CEP | 83.420-000 |
Cidade | Quatro Barras |
UF | PR |
Telefone | (41) 3672-3681 |
atendimento@institutochicomendes.org.br | |
Site | https://institutochicomendes.org.br/ |
Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas | Portaria N° 113Data: 23/04/2008 |
CONAMA | Representante na segunda vaga das entidades de trabalhadores e da sociedade civil do CONAMA |
Pacto Global (Em inglês – United Nations Global Impact) | Participante desde 05/10/2008 |
A avaliação do processo de certificação selo verde ocorre em 05 etapas, sendo elas:
1. Elegibilidade Inicial: Consiste no preenchimento do questionário avaliativo realizado pela organização interessada na certificação. As informações fornecidas na avaliação são tratadas com confidencialidade.
2. Etapa de Avaliação: Após a pré-análise, caso a organização interessada atinja a pontuação mínima necessária para dar seguimento no processo, um membro da comissão técnica é selecionado para trabalhar com o processo de certificação da organização. Nesta etapa o técnico revisa os documentos entregues e caso necessário, solicita documentos adicionais.
3. Etapa de Verificação: Na etapa de verificação é realizada a visita técnica. A visita é agendada de acordo com a disponibilidade da organização e do técnico responsável pela avaliação. Nesta visita é revisado o questionário de avaliação, comprovando as respostas e ações práticas em relação a categoria da empresa.
4. Parecer Técnico: O parecer técnico é elaborado com base no exame do questionário de avaliação e nas evidências obtidas através dos documentos e visita técnica.
O Parecer Técnico revela em quais aspectos a organização já se destaca, e identifica oportunidades de melhorias nas tomadas de decisão estratégica, contribuindo para uma gestão mais transparente e responsável a longo prazo.
O parecer dá o aval para homologação da certificação verde, divulgando a pontuação final que a organização obteve no PROCERT.
5. Repasse da taxa administrativa: O repasse da taxa administrativa deve ocorrer somente se a empresa for aprovada no PROCERT. Isto acontece após a divulgação do Parecer TécnicoFinal, devendo ser efetuado seguindo orientações do contrato de prestação de serviços.
Todo esse processo avaliativo é executado pela comissão técnica do Instituto Chico Mendes, que é composta por voluntários especialistas na área de sustentabilidade e meio ambiente.
Os requisitos para certificação estão especificados nas perguntas dos questionários avaliativos. Cada categoria tem seu requisito específico (atualmente, existem 06 categorias). Esses requisitos seguem basicamente os princípios do tripé da sustentabilidade, ou seja, são analisadas as tratativas de gestãosocial, gestão ambiental e a governança corporativa (econômico), de cada participante.
Além disso, as avaliações são realizadas de forma particular, observando questões inerentes ao setor de atuação de cada participante. Os aspectos ambientais de impacto significativo de acordo com a atividade do participante têm um peso maior na avaliação.
A pontuação mínima necessária para a instituição ser aprovada no PROCERT depende das atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais que a organização realiza. Essa pontuação é baseada no anexo VIII da Lei Federal n° 10.165/2000.
TABELA 2 – Pontuação.
Potencial de Poluição (PP) / Grau de Utilização (GU) | Pontuação mínima |
Pequeno | >= 60% |
Médio | >= 70% |
Alto | >= 80% |
Obs: Caso a organização participante não atinja a pontuação mínima exigida para dar seguimento no processo de certificação, a mesma recebe um parecer de adequação e poderá se inscrever na próxima edição do programa, passando novamente pela avaliação. Todas as informações fornecidas pela empresa são tratadas com confidencialidade.
A documentação obrigatória lista a seguir deve ser enviada junto ao questionário preenchido, via digital e sua autenticidade será confirmada junto aos órgãos correspondentes.
● Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
● Alvara de funcionamento;
● Inscrição Estadual;
● Certidão Negativa de Débitos Municipal;
● Certidão Negativa de Débitos Tributários e de Dívida Ativa Estadual;
● Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
● Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;
● Certificado de Regularidade do FGTS – CRF;
● Licenciamento ambiental ou autorizações, quando couber;
● Comprovante de faturamento do último ano fiscal;
● Documentos listados nos subitens do questionário técnico de avaliação.
5. INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTÍONÁRIO DE AVALIAÇÃO
✔ A análise deste questionário faz parte do processo de seleção, portanto responda a todas as questões de forma consciente, responsável e criteriosa. Indica-se que o questionário seja preenchido preferencialmente por um profissional responsável pelas áreas elencadas;
✔ A resposta “parcialmente” deve ser assinalada quando a atividade questionada estiver em processo operacional, devendo ainda ser indicado o percentual em que se encontra o processo.
