Números de São Paulo trazem panorama do setor
De 2013 até agora, muitos acontecimentos impactaram a cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens. Desde fatores macro como econômico e político até micro, como ampliação e modernização de centros de convenções. Como forma de observar o comportamento do setor perante os diversos contextos vivenciados nos últimos anos, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) acaba de lançar a primeira edição do ano do EMDIACOM Números de São Paulo, publicação exclusiva para associados, com a análise dos números do Calendário de Eventos da entidade.
Toni Sando, Presidente Executivo, detalha que a área de Comunicação e Pesquisa realiza um trabalho constante de cadastro de eventos, com informações completas, como data, local, contato, público, visitante e região. “Todo mês, enviamos o Calendário de Eventos aos associados para que possam fazer o trabalho de prospecção com os eventos, oferecendo seus produtos, serviços e soluções. Como os dados coletados podem gerar conhecimento, produzimos o EMDIACOM Números de São Paulo como uma ferramenta para a inteligência de mercado”, conta.
Toni Sando explica também que, com as informações do Calendário, foi possível realizar uma análise comparativa de números de eventos contra o número de visitantes, desde 2013; e formular as estatísticas parciais de 2016. “Como sabemos que o setor mudou muito no último anos, fizemos também uma análise sobre a troca de local de eventos anuais de São Paulo. O resultado foi surpreendente”, diz. Além da análise, a publicação ainda desmembra as estatísticas parciais do primeiro trimestre de 2016, com tipologia dos eventos, região, âmbito e segmento.
“A inteligência de mercado vai além do estudo dos números. É preciso complementar com o expertise de profissionais do setor. Por isso, trouxemos também entrevistas com Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Juan Pablo de Vera Barbieri, Presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe), do SPCVB e da Reed Exhibitions Alcantara Machado, e Manuel Gama, Presidente do Forum dos Operadores Hoteleiros (FOHB), cada um abordando a visão de sua área de atuação e o atual contexto”, revela Toni Sando.
A publicação é trimestral e a próxima edição está prevista para o final de julho, com a análise do semestre. Interessados em se associar ao SPCVB ou divulgar sua marca devem entrar em contato pelo telefone 11 3736-0600 ou e-mail relacionamento@visitesaopaulo.com.