Matérias

ABIH-RJ e Hotéis Rio, em parceria com órgãos públicos do Estado e Prefeitura, lançam selo de boas práticas no combate à Covid-19

ABIH-RJ e Hotéis Rio, em parceria com órgãos públicos do Estado e Prefeitura, lançam selo de boas práticas no combate à Covid-19

Turistas, executivos e organizadores de congressos e eventos que planejam a retomada de suas viagens a lazer, negócios e eventos poderão escolher com mais segurança sua hospedagem no estado do Rio de Janeiro.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e a Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) acabam de lançar um selo de qualidade e excelência nas boas práticas no combate à Covid-19 para empreendimentos hoteleiros na capital e demais cidades do Estado.

O selo foi criado a partir de um protocolo de compromisso elaborado pelas entidades representativas oficiais do segmento hoteleiro junto aos respectivos órgãos públicos, que se inicia com os “Dez Mandamentos”, referentes ao selo do Estado, e às “Regras de Ouro”, da Prefeitura, seguindo com itens específicos da operação hoteleira a serem obrigatoriamente adotados pelos meios de hospedagem que quiserem ter o selo, sendo este facultativo em ambos os casos.

Para ser certificado, tanto o empreendimento hoteleiro situado no estado do Rio de Janeiro quanto o da capital deverão se adequar às normas das cartilhas e preencher junto ao portal do Governo (www.turismoconscienterj.com.br) ou da Prefeitura (www.cariocadigital.com.br) uma autodeclaração, em que se compromete a cumprir todas as diretrizes vigentes orientadas pela Secretaria de Estado de Turismo e Vigilância Sanitária, respectivamente. No caso da adesão junto ao Governo do Estado, o hoteleiro deverá estar cadastrado no CadasTur. Os meios de hospedagem sediados no município do Rio de Janeiro poderão solicitar os dois selos, desde que venham a cumprir as normas estabelecidas por cada um deles.

Entre os critérios que deverão ser seguidos pelos empreendimentos que desejam receber o selo de segurança, estão a recomendação de check in online e/ou pré check-in; novos protocolos de higienização nas áreas privadas e sociais; adaptações nos serviços de alimentação; além do uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs).

“Queremos tranquilizar os visitantes e empresários de que o Rio de Janeiro está tomando todas as providências para que a retomada da atividade turística, corporativa e de eventos aconteça de forma segura e alinhada às mais exigentes recomendações dos órgãos responsáveis. Estamos certos que a rede hoteleira de todo o Estado irá aderir em peso à nossa cartilha de orientações e estará apta a receber os visitantes com as novas adaptações que o momento exige”, explica o presidente da ABIH-RJ e Hotéis Rio, Alfredo Lopes. 

O selo de boas práticas para os meios de hospedagem é uma iniciativa conjunta do setor hoteleiro, que trabalhou através de um comitê de empresários representado oficialmente pela ABIH-RJ e Hotéis Rio, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, e a Prefeitura do Rio, através da Vigilância Sanitária. Este alinhamento mostra o comprometimento do destino para receber seus turistas com a segurança e a qualidade que a experiência do turismo carioca e fluminense prezam.

“Temos, enfim, uma importante ferramenta para atrair turistas aos múltiplos destinos do Rio de Janeiro, assim que as portas se abrirem. Aliás, a construção coletiva foi a razão deste promissor passo. A ABIH-RJ teve um papel fundamental”, comenta o Secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite.

“Os empreendedores do Rio de Janeiro, preocupados em fomentar as atividades econômicas da cidade, trouxeram propostas que impulsionassem as boas práticas higiênico-sanitárias do município. São medidas que trarão o compromisso não só dos empresários, mas também dos seus colaboradores, funcionários e da própria população em aderir às novas regras e restrições. A criação deste Selo é um importante avanço na prevenção de riscos à saúde de todos”, avalia a subsecretária de Vigilância Sanitária do Rio e médica veterinária, Márcia Rolim.