✔ Caso a organização não atenda ao item do questionário por não ser uma exigência legal, é correto assinalar a opção NÃO SE APLICA;
✔ Todas as respostas preferencialmente devem ser comentadas;
✔ Todos os documentos comprobatórios solicitados devem ser encaminhados;
✔ Todas as perguntas referem-se às atividades realizadas nesse ano e no ano anterior ao do preenchimento do questionário, mesmo tendo iniciada em anos anteriores;
✔ O questionário deve ser completamente preenchido, assinado e encaminhado junto com a documentação solicitada;
✔ O preenchimento incompleto, bem como o não envio dos documentos solicitados dentro do prazo de 15 dias após o envio do questionário, ou após a solicitação de documentos não especificados no questionário, desclassifica o participante;
✔ A Comissão Técnica poderá entrar em contato com a organização avaliada para esclarecimento de dúvidas ou complementação de documentos necessários;
✔ O prazo para elaboração do parecer técnico é de aproximadamente 20 dias após toda a documentação enviada e visita técnica realizada;
✔ Dúvidas quanto ao preenchimento do questionário podem ser esclarecidas pelos e-mails: kerolyn@institutochicomendes.org.br;elisa@institutochicomendes.org.br
6. IDENTIFICAÇÃO DO PARTICIPANTE
Razão Social | |
CNPJ | |
Nome Fantasia | |
Nº de Funcionários | |
Endereço | |
Bairro | |
Cidade/Estado | |
Coordenadas Geográficas (opcional) | |
CEP | |
Telefone | |
Celular | |
Site | |
Nome do responsável pelo nível mais alto de supervisãoempresarial da organização | |
Nome e cargo do responsável pelo preenchimento do questionário avaliativo | |
Ano de Fundação | |
É subsidiária? Qual instituição? | |
Cadastro Técnico Federal IBAMA (se aplicável) | |
Moeda de referência utilizada pela empresa(Ex: Real, Dólar, Euro, etc.) | |
Receita Operacional Bruta referente ao último ano fiscal | |
Ramo de Atividade | |
Porte do Empreendimento | |
Principais Produtos e Serviços |
Breve apresentação da participante: (Espaço livre dedicado para apresentação da empresa, podendo ser contada a sua história, área de atuação no mercado, etc.)Obs: caso haja necessidade de anexar arquivos muito pesados, os mesmos podem ser inseridos em formato de link, para que possa ser acessado posteriormente pelo avaliador. |
* Ler e responder atentamente a todas as questões.
* Anexar documentos comprobatórios, podendo ser em formato de link, imagens ou anexos em pdf.
* De preferência, comentar em todas as perguntas, a fim de facilitar a compreensão do avaliador.
1. GESTÃO E POLÍTICA SOCIOAMBIENTAL
GOVERNANÇA CORPORATIVA
1. Qual a leitura que sua instituição faz do conceito de sustentabilidade?
Esta pergunta serve apenas para fins de pesquisa, não sendo contabilizada na pontuação final.
Resposta: |
2. Descreva a estratégia da sua empresa para gerar um impacto positivo na sociedade e meio ambiente.
Esta pergunta serve apenas para fins de pesquisa, não sendo contabilizada na pontuação final.
Resposta: |
3. Atualmente sua instituição pode ser considerada sustentável? De que forma isso ocorre?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não |
4. Em suas declarações de visão, missão e valores, a instituição faz menção a seu compromisso com a Responsabilidade Social e Ambiental?
☐ | Sim | Cole aqui as declarações de visão, missão e valores (caso estejam disponibilizadas em site ou redes sociais, disponibilizar o link): |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
5. A empresa possui uma política ambiental documentada e divulgada à seu público interno e externo?
Política Ambiental se refere à declaração de intenções e o compromisso assumido em relação a um conjunto de ações ordenadas e práticas tomadas por empresas com o propósito de preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar política ambiental. Caso esteja disponibilizada em site ou redes sociais, disponibilizar o link.
6. DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL
6.1. A empresa avalia o seu desempenho socioambiental? De que forma isso ocorre?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não |
6.2. A empresa integra o desempenho socioambiental na tomada de decisões?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não |
6.3. A empresa tem procedimentos formais para abordar os resultados do engajamento das partes relacionadas e tem uma equipe ou um funcionário responsável por fazer um acompanhamento adequado dos indicadores ambientais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar procedimentos.
