Matérias

A IMPORTÂNCIA DA ASSISTENCIA EM VIAGENS – (SEGURO VIAGEM)

Por ter passado por algumas experiências no que diz respeito a seguridade de passageiros em viagens, principalmente as internacionais, resolvi escrever sob este tema que considero um dos mais importantes itens na organização de uma viagem.

Só de pensar na tranquilidade que sentirão os envolvidos em uma viagem, (O viajante, seus familiares ou dependentes e para quem prepara ou opera a viagem), não há preço que pague.

Eu como Turismólogo, já me deparei com algumas situações. A primeira, foi no inicio de minha carreira na área, não tinha muita experiência e por três anos consecutivos, tive uma passageira do Rio de Janeiro que comprava suas viagens em minha agência aqui em São Paulo. Em sua primeira viagem, esta Senhora me informou que odiava seguros e que eu não deveria tocar neste assunto se não ela desistiria da viagem, em sua segunda viagem, mesma coisa, eu oferecia e ela dizia, nem pensar. Na terceira viagem, sem que ela soubesse, fiz um seguro básico, que teve um custo, na época de US$ 23.00, até hoje não entendo o porquê agi desta forma, sem tocar no assunto providenciei o seguro. Foi a minha salvação!! A referida senhora, sofreu um ataque cardíaco que a levou a óbito, no terceiro dia da viagem, em Toledo, na Espanha e pelo fato de eu ter feito este simples seguro, obtive um resultado fantástico. Esta seguradora providenciou tudo e em menos de 10 dias, tudo estava resolvido, passado algum tempo, alguns dos familiares desta senhora estiveram em minha agencia para agradecer e perguntar como eu tinha conseguido  dobra-la, para emissão do seguro, pois ela abominava seguros, tanto que em seu trabalho, nunca aderiu a um.

No decorrer dos anos de trabalho, pequenos acidentes ocorriam, com um ou outro passageiro, como uma batida de mão ou perna, uma pneumonia, um probleminha dentário, uma diarreia, até mesmo causada por condimentos diferentes dos costumeiros etc., mas nada que afetasse uma viagem.

Entretanto, em 2010 quando eu acompanhava um grupo de pessoas a lazer, pelo Leste Europeu, Croácia, Veneza e Paris. Outro problema grave! Uma das senhoras passou mal, na Croácia e entramos em contato com a Cia seguradora e eles nos orientaram a leva-la a um determinado hospital. Chegando lá, ela foi prontamente atendida e através dos exames, constatou-se que se tratava de um AVC (Acidente Vascular Cerebral ), onde precisou ficar internada, por 10 dias, retornou ao Brasil na companhia de um Médico, por eles determinado, desembarcaram no Brasil e o médico ainda a  acompanhou até ao hospital onde ela tinha seu convenio  e até hoje está em tratamento. Poxa mais um susto! Porém, mais uma vez satisfatório.

Senhores agentes de viagens, turismo logos, operadores de produtos turísticos, querem evitar problemas?  Não se esqueçam de um dos itens mais importantes (SEGURO VIAGEM) Por essas e por outras, aconselho sempre.

 

Prof. Vanderley Scalize