Matérias

Consolidada como destino de aventura, Brotas busca novos segmentos de público

 

Ponte Pensil sobre Rio Jacaré-Pepira em Brotas.jpg

 

Consolidada como destino de aventura, Brotas busca novos segmentos de público

Conclusão, baseada em pesquisa de demanda de turista e na estrutura do município, é que há potencial para atrair mais visitantes da terceira idade

 

Brotas recebeu 280 mil turistas em 2017, número que deve crescer neste ano se mantiver o desempenho do primeiro semestre – o município recebeu 8% mais visitantes de janeiro a junho últimos na comparação com o mesmo período do ano anterior. Brotas está consolidada como destino de aventura na água, na terra e no ar. São quase 40 diferentes atividades! Mas busca novos segmentos de público. Para nortear quais caminhos trilhar, contratou uma pesquisa de demanda, realizada pelo Senac no final de 2017, para entender quem é o turista de Brotas, o que ele procura e como atendê-lo melhor. Uma das conclusões é que há potencial para atrair mais o público da terceira idade.

 

Apesar de Brotas ser nacionalmente conhecida como destino de aventura, a pesquisa revelou que uma boa fatia dos visitantes é formada por pessoas mais maduras em busca de descanso e contato com a natureza, conta Fabio Pontes, secretário de Turismo do município. “A pesquisa feita com os turistas de Brotas mostrou que 48% deles têm entre 30 e 45 anos e 20% entre 46 e 65 anos. Os mais jovens, de 19 a 39 anos, são 30%. Ou seja, já atraímos o turista mais maduro. Mas o dado que mais nos surpreendeu foi o motivo da viagem: 27% responderam turismo de aventura, mas 26% contemplação da natureza e 22%, descanso. Somando estas duas últimas fatias de público, temos que 46% dos nossos visitantes querem é natureza e tranquilidade, o que é uma certa surpresa para um destino de turismo de aventura. Mas já sabíamos que a beleza natural é o principal atributo de Brotas”, detalha o secretário.

A análise é que Brotas tem potencial para crescer como destino para a terceira idade, principalmente porque tem estrutura para esse público. “Apesar de muitos associarem cachoeira e rafting, as duas atividades mais famosas do município, à juventude, adrenalina e rusticidade, não é bem assim. O brasileiro está vivendo mais e melhor. Hoje em dia é muito comum pessoas de 60, 70 e até 80 anos com condições físicas e energia para atividades de aventura. Além disso, temos estrutura para receber quem busca somente natureza e descanso. Brotas já conta com nove ecoparques, espaços com estrutura completa de ecoturismo, como piscina, vestiário, trilha sinalizada, lanchonete e restaurante, e atividades de aventura”, detalha Pontes.

Para curtir Brotas, afirma ele, não é necessário, obrigatoriamente, fazer trilha, rapel, rafting, queda livre, etc. Mas quem tem mobilidade reduzida e quer adrenalina, não fica de fora porque há algumas atividades adaptadas. “Para se ter ideia, temos cachoeira acessível a cadeirante, em que a trilha é toda pavimentada. A pessoa chega, sozinha, com sua cadeira de rodas debaixo da queda d´água! E temos rafting em trecho mais curto e mais calmo do Rio Jacaré-Pepira, perfeito para quem quer viver a experiência, mas de forma mais tranquila”, acrescenta o secretário de Turismo. Outro atrativo de Brotas, principalmente entre a terceira idade, é o turismo rural. Várias fazendas e sítios abrem suas porteiras aos turistas que podem acompanhar comer fruta no pé, acompanhar a lida com os animais e ainda levar guloseimas para casa.

 

A rede hoteleira de Brotas não deve nada à de grandes centros porque há opções com muito conforto, que geralmente agrada por boa parte da terceira idade. Distribuídos entre a cidade e a zona rural, são mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts. Brotas também vem despontando na cena gastronômica, com evolução da culinária dos restaurantes já estabelecidos e a chegada de novos empreendimentos, o que amplia o leque de opções para os turistas. Gastronomia, frisa Fabio Pontes, é outro atrativo que conta muito na hora do turista escolher para onde ir. “Com base na pesquisa realizada pelo Senac e na realidade de Brotas atualmente, vamos considerar ainda mais as necessidades do turista da terceira idade nas nossas políticas públicas e na forma que comunicamos o destino Brotas”, completa o secretário.

 

Dia do Turismo

O turismo é uma importante atividade econômica em Brotas, respondendo por 25% dos empregos diretos, com carteira assinada, além dos temporários e indiretos. Pela relevância da atividade, foi criado o Dia do Turismo de Brotas, comemorado em 15 de setembro. A data é feriado municipal e geralmente há comemoração e facilidades para que o morador da cidade tenha um “dia de turista”. A programação deste ano inclui o Brotas Rock, que será realizado dias 15 e 16 na Praça Armador Simões. Já as empresas que trabalham com turismo abrem as portas para a comunidade. Juntas, elas vão distribuir cerca de 600 cortesias para visitação de cachoeira, atividades do turismo de aventura e almoços em restaurante.