Tecnologia

Projetos da EMPROTUR são finalistas do Desafio Turistech Brasil, de inovação no Turismo.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), está entre os finalistas na categoria Academia, Destinos e Empresas, na premiação Desafio Turistech Brasil, desenvolvida e promovida pelo Ministério do Turismo, em colaboração com o Wakalua Innovation Hub – primeiro polo global de inovação em turismo, SEBRAE, Banco Internacional de Desenvolvimento e a Organização Mundial do Turismo (OMT).

O projeto tem o objetivo de estimular a inovação do turismo no país, melhorar a competitividade do setor por meio da transformação digital, além de dar visibilidade nacional e internacional aos agentes e líderes da inovação no turismo. Neste ano, a ação teve 351 projetos inscritos dos 24 estados do país, e o Sistema de Inteligência do Turismo do Rio Grande do Norte – Sírio, está entre os cinco projetos finalistas da categoria Academia, Destinos e Empresas. 

O Sírio é uma ferramenta on-line aberta ao público e foi desenvolvida com a finalidade de reunir e divulgar fontes, dados, pesquisas e o monitoramento do desempenho do setor turístico do Rio Grande do Norte, além de contribuir com o acompanhamento dos indicadores mais importantes do setor, que serão utilizados para o planejamento das metas de competitividade, sustentabilidade, tendências e estratégias comerciais mais efetivas. 

A ferramenta fornece informações analisadas pelo setor de inteligência da Emprotur e Fecomércio RN, que apresentam dados e impressões dos turistas, projeção da malha aérea e o monitoramento do fluxo de passageiros que visitaram o estado. O Rio Grande do Norte é o único estado do nordeste e o terceiro no país a utilizar o projeto de inteligência comercial. A plataforma online foi desenvolvida em parceria entre a Emprotur, Fecomércio e o apoio do Senac/RN. 

“O reconhecimento dessa iniciativa, pioneira no Estado e também da região Nordeste, em meio a tantos outros projetos de impacto. Estar entre os finalistas é o endosso ao trabalho que está sendo feito, sinal do seu valor para o Turismo. Trata-se de uma vitrine, que também nos posiciona como um Estado que está ocupando esse espaço de líderes inovadores”, destacou o diretor presidente da Emprotur, Bruno Reis. 

Além do Sistema de Inteligência do RN, o desafio Turistech também destacou com menção honrosa a parceria entre Emprotur e a Riachuelo com a campanha exclusiva Um Mergulho no Rio Grande do Norte.

Lançada em setembro deste ano, a Collab foi criada com objetivo de resgatar as raízes, exaltar a fauna e flora, promover os atrativos e potencialidades turísticas do Estado, além de estimular as pessoas a conhecerem e visitarem o Rio Grande do Norte.

A coleção esteve presente em todos os estados do país e impactou mais de 16 milhões de pessoas em todo o território nacional. Todas as ilustrações da coleção tem autoria da artista plástica potiguar, Ariell Guerra.

A Collab ’’Um mergulho no RN’’ também teve como finalidade estratégica posicionar o destino no imaginário dos clientes e turistas, e consolidar a marca ‘’Visite Rio Grande do Norte’’. 

O resultado da disputa será divulgado no dia 18 de novembro, das 11h às 12h, durante a Case 2021, as iniciativas melhores ranqueadas de cada categoria receberão mentoria com especialistas em turismo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) até março de 2022. 

A premiação é gratuita e totalmente em formato digital, para participar é necessário realizar o cadastro por meio do endereço (https://case.abstartups.com.br/), e procurar o estande do Desafio Turistech Brasil.