Braztoa,  Operadoras,  Turismo e Eventos

Braztoa anuncia calendário para o Experiência Braztoa 2018.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA) anuncia sua temporada anual do Experiência Braztoa 2018, programação de eventos itinerantes, exclusivo para agentes de viagem e parceiros locais, apresentando atrativos de diversos destinos de um jeito inovador, sensorial e interativo que promovem relacionamento, capacitação e negócios por meio de experiências lúdicas. As inscrições para o Experiência são gratuitas no www.braztoa.com.br. A programação de cada destino será divulgada em breve.

Para esse ano, passando pela primeira vez pela região Norte do país, os palcos e datas definidos pela entidade são:

Experiência Sul – Foz do Iguaçu (PR)

20 de junho – Itaipu Binacional – Cineteatro Barrageiros

Experiência Norte – Manaus (AM)

27 de junho – Centro de Convenções Vasco Vasques

Experiência Nordeste – Maceió (AL)

31 de julho – Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso

Experiência Centro-Oeste – Brasília (DF)

15 de agosto – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) – Centro de Eventos

“Em três anos de existência, esse projeto já passou por dez cidades brasileiras, em quatro macrorregiões do país, reunindo mais de três mil agentes de viagens. Esses eventos já se transformaram referência na geração de negócios e permitem interação entre os agentes e operadores, destinos e companhias aéreas, além de outros parceiros nacionais e internacionais”, explica Magda Nassar, presidente da BRAZTOA. “São oportunidades que promovem relacionamento, capacitação e negócios por meio de ações culturais e gastronômicas promovidas pela Braztoa e destinos expositores e anfitriões”, completa.

A fim de facilitar a participação dos agentes em cada região, a Braztoa disponibilizará caravanas rodoviárias e aéreas gratuitas em algumas praças. Em breve os roteiros estarão disponíveis no site da entidade e redes sociais.

A proposta é que o evento seja curto e dinâmico, entre 12h e 18h, sempre em endereços estratégicos, garantindo conforto e bem estar aos participantes. Em cada data acontecem rápidas capacitações, ministradas por diferentes destinos e empresas do turismo e atividades lúdicas (atrações culturais, gastronômicas e audiovisuais). Ao longo do dia os Associados Braztoa ficam à disposição em seus pontos de atendimento apresentando as tendências e novidades do seu portfólio de serviço aos visitantes. E mais: para fomentar o turismo local por onde o Experiência passa, a Braztoa também convidará os fornecedores e parceiros locais (hotéis, locadoras) para apresentarem seus produtos e serviços aos expositores.

De acordo com o Anuário Braztoa 2018 – estudo com dados do segmento das operadoras de turismo no país –, somadas, as empresas do segmento que atuam nas regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram responsáveis pelo faturamento de R$ 9,41 bilhões em 2017, 86% do total do mercado brasileiro, o que mostra a importância dessas praças no turismo nacional. O mesmo estudo aponta ainda que essas quatro regiões receberem mais de 3.67 milhões de turistas no ano passado.

A primeira parada do Experiência Braztoa, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 20 de junho, tem como anfitriã a Fundação Parque Tecnológico Itaipu. “Neste ano realizamos uma parceria estratégica com a organização do Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do setor no país, que também promove um encontro internacional de negócios entre profissionais de turismo para divulgação de destinos, produtos e serviços, com a participação de mais de mais de cinco mil agentes de viagens só do Sul do País. Os profissionais que forem participar do Experiência Braztoa em Foz do Iguaçu chegarão um dia antes e poderão aproveitar a estada para participar dos dois eventos, cada um com seu formato específico”, enfatiza Magda. Em 2017, nos 209 estandes do Festival das Cataratas, 1.780 expositores apresentaram mais de 1.176 marcas, entre agências de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos, atrativos, entre outros. O evento no ano passado recebeu mais de 8 mil visitantes registrados e para esse ano a expectativa da organização é superar essa marca. No total em 2017, a cidade de Foz do Iguaçu recebeu mais de 1,57 milhão de turistas.

Saindo do Sul do Brasil, o Experiência Braztoa atravessa o país para fazer sua estreia na região Norte, em Manaus (AM), no dia 27 de junho. O evento acontece às vésperas do Festival de Parintins (29 de junho a 1º de julho), reconhecido mundialmente como um dos maiores movimentos folclóricos, onde os bois Caprichoso e Garantido exploram de forma magnífica as lendas, rituais indígenas e costumes regionais que encantarão mais de 20 mil  turistas esperados pela organização do evento. “Uma das propostas do Governo do Estado para alavancar o turismo no Amazonas é fomentar os eventos no setor. Por isso estamos firmando parcerias como essa com a BRAZTOA para trazer eventos para nosso Estado para mostrar aos visitantes nossos atrativos. Acreditamos que o Experiência Braztoa em Manaus vai movimentar o setor gerando negócios para toda cadeia produtiva do turismo, ampliando assim a promoção dos nossos produtos como Sol, praia, pesca esportiva, aventura, ecoturismo e etnoturismo”, diz Orsine Júnior, diretor-presidente da Amazonastur, anfitriã do evento. Estudo recente realizado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas, mostra que o índice de satisfação de turistas na capital do Amazonas é de 51,7%.

De olho também no potencial turístico de Maceió, a Braztoa realiza na capital de Alagoas a terceira parada do Experiência Braztoa, em 31 de julho, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) do Governo do Estado do Alagoas. Segundo levantamento realizado pelo Maceió Conventions Visitours & Bureau na alta temporada 2018 turistas ficaram, em média, sete dias na região, gastando cerca de R$ 250 por dia, o que registrou uma injeção de mais de R$ 1 bilhão na economia do Estado, gerando emprego para mais de 3.500 pessoas.

Para encerrar o seu roteiro de eventos em 2018, o Experiência Braztoa chega a região Centro-Oeste, em Brasília, no dia 15 de agosto, com o Sebrae do Distrito Federal Brasília como anfitrião. “Em 2016 reunimos aproximadamente 300 empreendedores no Experiência Braztoa na cidade. A expectativa é realizar um evento ainda mais expressivo em 2018, com um público maior e focados na promoção da interatividade, informação, networking, experiência e competitividade”, analisa Nathalia Hallack Fabrino, analista do Sebrae no Distrito Federal e Gestora do Projeto Brasil Central Turismo.

De acordo com a Secretária Adjunta de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, as datas comemorativas e os grandes eventos em Brasília movimentam o turismo na cidade e mais de 95% dos visitantes querem voltar para a capital do país em alguma oportunidade. E mais: 60% já estiveram na cidade em outra ocasião.

Ainda com inscrição aberta para expositores, já estão confirmadas 26 operadoras associadas à Braztoa nos eventos: Abreutur, Agaxtur, Ambiental, BWT Operadora, Century Travel, CT Operadora, CVC, Discover Cruises, Flot, GTA Assist, Interamerican, KnowHow, MGM Operadora, MSC Cruzeiros, New Age, R11 Travel, Raidho, RCA, Sanchat Tour, Schultz Operadora, Socaltur, Trade Tours, Transeuropa, Transmundi Viagens, Travel Ace Assistance e Velle.

Sobre a Braztoa

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.

Em 2017, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 12,22 bilhões e embarcaram 5,52 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 10,80 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).

Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a Braztoa promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

Wellington Martins – Turismo em Pauta 2018.