QUE GOSTOSO!
AClassificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério da Economia, terá a categoria Sommelier de Cervejas. A inclusão será feita a partir da atualização publicada no início de 2022. O documento centraliza, descreve e classifica todas as profissões do mercado de trabalho brasileiro.
A titulação Sommelier de Cerveja – além de Sommelier de Cachaça e Sommelier de Saquê – será incluída com o código 5134-10, na família ocupacional 5134, que trata dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
Além de uma solicitação formal, a adição de novas ocupações passa por painéis de convalidação que ouvem profissionais que atuam na profissão requerida. A última reunião aconteceu de forma online na semana passada (11).
Entre os participantes estiveram integrantes da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), do Ministério de Agricultura (Mapa) e a coordenadora de sommelieria da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), Fernanda Bressiani, além do professor da instituição, José Padilha. Desde 2014, a ESCM já formou mais de 820 sommeliers de cervejas com diploma internacional pela Doemens Akademie, maior referência internacional na formação da categoria. Também oferece o curso de mestre em estilos, para os profissionais já formados que querem se aperfeiçoar na área.
De acordo com Fernanda, essa conquista reflete o momento de expansão que a cerveja artesanal vive no Brasil. “De 2010 para 2019, o número de cervejarias passou de 226 para 1.209, de acordo com o Mapa. A quantidade de marcas e opções praticamente quintuplicou em uma década. O sommelier de cervejas tem um papel fundamental nesse mercado, já que faz a interface da produção com o consumidor. É um disseminador muito importante da cultura cervejeira. Portanto, esse é um reconhecimento para todos que integram essa cadeia”, comenta ela, por meio de um comunicado.
Entre as atribuições do sommelier de cerveja estão a organização de eventos de harmonização e degustação, elaboração de cartas de cerveja, acompanhamento da qualidade da bebida no ponto de venda, treinamento de equipes de atendimento e seleção de rótulos para distribuidoras e importadoras, além da orientação do consumidor para um consumo que priorize a qualidade, explica Fernanda.CLAUDIOSCHAPOABRACERVA, CERVEJA, CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES, DESTAQUE, DOEMENS AKADEMIE, ESCOLA SUPERIOR DE CERVEJA E MALTE, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, MINISTÉRIO DA ECONOMIA, SOMMELIER, SOMMELIER DE CACHAÇA, SOMMELIER DE CERVEJA, SOMMELIER DE SAQUÊ