6.4. A empresa divulga publicamente os mecanismos de envolvimento do desempenho socioambiental e seus resultados?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes. Caso esteja disponibilizada em site ou redes sociais, disponibilizar o link.
6.5. Existem indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou métricas que sua empresa monitore pelo menos anualmente para determinar se está atingindo seus objetivos sociais ou ambientais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes.
6.6. Além da declaração de missão, quais medidas legais a empresa tomou para garantir que seu desempenho socioambiental seja levado em consideração de forma contínua no processo de tomada de decisões, independentemente de quem detenha participação societária sobre ela?
Resposta: |
7. POLITICAS ÉTICAS
7.1. A empresa possui um código de ética formalizado por escrito?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes. Caso esteja disponibilizada em site ou redes sociais, disponibilizar o link.
7.2. A empresa possui uma política de gerenciamentos de denúncias formalizada por escrito?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes.
7.3. A empresa realizou uma avaliação de risco focada em questões éticas nos últimos dois anos?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes.
7.4. A empresa implementa controles financeiros internos?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes.
7.5. A quais normas de relatório financeiro a empresa atendeu no último ano fiscal?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
7.6. Que tipo de profissional ou entidade realizou a revisão das informações financeiras da empresa?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
7.7. Existem informações que são divulgadas pela empresa de forma pública e transparente? Caso sim, quais?
Exemplos: Balanço Socioambiental, Relatório de Sustentabilidade, Desempenho Financeiro, etc.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Caso esteja documentado enviar em anexo. Caso esteja disponibilizada em site ou redes sociais, disponibilizar o link.
8. Possui algum reconhecimento de gestão sustentável como certificações e premiações (Normas ISO ou similares e/ou premiações)? Cite-as:
Esta pergunta serve apenas para fins de pesquisa, não sendo contabilizada na pontuação final.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar comprovantes.
8.1. A empresa possui algum Sistema de Gestão Ambiental (SGA) implantado? De que forma isso ocorre?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
8.2. Em caso negativo, a empresa tem interesse em implantar futuramente um SGA?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
8.3 A empresa possui um levantamento dos seus aspectos e impactos ambientais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar comprovantes.
9. Quais os pagamentos foram feitos ao governo no último ano fiscal?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não é realizado o monitoramento deste item |
*Anexar comprovantes.
10. A empresa possui Licença Ambiental? Caso afirmativo, descrever as obrigações contidas na licença e de que forma a empresa as cumpre.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar licença.
11. A empresa possui uma declaração formal relativa ao impacto social ou ambiental que procura gerar por meio de suas ações filantrópicas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não realiza doações |
*Enviar declaração em anexo.
12. Em sua cadeia de suprimentos, são priorizados fornecedores locais e/ou que adotem condutas sustentáveis e boas práticas? Cite três fornecedores.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
12.1. Em caso afirmativo da questão acima, descreva quais critérios são utilizados para contratação de fornecedores?
Resposta: |
*Caso esteja documentado enviar em anexo.
Observações pertinentes:
Resposta: |
*Caso possua informações pertinentes que não foram citadas nas questões acima.
13. A empresa possui um manual do funcionário formalizado por escrito no que se refere as políticas que devem ser cumpridas por todos dentro da organização?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Caso esteja documentado enviar em anexo.
14. A empresa possui uma política de não discriminação formalizada por escrito no que se refere tanto a contratação quanto ao local de trabalho? De que forma essa política é aplicada?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
14.1. Caso afirmativa a questão acima, assinale os itens que se aplicam nesta política:
☐ | Gênero |
☐ | Raça |
☐ | Cor |
☐ | Deficiência |
☐ | Orientação Política |
☐ | Orientação Sexual |
☐ | Idade |
☐ | Religião |
☐ | Doenças crônicas ou contagiosas |
*Caso esteja documentado enviar em anexo.
15. A empresa inclui, em todas as publicações de vagas de emprego, uma declaração afirmando seu compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar documentos comprobatórios.
16. A empresa definiu metas específicas e mensuráveis de melhoria da diversidade dentro de seu quadro de colaboradores?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
17. Quais as oportunidades de capacitação a empresa oferece aos trabalhadores para o desenvolvimento profissional?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar comprovantes.
18. De que forma ocorre o processo formal da empresa para dar feedback aos funcionários sobre seu desempenho e qual sua periodicidade?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
19. A empresa possui uma política de incentivo à promoção e recrutamento internos para preencher cargos seniores (por exemplo, ao divulgar as vagas abertas internamente antes de publicá-las externamente)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
20. A empresa garante a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no seu quadro de funcionários?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar evidências documentais em anexo.
