Aparecida e a força do turismo religioso
Foto: Divulgação
Um estudo publicado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mapa do Turismo Brasileiro”, classificou Aparecida, no interior de São Paulo, com nota “A” no ranking das cidades com maior potencial turístico do país.
O mapeamento dividiu os municípios em cinco grupos, de acordo com o nível de qualidade dos atrativos e avaliando fatores como a localização e a infra-estrutura dos serviços disponíveis ao visitante.
Abrigando o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o maior centro de peregrinação mariana do mundo, o município recebeu somente em 2015 mais de 12,1 milhões de peregrinos, motivados pela devoção à Padroeira do Brasil. Um número que cresce ano a ano e mostra a força do turismo religioso no Brasil.
Para receber esse contingente de visitantes, a administração do Santuário Nacional investe constantemente em melhorias para o acolhimento dos devotos, que contam com estacionamento, banheiros, fraldários, bebedouros, acessibilidade e áreas para alimentação.
Além da Basílica, o espaço de 1,3 milhão de m² conta ainda com um Centro de Apoio ao Romeiro, com centenas de lojas comerciais e praça de alimentação, bem como o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, com capacidade para abrigar oito mil pessoas.
Parceria
Além do momento de oração e reflexão junto à imagem de Nossa Senhora, o peregrino ainda conta com atrativos para o entretenimento de toda a família. Entre os destaques estão os Bondinhos Aéreos, que atingem uma altura de 120 metros, ligando o Santuário ao Morro do Cruzeiro.
Outra novidade inaugurada em abril é o Museu de Cera Nossa Senhora Aparecida, o primeiro da categoria dedicado exclusivamente a Virgem Maria. Os dois empreendimentos foram construídos em parceria com empresas privadas.
“Esses atrativos proporcionam ao visitante um agradável passeio em família, unindo espiritualidade e lazer, com a garantia de que serão bem acolhidos e poderão usufruir desses momentos com muita segurança. Esses são elementos no qual está pautado nosso lema, que é ‘acolher bem, também é evangelizar’”, explica o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio da Silva.
O Mapa do Turismo Brasileiro é composto hoje por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas e serve de instrumento do Ministério do Turismo para a definição das políticas a serem desenvolvidas para cada localidade.
Fonte: Santuário Nacional