HSMAI ROC: Apenas 24% do segmento hoteleiro está no estágio máximo de gestão de dados.
Durante a Revenue Optimization Conference (ROC), principal evento do Brasil sobre lucratividade e estratégia hoteleira, realizada na manhã desta terça-feira (2) pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) no hotel Mofarrej SP Tivoli, na capital paulista, foram discutidos os “Estágios de conhecimento e utilização de dados”.
Sandro Fonseca, diretor de Revenue e Distribuição na Atlantica Hotels International, apresentou os quatro estágios evolutivos na gestão de dados para a tomada de decisão que merecem atenção:
- Data Aware: neste caso, a cultura de dados é secundária e eles não são guardados para decisões posteriores; os inputs são todos manuais;
- Data Proficient: os dados são inseridos nas mesmas plataformas e da mesma maneira, sem integração entre os departamentos, o que leva à baixa visão geral do negócio;
- Data Savvy: os dados são inseridos e validados automaticamente, com alta qualidade, e integrados ao longo dos diversos departamentos do hotel. Estes dados são confiáveis e atualizados e há gerenciamento da informação em conjunto.
- Data Driven: o negócio do hotel e os seus dados, de qualidade, alimentam-se mutuamente. É neste estágio em que se habita o Total Revenue Management, com os colaboradores trabalhando com inteligência artificial no dia a dia e insights mais profundos tirados dos dados.
Com base nestes estágios, e junto a Vinicius Cunha, revenue manager do Sheraton WTC São Paulo, Fonseca conduziu uma pesquisa interativa sobre o tema com os 130 hoteleiros presentes no evento, e o resultado foi que apenas 24% do segmento se encontra no estágio Data Driven. Além disso, 36% encontram-se no Data Savvy; 24% no Data Proficient e 16% no Data Aware.
Acesse o link http://hsmaibrasil.org/ e inscreva-se para os próximos eventos da HSMAI Brasil