Jornalistas brasileiros visitarão El Salvador
Por Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do Turismo em Pauta
El Salvador, pequeno país centroamericano, está de olho no Brasil. Não é à toa que um grupo de profissionais da comunicação daqui desembarca na capital salvadorenha, San Salvador, para uma missão jornalística com o intuito de conhecer e explorar alguns dos principais atrativos turísticos locais. A ação faz está sendo organizada pelo Escritório Comercial de El Salvador em São Paulo em parceria com o jornalista Marcos Junior Teixeira de Oliveira, editor do blog Redescobrindo.
A iniciativa conta com o apoio direto do Ministério do Turismo de El Salvador, da Corporação Salvadorenha de Turismo (Corsatur), da Avianca Internacional e da GTA Seguros. Participam da viagem jornalistas e blogueiros dos veículos: Turismo em Pauta, Revista Qual Viagem, Blog Quero Viajar Mais, Blog Territórios, Blog Redescobrindo (São Paulo), Diário da Amazônia (Rondônia), jornal Petrópolis em Cena (Rio de Janeiro) e Imprensa e Mídia e Turismo de Minas (Minas Gerais).
No roteiro preparado pela Corsatur para recepção dos jornalistas e blogueiros o destaque fica para o litoral da região oriental do país e com direito a aulas de surf com especialistas na Praia Las Flores. As mesmas são consideradas verdadeiros paraísos tropicais e as preferidas pelos principais surfistas de diversas partes do mundo. Um tour pelas ilhas do Golfo de Fonseca e visita a Suchitoto, cidade colonial bastante famosa localizada ao norte de San Salvador está garantido.
Ainda na programação consta uma visita até as ruínas de Joya de Cerén, um dos sítios arqueológicos mais importantes de todo o Mundo Maya. Para completar, um passeio pelo complexo vulcanero com destaque para os vulcões Izalco y Santa Ana, com formatos cônicos e crateras gigantes. A viagem acontece entre 26 e 30 de novembro.
El Salvador tem aproximadamente 6 milhões de habitantes e busca ampliar a promoção no mercado brasileiro destacando o turismo de surf, histórico-cultural, ecoturismo e de compras. Dentro da estratégia de expansão mundial, em 2013, o governo salvadorenho inaugurou na capital paulista um escritório comercial para atrair indústrias brasileiras e as potencialidades turísticas do país. A unidade de São Paulo localizada no mesmo prédio onde funcionam a Abav-SP, Aviesp e Abracorp (Rua Doutor Vieira de Carvalho, 115, centro) é dirigida pelo diplomata Vladimiro Villalta, que acaba de chegar ao Brasil transferido da Embaixada de El Salvador na Índia. A equipe ainda conta com apoio do conselheiro comercial Abelino Arqueta Lazo.