Matérias

Hotelaria propõe redução de comissionamento às OTA’s

Hotelaria propõe redução de comissionamento às OTA’s

Depois de encontrar resistência de alguns players do mercado de agências online (OTA’s), a hotelaria carioca iniciou as conversas com três grandes representantes do setor: Expedia, Hotel Urbano e Decolar.com.

A indústria hoteleira busca a manutenção dos empregos e a sobrevivência dos empreendimentos através da redução de custos neste período crítico para o setor de turismo em função da pandemia, e acredita que os principais parceiros do segmento precisam entender a particularidade do momento e serem flexíveis nas negociações.

A proposta da rede hoteleira é dividir os prejuízos e baixar em 30% a taxa de comissionamento das agências online no período de pandemia e pós-pandemia, para o reestabelecimento do setor. A medida busca preservar, especialmente, os empreendimentos de pequeno e médio porte, que não contam com o poder de negociação das grandes redes e correm o risco de fechar as portas.

“Grande parte da estrutura do receptivo pode redirecionar seus negócios, mudar a rota dos voos, mudar os destinos vendidos. A hotelaria tem um compromisso com a região onde está instalada, emprega milhares de pessoas, é uma das maiores pagadoras de impostos. É preciso haver uma mobilização de todo o setor para preservar este patrimônio do turismo que é a indústria hoteleira de um destino, sob o risco de estrangular a atividade hoteleira no Rio de Janeiro, impactando indiretamente centenas de setores envolvidos”, declara o presidente da ABIH-RJ e do Hotéis Rio, Alfredo Lopes.