Destinos,  Matérias

República Dominicana comemora 2015 com crescimento de 8% no turismo

A República Dominicana, classificada como o destino caribenho número um, comemora o fim do ano com crescimento de 8% no turismo, de acordo com dados do Banco Central para o período de janeiro a novembro para a chegada de não residentes, por via aérea. Em 2015, foi registrada a chegada de 5.016.106 turistas, enquanto que em 2014 foram contabilizados 4.607.047 turistas. Este aumento deve-se à estratégia promocional implementada pelo Ministério do Turismo, com foco na diversidade dos destinos, nas diversas atividades e variados serviços disponíveis para os turistas. Os esforços incluem uma campanha coordenada de relações públicas, publicidade, participação em feiras internacionais de grande importância para a indústria e ativações de alto impacto no país com iniciativas tecnológicas inovadoras, como a promoção em 4D e realidade virtual.

“Estamos orgulhosos e animados com o sucesso do nosso país como destino turístico e estabelecemos como meta continuar crescendo, cada vez mais, como o principal destino de Caribe”, afirma Magaly Toribio, Consultora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana. “Nos esforçamos para manter uma oferta de alto padrão, desde hotéis e restaurantes ao golfe, segmento de convenções, ecoturismo e turismo de aventura. Estamos integrando o turismo cultural e o comercial à nossa estratégia do próximo ano para continuar a satisfazer às necessidades dos milhões de turistas que nos visitam, sempre mantendo nosso compromisso de fornecer uma experiência inesquecível e fazê-los sentir a hospitalidade e o calor típicos dos dominicanos”, destaca Toribio.

Reconhecimento Mundial

Este ano de 2015 trouxe prêmios de alcance mundial para o país como um destino turístico em diferentes segmentos. O Luxury Travel Guide, durante os Global Awards 2015, premiou os hotéis Alsol Luxury Hotel e Sivory Punta Cana Village pelos excelentes serviços e instalações. Já o Travelers’ Choice Awards 2015 classificou, como alguns dos Top 25 Most Popular All-Inclusive Luxury Hotels, o Luxury Bahía Príncipe Cayo Levantado, o Reserve at Paradisus Punta Cana, o Iberostar Grand Hotel Bávaro e o Reserve at Paradisus Palma Real. O campo de golfe Diente de Perro e o resort Casa de Campo também foram premiados como os melhores do Caribe em suas categorias pelos World Golf Awards 2015.

Hotelaria

O conceito de “só para adultos” ganhou popularidade no país, seja como propriedade particular ou fornecendo uma área para relaxamento em hotéis destinados a famílias. Ele está disponível em hotéis como o Club Med Punta Cana, o Viva Wyndham V Samaná e Dreams La Romana Resort & Spa. Em 2016, serão inaugurados novos hotéis para este segmento, como as AMResorts em Punta Cana, o Secrets Cap Cana Resort & Spa e os Amhsa Marina Hostels and Resorts em Samaná.

Cruzeiros

O porto para cruzeiros Amber Cove em Puerto Plata é o projeto que equipou o país para receber milhares de passageiros de cruzeiros em 2016. Avaliado em mais de 85 milhões de dólares, Amber Cove acolheu o Queen Mary 2, da linha Cunard e a Carnival Victory, da linha Carnival Cruises. Puerto Plata, conhecida por ser um destino de aventura e esportes, é um lugar excelente para a prática de canoagem, windsurf, kitesurf, mergulho e outros esportes aquáticos.