Matérias

Rota Romântica torna viagem a Gramado ainda mais bela e atrativa

Gramado, casa do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, é um destino turístico que possui diversas opções de acesso que oportunizam experiências e oportunidades de tornar o trajeto mais uma oportunidade de conhecer melhor a Serra Gaúcha.

As recorrentes chuvas, que tem de forma intensa atingido o Estado do Rio Grande do Sul, trouxeram alguns prejuízos em muitos pontos e estradas. Uma das mais tradicionais rotas de acesso a Gramado, a ERS-115, está prejudicada: é o acesso via Três Coroas onde o tráfego está interrompido por rachaduras na pista.

Gramado conta, ao todo, com oito opções de roteiros de chegada por diferentes percursos. Com o bloqueio da ERS-115, restam sete opções. E o principal: um trajeto mais atrativo que o outro.

A intempérie trouxe a oportunidade para os visitantes conhecerem outros caminhos, ainda mais bonitos e atrativos, e que englobam roteiros que contemplam estradas conhecidas como a Rota Romântica que é a principal rota de chegada a Gramado neste momento.

Roteiro irresistível pela Rota Romântica
Localizada entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha, a 40 Km de Porto Alegre, a Rota Romântica é um roteiro diferenciado onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques. São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são as cidades que compõe este roteiro.

É um caminho emocionante, com fortes valores culturais e diversos atrativo. Identificada ao longo do roteiro, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, jardins esplendorosos, feiras coloniais, bandinhas típicas, grupos folclóricos. Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza de forma exuberante. As atividades são variadas como o ecoturismo, prática de esportes radicais e trilhas e muitos eventos nas cidades.

A Rota Romântica, através da diversidade ofertada pelos 14 municípios, oferece estrutura para receber visitantes exigentes que procuram desde a culinária mais refinada a hotéis requintados, mas também agrada aqueles que buscam hospedarias familiares e a saborosa comida colonial. São aproximadamente 17 mil leitos e cerca de 600 restaurantes em funcionamento o ano inteiro.