Matérias

DroneShow coleta dúvidas e sugestões sobre regras dos drones para envio a órgãos reguladores


Formulário já encontra-se aberto para coletar dúvidas e sugestões relacionadas ao uso de aeronaves remotamente pilotadas para aplicações comerciais no Brasil e envio às agências reguladoras

São Paulo, março de 2019 – No dia 26 de junho acontece em São Paulo (SP) o 7º Fórum Empresarial de Drones: Mercado e Regulamentação, dentro da programação oficial da 5ª edição da DroneShow.

Este fórum apresentará dados atualizados do mercado mundial e nacional do setor, além de uma análise da atual regulamentação brasileira definida pelas agências reguladoras.

Serão apresentados os avanços tecnológicos, as novas demandas e os ajustes que a legislação precisará ter a curto, médio e longo prazos.

“Acreditamos que todos devem seguir as atuais regras, sem procurar brechas ou formas de burlar a regulamentação”, comenta Emerson Granemann, CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow. “Entretanto, sabemos também que a tecnologia avança rápido, bem como as demandas, cada vez mais específicas, e desta forma julgamos bastante normal que exista uma certa ‘pressão’ para que, mediante justificativas concretas que atendam as condições de segurança das operações, a atual regulamentação possa ser atualizada para determinadas condições”, conclui.

O DroneShow vem recebendo demandas da comunidade, como por exemplo voar sobre áreas urbanas utilizando paraquedas, ampliar o limite de 120 metros de altura sobre determinadas condições, otimizar a aprovação de projetos para aplicações específicas, esclarecer melhor como será feita a formação de pilotos BVLOS, ampliar o alcance da visada através colocação de luzes, entre muitas outras.

A MundoGEO está coletando mais contribuições da comunidade para serem enviadas a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e MD – Ministério da Defesa. Elas serão compiladas e enviadas previamente às três instituições.

Após o recebimento das respostas, uma ampla divulgação das sugestões será feita nos canais de comunicação da DroneShow, bem como elas serão usadas nas discussões do 7º Fórum Empresarial de Drones.

Confira o passo a passo para enviar dúvidas e sugestões sobre a atual regulamentação:

Passo 1 – Antes de enviar dúvidas e sugestões, é importante ler com atenção as regras atuais:

• ANAC, responsável pelo estabelecimento de regras, aprovação de projetos de aeronaves e credenciamentos de pilotos
– RBAC E 94 https://bit.ly/2iULJEe

• DECEA, responsável em autorizar cada operação
– ICA 100 40: Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro https://bit.ly/2F1Vrja
– AIC-N 23/18: Regulamenta o acesso de aeronaves remotamente pilotadas ao espaço aéreo brasileiro com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual ou Municipal https://bit.ly/2VQQPTY
– AIC-N 24/18: Regulamenta os procedimentos e responsabilidades necessários para o acesso ao espaço aéreo brasileiro por aeronaves remotamente pilotadas, com uso exclusivamente voltado às operações dos Órgãos de Segurança Pública (OSP), da Defesa Civil (DC) e de Fiscalização da Receita Federal do Brasil (RFB) https://bit.ly/2XXpAc3

• MD, entidade que regula o registro de empresas e controla cada operação de aerolevantamentos usando aviões tripulados e drones
– Portaria Normativa Nº 101/GM-MD, de 26 de dezembro de 2018 https://bit.ly/2Mf9mps

Passo 2 – Envie no formulário suas dúvidas e sugestões a ANAC, DECEA e MD, identificando-se e registrando com clareza e objetividade suas contribuições. Ao postar mais que uma dúvida ou sugestão, favor numerar (somente serão aceitas contribuições até 31 de março):

Link para o formulário: https://droneshowla.com/sugestoes-de-atualizacoes-das-regras-da-anac-decea-e-md.

Programação do 7º Fórum Empresarial de Drones: Mercado e Regulamentação

8h30 às 9h30 – Tamanho do mercado de drones no Brasil e no Mundo
– Emerson Granemann – CEO da MundoGEO e idealizador da DroneShow
9h30 às 10h30 – Novas demandas para uso de drones no mapeamento, inspeções, agronegócios e logística
– Lucas Florêncio Queiróz de Oliveira – CEO da AL Drones
– Giovani Amianti – CEO da Xmobots
– Emilio Hoffmann – CEO da H3 Dynamics
– Samuel Salomão – CEO da SMX

10h50 às 11h50 – Novidades na legislação do setor de drones levando em conta as demandas, os avanços tecnológicos e a garantia de segurança das operações
– Roberto Honorato – Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil
– Coronel Jorge Vargas – Chefe da Divisão de Coordenação do DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo
– Representante do Ministério da Defesa

11h50 às 12h30 – Debate com empresários e órgãos reguladores do setor

Sobre o DroneShow e MundoGEO Connect

Nós trabalhamos para disseminar conhecimento, conectar os profissionais e fortalecer os ecossistemas de GEOLOCALIZAÇÃO e DRONES na América Latina. Para isso, geramos conteúdo online e realizamos eventos, como o MundoGEO Connect e a DroneShow. Envolvemos no conceito de GEOLOCALIZAÇÃO as diversas plataformas terrestres, aéreas e orbitais de coleta de dados, bem como o processamento, análise e compartilhamento das informações. Entendemos os DRONES como uma plataforma tecnológica disruptiva de coleta de informações para muitas finalidades além do mapeamento, como agricultura, infraestrutura, meio ambiente, recursos naturais, segurança, filmagens profissionais, entre outras. Acreditamos nas novas soluções e modelos de negócios gerados pela integração da GEOLOCALIZAÇÃO e DRONES com Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Big Data, Machine Learning e Mobilidade Autônoma. Mais informações em https://mundogeoconnect.com e https://droneshowla.com.