Matérias

Três novidades para os turistas em Brotas

A capital do turismo de aventura amplia o portfólio de atrações com tirolesa em curvas, centro de compras e ponte suspensa

Ponte suspensa do Ecoparque Cassorova.jpg

 Brotas é destino de aventura, de ecoturismo e de descanso, também, porque boa parte dos meios de hospedagem fica na área rural, ao lado de cachoeiras, num lugar que dá sensação de que o tempo demora mais para passar. É um destino para ir mais de uma vez porque não dá para conhecer e aproveitar tudo numa única viagem. E tem novidades na terra do cantor Daniel. Recentemente, Brotas ganhou mais três atrações turísticas. A última é uma nova modalidade de tirolesa, em curvas.

Chamada de Sky Rider, possibilita ao turista percorrer mais de 400 metros de distância passando próximo das árvores e fazendo curvas acentuadas. A atração funciona em um sistema de trilho suspenso a vários metros de altura do solo. Começa em uma plataforma, onde o turista é acomodado numa cadeirinha e preso por cinto de segurança. E, então, inicia a descida deslizando pelo trilho até alcançar o solo novamente e desembarcar.

O turista faz Sky Rider no Poção, no espaço de aventura da Alaya, ao lado do rio Jacaré-Pepira, onde já, há anos, a empresa opera outras atividades como arvorismo, tirolesa, escalada, rapel, boia-cross, minirrafting e flutuação. “O Sky Rider é resultado de vários anos de pesquisa e desenvolvimento pois, além de ser um protótipo, tínhamos todos os protocolos de segurança que precisavam ser observados para uma operação comercial segura”, explica Vivian da Cunha, sócia-proprietária da Alaya, empresa que possui certificação ISO em Sistemas de Gestão da Segurança. A atividade pode ser feita por crianças a partir de 1,20m de altura e adultos até 100 quilos.

Outra novidade de Brotas é o Alameda Catharina, um moderno e charmoso centro de compras, alimentação, beleza e lazer localizado no Centro da cidade, na avenida Mario Pinotti, 317, a via onde fica boa parte das operadoras de aventura. E a terceira é a ponte suspensa do Ecoparque Cassorova, com mais de 100 metros de altura, que propicia uma vista privilegiada da Cachoeira Cassorova, eleita a mais bonita de São Paulo, e de todo o vale.

E não faz muito tempo que a Ecoação começou a oferecer caiaque duplo. É uma modalidade que traz ainda mais adrenalina para o esporte, pois permite ao turista curtir as emoções de descer as emocionantes quedas d´água do rio Jacaré-Pepira em caiaque duplo, ao lado de um condutor experiente. O turista participa ativamente da condução da embarcação, que exige remadas fortes e precisas, mas caso vire, é o condutor quem fará o desviro.

Brotas é a capital do turismo de aventura porque concentra a maior oferta de atrações desta natureza no Brasil e tem mais de 20 cachoeiras abertas à visitação. Além do rafting, considerado um dos melhores do País, realizado no Rio Jacaré-Pepira, o turista pode fazer boia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, entre outros, e mais recentemente também kayak duplo e voo de balão.