21. Que porcentagem das pessoas que trabalham para a sua empresa estão formalmente registradas em sua folha de pagamento? Caso tenha registrado, inserir a porcentagem de trabalhadores homens, mulheres, negros e PCD, etc., diretos ou indiretos da organização.
Resposta: |
22. Existe algum programa de desenvolvimento de força de trabalho voltado a oferta de empregos de alta qualidade ou de desenvolvimento profissional para indivíduos com barreiras crônicas para conseguir trabalhar?
Ex: Doenças crônicas, deficiência, etc.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
23. A empresa disponibiliza aos colaboradores mecanismos formais de feedback, informações e reclamação? Quais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
24. De qual maneira a empresa monitora e avalia a satisfação e o engajamento dos trabalhadores?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
25. Quais as condições ergonômicas e espaciais nos ambientes destinados às necessidades básicas dos colaboradores, tais como: alojamentos, refeitórios, banheiros, etc.?
☐ | Excelente | Comentários: |
☐ | Bom | |
☐ | Regular |
*Enviar fotos/vídeos.
26. Possui Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) ou mapeamento de riscos sobre as condições de saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar PCMSO em anexo.
27. Possui Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ou Plano de Contingenciamento em Situações de Risco atrelados a uma CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar PPRA ou Plano de Contingenciamento em Situações de Risco em anexo.
28. Possui uma política de benefícios junto ao seu quadro funcional? Quais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
29. A instituição possui ações judiciais em andamento no Ministério do Trabalho há mais de 5 anos sem solução?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
30. A empresa realiza capacitações, palestras e/ou possui sinalização ambiental e demais ações voltadas à conscientização de seus colaboradores?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Anexar fotos comprobatórias.
BIOSSEGURANÇA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA
31. A instituição possui procedimentos de biossegurança?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo, enviar procedimentos em anexo.
32. A instituição implantou algum procedimento para higienização e desinfecção do ambiente administrativo e de produção? Em caso afirmativo descrever os procedimentos implantados.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
33. A empresa exige de seus colaboradores comprovante de vacinação contra COVID-19?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
34. A empresa disponibiliza a seus colaboradores itens de segurança, como máscara e álcool em gel?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
35. A empresa disponibiliza água potável e banheiros limpos para seus funcionários durante os turnos de trabalho?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Não |
35.1. A empresa monitora a qualidade do ar interior (IAQ) para garantir um espaço de trabalho saudável e confortável, evitando assim a síndrome do edifício doente (SED)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
GESTÃO DE ESCRITÓRIO VIRTUAL
36. A empresa aderiu ao sistema home office? Caso sim, quantos por cento dos colaboradores estão atualmente trabalhando de forma remota?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
37. Em caso afirmativo da questão acima, responda de que maneira a empresa fomenta boas práticas de gestão ambiental na administração dos escritórios virtuais por parte dos funcionários?
☐ | Existe uma política formalizada por escrito que incentiva o uso de produtos e práticas preferíveis em termos ambientais nos escritórios virtuais dos funcionários (por exemplo, sobre reciclagem) |
☐ | A empresa compartilha materiais com os funcionários sobre a gestão ambiental em escritórios domésticos (por exemplo, sobre eficiência energética) |
☐ | Os funcionários recebem uma lista de fornecedores de materiais de escritório preferíveis em termos ambientais |
☐ | Existe uma política sobre o descarte seguro de resíduos eletrônicos ou outros materiais perigosos adquiridos para os escritórios domésticos dos funcionários |
☐ | Outros (descreva) |
☐ | Não se aplica |
38. O uso de recursos naturais pela empresa gerou nos últimos doisanos algum conflito com a comunidade local?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
39. Nos últimos 5 anos, a instituição foi denunciada por órgãos como Anvisa, Inmetro, Ipem, Idec, Procon, etc. ou outras organizações governamentais ou da sociedade civil por irregularidade em seus processos, produtos ou serviços?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
40. Existe canal de comunicação junto ao seu público consumidor/cliente, amplamente divulgado, que se destina a receber denúncias, dúvidas, sugestões relativas ao produto e/ou serviço?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Caso esteja documentado enviar em anexo. Caso esteja disponibilizado em site ou redes sociais, disponibilizar o link.
41. A empresa mantém efetivo controle sobre o respeito e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor realizado o monitoramento das reclamações de clientes/consumidores?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Caso esteja documentado enviar em anexo.
