Jornalista russo leiloa medalha do Nobel da Paz para ajudar refugiados ucranianos.
Dmitry Muratov vai destinar recursos de leilão da medalha do Nobel da Paz para a Unicef
Dmitry Muratov, um dos ganhadores do Nobel da Paz 2021 (Foto: Divulgação)
REDAÇÃO MEDIATALKS 04.06.2022
Londres – Depois de suspender as operações de seu jornal de oposição ao governo de Vladimir Putin e à guerra com a Ucrânia, Dmitry Muratov, o jornalista russo que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2021, vai leiloar a cobiçada medalha e destinar os recursos a refugiados ucranianos que tiveram que deixar o país devido à invasão.
No início da semana, a banda ucraniana Kalush Orchestra, que venceu o Eurovision, também anunciou a venda do troféu conquistado com a maior votação pública dos 66 anos de história da competição para ajudar o exército do país.
Muratov, o editor do Novaya Gazeta que dividiu o Nobel com a jornalista filipina Maria Ressa, escolheu a casa de leilões americana Heritage Auction para vender a peça em um leilão marcado para 20 de junho. O lance inicial é de US$ 260 mil (R$ 1,2 milhão).
Medalha do Nobel da Paz será leiloada por russo
Muratov já tinha doado o prêmio em dinheiro do Nobel a instituições de caridade, incluindo crianças que sofrem de atrofia muscular espinhal, entre outras organizações beneficentes.
O jornal parou de publicar notícias no site no dia 28 de março, depois de receber a segunda notificação do órgão de controle de imprensa russo, o Roskomnadozor, o que pode custar a cassação da licença de funcionamento.
Um grupo de jornalistas exilados relançou o jornal com apoio de um fundo da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) para ajuda a jornalistas e veículos obrigados a deixar seus países ou a fechar devido a perseguições de governo.
O jornalista russo, que recebeu o Nobel da Paz de 2021 por seu trabalho em um ambiente hostil à mídia, anunciou a decisão de leiloar declarando que o dinheiro será usado para ajudar ucranianos que tiveram que fugir do país por causa da invasão.
Na descrição do leilão, a Heritage Auctions afirma que 100% dos rendimentos irão para o apoio da Unicef às crianças ucranianas deslocadas pela guerra.
A abertura para lances online foi no dia 1º de junho, Dia Internacional da Criança, com o leilão se encerrando em 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado.
Concedidas às pessoas mais notáveis em áreas especializadas e por ações humanitárias, as medalhas do Nobel são altamente colecionáveis como obras de arte e pelas conquistas que representam.
Segundo a casa de leilão, Muratov, com total apoio de sua equipe na Novaya Gazeta, permitiu que medalha seja vendida não como um item colecionável, mas como “uma ação destinada a impactar positivamente a vida de milhões de refugiados ucranianos.”
Desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro, a ONU (Nações Unidas) estima que 6,6 milhões de pessoas deixaram o país invadido.