MATCHER – Travel Business Opportunities começa nesta terça-feira (28) com a proposta de promover o destino Brasil para compradores internacionais
Ao todo, 17 destinos, 100 empresas brasileiras e 75 estrangeiras se encontrarão em Fortaleza para fazer negócios
Com a proposta de atuar no desenvolvimento do turismo no país e mostrar toda a sua diversidade, começa nesta terça-feira (28), no Centro de Eventos do Ceará, o MATCHER – Travel Business Opportunities, ação de promoção do Brasil para o mercado internacional que leva a Fortaleza 17 destinos, mais de 100 empresas nacionais fornecedores de produtos turísticos e 75 empresas estrangeiras (compradores) de 24 países, entre eles Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Emirados Árabes, Ucrânia e Uruguai.
“Com o objetivo de atrair mais viajantes para o Brasil, inovamos na promoção do nosso país no exterior, trazendo qualidade, relevância e efetividade no relacionamento entre compradores de turismo internacionais e representantes brasileiros de produtos dos mais diversos segmentos de turismo”, comenta Jeanine Pires, diretora da MATCHER.
“O evento MATCHER é muito importante uma vez que, depois do hub da Air France, KLM, Gol e Latam, aumentou muito a demanda do turismo no Ceará”, afirma Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Estado.
Para o Secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, a realização do MATCHER no destino possibilita fomentar ainda mais o turismo na capital cearense. “Fortaleza é uma das cidades onde mais cresceu a oferta de voos internacionais. E o turismo internacional gera um gasto mais alto do que o doméstico. A chegada de mais visitantes estrangeiros pode ajudar a aumentar a renda das pessoas, gerar mais empregos e ao mesmo tempo atrair investimentos”, avalia.
“O MATCHER ocorrerá em um mês muito importante para o grupo Air France-KLM, pois comemoraremos o primeiro aniversário da operação de Fortaleza para Amsterdã e Paris. Nossa presença como patrocinador é estratégica, uma vez que o evento agrega conhecimento e abre portas para fornecedores e compradores estarem em um mesmo ambiente, buscando as melhores alternativas de negócios. Estamos otimistas com o potencial de negociações que podem ser concluídas entre fornecedores e compradores durante o evento, e o que isso pode representar em novos passageiros viajando entre os países, seja a lazer ou a negócios”, comenta Jean-Marc Pouchol, diretor geral da Air France/KLM para a América do Sul.
O evento conta com a Gol, Air France/KLM, Prefeitura de Fortaleza e Estado do Ceará como patrocinadores; Beach Park, Nettour e Tes Cenografia como parceiros; e Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Unedestinos, Associação Brasileira de Resorts (ABR), Tap Air Portugal, Copa Airlines e Azul como apoiadoras.
Turismo em Fortaleza e Ceará
Fortaleza vem cada vez mais se consolidando como uma das principais portas de entrada de viajantes internacionais no Brasil. De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, em 2018 a cidade registrou a chegada de 3.560.575 turistas, dos quais 342.690 eram estrangeiros, representando 9,6% da demanda brasileira. A quantidade de viajantes internacionais foi 25% maior que no ano anterior, quando o número de passageiros de outros países chegou a 274.152.
No momento, o Aeroporto Internacional de Fortaleza conta com cerca de 40 frequências para 11 destinos internacionais por semana, e até o fim deste ano mais duas devem ser inauguradas. Os resultados já estão sendo sentidos. Entre maio de 2018 e o último mês de abril, registrou-se 102% de crescimento no volume de passageiros estrangeiros, que subiu de 251.854 para 510.823.
Nos últimos anos, o destino tem despontado e atraído cada vez mais turistas, o que pode ser comprovado também com o aumento da ocupação média da hotelaria em Fortaleza. Como comparativo, em julho de 2006 o índice atingia 63,6% enquanto em 2018 chegou a 87,2%. Ao mesmo tempo, o número de meios de hospedagem cresceu 21,7%, chegando a 247, e o de apartamentos 11,3%, totalizando 11.758. Considerando todo o estado do Ceará, os números são ainda mais positivos: alta de 66,1% na quantidade de meios de hospedagem (total: 1.734), 51,1% no de apartamentos (38.950) e 46,6% no de leitos (99.726).
O Turismo foi responsável pela geração de 229.555 empregos formais e informais no estado em 2018. Em comparação com o ano de 2006, o número remete a incremento de 112%. Já considerando o impacto no Produto Interno Bruto do estado, o setor responde por 12,1%. Ao todo, foi gerada renda de R$ 18,1 bilhões no ano passado, contra R$ 7,1 bilhões em 2010, e o gasto por pessoa/dia atual é de R$ 306,68 contra R$ 143,84 em 2010.
Do total de turistas estrangeiros com ingresso no Brasil por Fortaleza em 2018, os franceses estiveram à frente. Confira a relação com a representatividade de cada país:
1º França 19,28%
2º Itália 10,82%
3º Alemanha 10,10%
4º Argentina 9,82%
5º Portugal 7,67%
6º Holanda 7,16%
7º Suíça 4,80%
8º Reino Unido 4,61%
9º Estados Unidos 4,41%
10º Espanha 2,84%
MATCHER – Travel Business Opportunities
Quando: 28 e 29 de maio de 2019, das 9h às 18h
Onde: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Participantes: mais de 400, de 25 países, incluindo o Brasil
Buyers: 75 de 24 países, entre eles Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Emirados Árabes, Ucrânia e Uruguai
Fornecedores: 100 empresas e 17 destinos brasileiros
Patrocinadores: Gol, Air France e KLM, Prefeitura de Fortaleza e Estado do Ceará
Parceiros: Beach Park, Nettour e Tes Cenografia
Apoiadores: Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Unedestinos, Associação Brasileira de Resorts (ABR), Tap Air Portugal, Copa Airlines e Azul
Mais informações: www.travelmatcher.com.br