42. A empresa conta com programas formais vigentes para melhorar continuamente os resultados obtidos pelos clientes (por exemplo, para reduzir os efeitos negativos ou aumentar os efeitos positivos)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE
43. A empresa possui projetos voltados para a comunidade e/ou meio ambiente? Quais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Caso esteja documentado enviar em anexo.
44. Quais das práticas relativas a participação cívica são aplicadas pela empresa?
Comentários | ||
☐ | Contribuições financeiras e doações de bens e serviços | |
☐ | Serviço comunitário | |
☐ | Investimentos na comunidade | |
☐ | Defesa da adoção de políticas para promover um melhor desempenho social ou ambiental | |
☐ | Parcerias com organizações beneficentes ou participação em organizações comunitárias | |
☐ | Produtos ou serviços com desconto para grupos carentes específicos | |
☐ | Uso gratuito de instalações da empresa para sediar eventos comunitários | |
☐ | Outros (descreva): | |
☐ | Nenhuma das alternativas anteriores |
*Enviar fotos/vídeos ou registros comprobatórios das práticas realizadas.
45. Os colaboradores participam dos projetos sociais realizados pela empresa? Qual o feedback dado por eles?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
46. A empresa forneceu dados ou contribuiu para a condução de pesquisas acadêmicas sobre questões sociais ou ambientais voltadas ao seu ramo de trabalho?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar registros comprobatórios.
Observações pertinentes:
Resposta: |
*Caso possua informações pertinentes que não foram citadas nas questões acima.
MEIO AMBIENTE
47. Qual o recurso natural mais utilizado em sua organização, seja nos processos administrativos e/ou produtivos?
Resposta: |
GESTÃO DE RESÍDUOS
Programa de Incentivo a Reciclagem – programa executado pela organização, com o objetivo de incentivar a coleta seletiva e o descarte adequado dos resíduos.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS – documento elaborado dentro das normas técnicas e legislação objetivando o manuseio e descarte correto dos resíduos.
Segregação – separação dos resíduos de acordo com os tipos de materiais.
Acondicionamento – guarda temporária dos resíduos, de acordo com normas técnicas e legislações, objetivando o descarte adequado.
Redução na fonte – forma de reduzir a produção de resíduos considerando o final do seu ciclo, por exemplo, utilizando matéria-prima biodegradável, diminuindo a quantidade de embalagens ou substituindo por outras mais ecológicas.
48.De que maneira a empresa monitora e administra a sua produção de resíduos?
Resposta: |
49. De que maneira a empresa descarta seus resíduos não perigosos? (possibilidade de marcar mais de uma opção)
☐ | Incineração, queima ou descarte in situ dos resíduos (sem certificação) |
☐ | Coleta de resíduos realizada por um terceiro (sem certificação de descarte) |
☐ | Coleta municipal de resíduos |
☐ | Compostagem de resíduos orgânicos |
☐ | Descarte de resíduos realizado por um fornecedor privado independente e com certificação de descarte responsável |
☐ | Separação e reciclagem ou reutilização dos resíduos para a produção da empresa ou doação/disponibilização dos resíduos para outras instalações |
☐ | Outras (descreva) |
50. A empresa estabeleceu metas de redução de resíduos específicas de acordo com seu desempenho do ano anterior? (Por exemplo, uma redução de 5% nos resíduos enviados a aterros sanitários, em comparação com o ano de referência).
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar fotos/vídeos, documentos comprobatórios.
51. A empresa possui Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n° 12.305/2010)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar PGRS em anexo.
52. A instituição busca reduzir a geração de resíduos sólidos? Caso sim, de que forma isso ocorre? Descreva detalhadamente.
Obs: Neste item deverão ser englobadas informações sobre redução de resíduos tanto na área administrativa quando na área industrial, incluindo banheiros, refeitórios, etc.
Exemplos:
*A instituição substituiu o uso de toalhas de papel descartáveis por toalhas de pano coletivas ou individuais (por funcionário);
*A instituição realiza impressão em folhas de rascunho e/ou às reutiliza para outros fins;
*A instituição baniu o uso de utensílios plásticos descartáveis (como por exemplo copos);
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
53. A instituição possui iniciativas junto com seus colaboradores com a intenção de conscientizá-los sobre a necessidade de políticas de consumo mais ético tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
RECICLAGEM
54. A empresa possui algum programa de reciclagem/reutilização/redução de resíduos em pelo menos 80% de suas instalações?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar fotos/vídeos, documentos comprobatórios.
