Matérias

NOTAS DO TURISMO PAULISTA

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

     Eram prédios construídos em 1886 e abrigavam as pessoas que chegavam de outros países.

     Aqueles eram os anos do fim da escravatura e faltava mão de obra, principalmente a especializada.

     Nos prédios, até 1.000 imigrantes podiam se hospedar e comer gratuitamente por até oito dias, enquanto eram contratados para diversos trabalhos.

     Assim, no local, hoje é um Museu, onde existe uma parte importante da nossa história, até porque, todos imigrantes eram registrados em livros atualmente indispensáveis para os descendentes, quando querem saber as datas da chegada dos seus antepassados.

     Os países europeus aceitam os documentos oficiais emitidos pelo Museu da Imigração para obtenção da dupla cidadania, por exemplo.

     A visitação é das 9h às 17h, exceto 2ª feira. Ingresso para adultos: R$10,00, meia entrada R$5,00. É grátis aos sábados.

     Há monitores para grupos e um pequeno passeio de trem “Maria Fumaça” nos feriados e fins de semana. Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Bairro da Mooca. Informações (11) 2692-1866.

Na foto da Secretaria de Turismo do Estado: Museu da Imigração, São Paulo, SP

PICO PEDRA DA MINA   

     A Pedra da Mina ou, ocasionalmente, o Pico da Pedra da Mina é a quarta montanha do Brasil, com 2798 metros de altitude.

    Localizada no coração da Serra da Mantiqueira, entre o Parque Nacional do Itatiaia e o maciço Marins-Itaguaré, a sua conquista é datada em 1952 para fins de medição, mas foi somente no ano de 2000, com uma nova aferição e medidores mais precisos, o seu verdadeiro lugar entre as montanhas mais altas e expressivas do país veio à tona.

     Mais alta, portanto, que Agulhas Negras.

     O Pico Pedra da Mina fica no trecho da Serra da Mantiqueira chamado de “Serra Fina”. Ali temos a divisa de Queluz (SP) e Passa Quatro (MG).

    Na Serra Fina nasce o Rio Claro que é a nascente mais alta do Brasil (2.500m) e localizada no município de Queluz.

Na foto:  Pedra da Mina, no coração da Serra da Mantiqueira.  

VÁ COM QUEM ENTENDE

     Prefira conhecer o Pico Pedra da Mina fazendo parte de uma excursão organizada por Agência de Turismo especializada. Aliás, precisa ser muito especializada.

     A sua ascensão em apenas um dia é bastante árdua, dificultada pelo terreno acidentado com desnível acumulado de aproximadamente 1.400m, escassez de água e muito frio, tornando-a um grande desafio até mesmo para os trekkers mais experientes.

     Mas é uma experiência incrível e inesquecível.

     Por isso, recomendamos você fazer parte de um pacote de 3 dias e duas noites (pernoites em barraca), com toda mordomia de uma agencia especializada em trekking. Mas, participe!                                          

Na foto de Pisa Trekking:  Parque Nacional do Itatiaia

CARTILHA DE SEGURANÇA

     Tem certas coisas merecendo não só um registro como, também, maior divulgação.

     É o caso da “Cartilha de Segurança Pública em Turismo, Eventos e Viagens”, uma antiga publicação do São Paulo C&VB e ABIH com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a qual deveria ser reeditada.

     Há dicas de segurança nos aeroportos; nas compras; com o celular; na chegada, estada e saída de restaurantes; com o seu veículo, no trânsito; residência; e, até a preocupação com a vizinhança solidária.

     Muitas coisas você já deve saber. Mas, mesmo assim, ‘seguro morreu de velho’ e sempre é bom saber algo a mais.

     Parabéns à “Fundação 25 de Janeiro” quem validou a obra.

Na foto:  Cartilha de Segurança, recomendada.