55. A empresa reaproveita materiais recicláveis provenientes de seu processo produtivo? Quais materiais e qual percentual de reaproveitamento?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
LOGÍSTICA REVERSA
56. A empresa adota procedimentos da logística reversa em conformidade com o artigo 33 da Lei Federal n° 12.305/2010?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
56.1. Quais os produtos que fazem parte da logística reversa, e de que forma ocorre esse processo?
Resposta: |
57. A instituição faz o descarte de tonners ou embalagens de produtos químicos em locais apropriados que se destinam à logística reversa?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
* Em caso afirmativo, enviar documentação comprobatória (caso possua).
RESÍDUOS PERIGOSOS
57. A empresa pode comprovar que os resíduos perigosos sempre são descartados de maneira responsável? (Exemplo de resíduos perigosos: pilhas, baterias, tinta, equipamentos eletrônicos, etc.)
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar comprovantes.
58. Caso a empresa trabalhe com resíduos perigosos do tipo químicos, pesticidas, fertilizantes, hospitalares, etc., responda as questões a seguir.
58.1. A empresa possui uma documentação escrita que descreva os procedimentos de armazenamento, uso e descarte seguros de cada tipo de material perigoso? Há Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos (FISPQ) desses materiais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar procedimento.
58.2. Todos os materiais perigosos são armazenados em recipientes lacrados, respeitando a incompatibilidade química, em um depósito trancado localizado em um lugar separado de onde são realizadas as operações diárias da empresa?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar fotos/vídeos, documentos comprobatórios.
58.3. Todos os recipientes que contêm materiais perigosos são devidamente identificados, com instruções para seu armazenamento, uso e descarte adequados?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar fotos/vídeos, documentos comprobatórios.
USO DE PAPEL NO SETOR ADMINISTRATIVO
59. A instituição faz o uso excessivo de papel no setor administrativo?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
60. A empresa busca reduzir o uso de papel de alguma forma? Como por exemplo: impressão frente e verso, modo rascunho ou mais de uma página por folha?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
61. A empresa busca investir em fornecedores que possuem certificações FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português).
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
62. A instituição possui algum sistema de manejo virtual/informático/digital de documentos para evitar o uso de papel?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
Inventário de Emissões Atmosféricas – documento que relata e quantifica todas as fontes de emissões da organização, baseado em metodologia conhecida.
Biocombustíveis – combustível derivado de fonte orgânica e não fóssil, como por exemplo, o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel.
GEE – Gases de Efeito Estufa.
63. As atividades da empresa geram emissões atmosféricas significativas? Caso sim, de exemplos.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
64. Quantos equipamentos geradores de emissões atmosféricas a empresa possui? (Incluindo caldeiras, geradores, silos, etc.).
☐ | Possui equipamentos que geram emissões atmosféricas | Descreva todos os equipamentos que emitem gases de efeito estufa, o combustível utilizado, sua finalidade e periodicidade de monitoramento. |
☐ | Não se aplica |
*Enviar em anexo relatório de emissões atmosféricas exigido pelo órgão ambiental licenciador.
65. A empresa possui alguma prática de que visa diminuir a emissão de GEE causada pela locomoção de seus colaboradores?
☐ | Carona solidária |
☐ | Disponibilidade de transporte coletivo aos colaboradores |
☐ | Incentivo ao uso de meios de transporte alternativos, como bicicleta, patinete, etc. |
☐ | Outros (descreva) |
☐ | A empresa não realiza nenhuma pratica voltada para este tema |
☐ | Não se aplica |
GESTÃO DA FROTA VEICULAR
66. Quantos veículos automoves (carros, caminhões, etc), a empresa possui?
Resposta: |
67. Qual a periodicidade da revisão na sua frota de veículos?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
68. A empresa realiza ações voltadas à diminuição dos efeitos negativos causados pelos veículos?
Exemplos:
*Optar pela utilização de biocombustíveis;
*Utilizar veículos elétricos;
*Otimização das rotas;
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
69. As instalações da empresa possuem sistemas para monitorar e melhorar a qualidade do ar? Quais?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
70. De que maneira a empresa gerencia suas emissões de GEE, pelo menos as do Escopo 1 e 2?
Emissões de escopo 1: São as emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto das operações da própria empresa.
Emissões de escopo 2: São as emissões indiretas, provenientes da energia elétrica adquirida para uso da própria companhia. Ou seja, todas as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera a partir do consumo de eletricidade, vapor, calor e refrigeração entram aqui.
☐ | A empresa gerencia suas emissões GEE | Caso a empresa faça este gerenciamento, descreve aqui seu procedimento. |
☐ | Não é realizado o gerenciamento das emissões GEE | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar documentos comprobatórios.
71. A empresa monitora e registra regularmente suas emissões? Qual a periodicidade?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
72. A empresa estabelece metas de redução específicas em relação ao desempenho do ano anterior? (Por exemplo, uma redução de 5% de GEEs no ano base).
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
73. A empresa possui alguma meta traçada para neutralizar suas emissões atmosféricas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
74. Que fontes de energia a empresa utiliza para obter eletricidade?
Resposta: |
75. A empresa monitora, registra ou gera relatórios sobre o consumo de energia?
Inclua o consumo de energia elétrica e outros consumos de energia para calefação, aquecimento da água, etc.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
76. A empresa definiu metas de redução do uso de energia?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
76.1. Caso afirmativo da questão acima, a empresa atingiu metas de redução específicas durante o período apurado?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar documentação comprobatória.
77. As instalações da empresa possuem sistemas para aumentar a eficiência no uso de energia? Quais?
Exemplos:
*Uso de lâmpadas de LED em mais de 50% das instalações da empresa;
*Aproveitamento da luminosidade natural em suas instalações/edificações;
*Sensor de presença para acender e apagar luzes quando os ambientes são ou não utilizado.
*Os computadores são programados para desligar os monitores após um tempo mínimo estabelecido de stand by;
*Aparelhos de ar condicionado modelo inverter (modelo mais econômico);
*Fotocélula que detectam a presença de luz do sol nas áreas externas para desligamento automático das lâmpadas;
*Priorizou cores claras ao pintar os ambientes para aproveitar a difusão da luz;
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar fotos/vídeos.
78. A empresa utiliza como matriz energética, fontes de energia alternativa (solar, eólica, marés, biomassa, biogás, etc)? Caso sim, descreva a porcentagem total do uso e qual a sua finalidade (escritório, setor produtivo, etc.)
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
79. A empresa realiza treinamentos, campanhas internas, incentivando seu quadro funcional para a redução no consumo de energia?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
80. Qual a principal fonte que disponibiliza água para a empresa?
Resposta: |
81. De que maneira a empresa monitora e administra seu consumo de água?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
82. A empresa estabeleceu metas de redução específicas de acordo com o desempenho do ano anterior? (Por exemplo, uma redução de 5% no consumo de água em comparação com o ano de referência).
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
82.1. Caso afirmativo da questão acima, a empresa atingiu metas de redução específicas durante o período apurado?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
83. As instalações da empresa possuem sistemas para aumentar a eficiência no uso de água?
Exemplos:
*Aparelhos, dispositivos e sistemas de irrigação com uso eficiente da água;
*Reguladores de vazão nas torneiras;
*Descargas com reguladores de vazão ou estágios diferentes de acionamento;
*Sistema de captação e utilização de aguas pluviais;
*Torneiras, pias, vasos sanitários, mictórios ou chuveiros de baixo fluxo para economizar água;
*Uso de água cinza para a irrigação;
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
84. Existe algum mecanismo de otimização do consumo de água tanto no escritório como no processo produtivo? (Exemplo: controle, monitoramento do consumo, controle de fluxo, sistema de reuso, entre outros)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar evidências fotos/vídeos/documentais em anexo.
85. De que forma é realizado o tratamento efluente da instituição?
☐ | Todo efluente é enviado para rede pública | Caso possua uma ETE, descreva detalhadamente o processo de tratamento e descarte do efluente. |
☐ | A empesa possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes – ETE industriais e/ou esgoto | |
☐ | Não se aplica |
86. Mantém e/ou apoia projetos internos e externos que contribuem para a qualidade hídrica em sua região? Caso sim, descreva detalhadamente os projetos.
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
87. A organização respeita os limites de captação de água e de outorgas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar comprovantes.
88. A empresa possui plano de metas voltado à redução da carga poluidora proveniente de seus processos de produção?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
89. A instituição realiza a manutenção do encanamento, torneiras e vasos sanitários com frequência, buscando evitar vazamentos?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
90. A empresa possui calçada verde que possibilite a permeabilidade da água?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
BIODIVERSIDADE
91. A organização busca cultivar legumes, aromáticas e/ou flores no seu ambiente interno ou até mesmo junto à comunidade? Há árvores na empresa ou folhagens internas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar evidencias fotográficas.
92. A organização instalou em suas dependências ou adotou em algum local da comunidade um abrigo para aves?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar evidencias fotográficas.
93. A organização busca desenvolver hortas comunitárias em espaços comuns, telhados de edifícios ou parques?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Enviar evidencias fotográficas.
94. A organização mantém ações de pesquisa e/ou conservação de espécies naturais ou áreas protegidas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
95. A organização possui planos de recuperação de áreas degradadas?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
*Em caso afirmativo enviar evidências documentais em anexo.
96. A organização cumpre os requisitos de Reserva Legal e APP (Área de Preservação Permanente, se aplicável e atende às condicionantes das licenças prévias, de implantação e de operação, com relação aos aspectos de uso da terra e da biodiversidade?)?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
97. Para realização de seu trabalho, é necessária a extração de arvores ou interrupções no solo?
☐ | Sim | Comentários: |
☐ | Parcialmente | |
☐ | Não | |
☐ | Não se aplica |
Observações pertinentes:
Resposta: |
*Caso possua informações pertinentes que não foram citadas nas questões acima.
(Inserir aqui os anexos solicitados ou enviar os mesmos por e-mail)
Abaixo encaminhamos o Termo de Veracidade (ANEXO I) e o Termo de Compromisso (ANEXO II), os quais devem ser assinados, carimbados pelo responsável do preenchimento do questionário e encaminhados via e-mail.
9. DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE INFORMAÇÕES
Pela presente declaração de veracidade de informações prestadas por terceiros declaro, na qualidade de representante legal da instituição ________, que as informações prestadas pelo Sr(a). _____________ no preenchimento dos questionários e demais documentos comprobatórios, são VERDADEIRAS.
Estou CIENTE que através desse documento assumo total e exclusiva responsabilidade por sua veracidade.
Li e concordo com as normas que constam no Regulamento do PROCERT (Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável) do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes. Estou CIENTE que a Certificação, bem como as despesas com a mesma, somente serão aplicadas no caso de uma APROVAÇÃO.
Data, ____, _____, 20XX.
______________________________
Representante legal da instituição
(carimbo e assinatura)
Razão Social: _________________________________________________________
CNPJ: _____________________________________________________________
Responsável Legal: ____________________________________________________
Vimos por meio deste Termo de Compromisso formalizar em caso de Aprovação no PROCERT processo de certificação do Selo Verde, será realizado o repasse do valor da taxa administrativa conforme descrito em Regulamento nos itens 9 – 9.1 e neste questionário nos itens 09 – 09.1.
9. INVESTIMENTOS
9.1 As empresas e instituições certificadas (aprovadas no processo) pagarão uma taxa administrativa anual por certificação.
1.1.1 Na taxa administrativa está incluso:
• Elaboração do Parecer Técnico baseado no exame do questionário de avaliação e visita técnica;
• Concessão do uso do “Selo Verde Chico Mendes” no período de 12 meses a partir da data de assinatura do contrato;
• Concessão do Passaporte Verde Socioambiental “Corpo Diretor”;
• Certificado oficial (versão inglês e português) que atesta a autenticidade do processo de certificação;
• Participação no Fórum Nacional de Sustentabilidade, na ocasião será realizada a cerimônia oficial de entrega dos certificados e Prêmio Socioambiental Chico Mendes aos merecedores;
1Obs: O fórum empresarial será realizado de acordo com as recomendações da Agencia Nacional de Saúde, com data incerta para sua ocasião, podendo ser presencial ou online.
1.2 O repasse será feito logo após a divulgação do Parecer Técnico Final, devendo ser efetuado seguindo orientações que serão enviadas oportunamente pelo INPRA aos aprovados.
Informo que li e concordo com as normas que constam no Regulamento PROCERT do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e estou CIENTEque a Certificação, bem como as despesas com a mesma, somente serão aplicadas no caso de APROVAÇÃO.
***No caso de NÃO APROVAÇÃO, não haverá ônus para a instituição avaliada e a mesma receberá Parecer de Readequação com todas as considerações, para que possa se adequar e participar em uma próxima edição.
O repasse deverá ser realizado somente em caso de aprovação via depósito bancário na seguinte conta: Banco do Brasil Ag: 3848-2 C/C: 221.5534-1 CNPJ: 07.001.150/0001-69.
Data, ____, _____, 20XX.
________________________________
Representante legal da instituição
(carimbo e assinatura)
Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes
Rod. PR 506, 2617 Jardim das Acácias – Quatro Barras/ PR CEP: 83.420-000
Sede Verde: operacional@institutochicomendes.org.br /www.institutochicomendes.org.br | (41) 3672-3681