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Shoppings centers do Brasil são referências para a América Latina

Durante visita técnica a cinco shoppings em São Paulo, Júlio Takano apresentou aos executivos de 14 países o que os brasileiros estão oferecendo e desenvolvendo em seus centros comerciais

Agosto de 2024 – Em junho último, aconteceu em São Paulo o 2º Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais, que ocorreu simultaneamente com o 18º Congresso da Associação de Shopping Centers do Brasil (Abrasce). Na oportunidade, durante dois dias, Júlio Takano, CEO da KT Arquitetura de Negócios (www.kt.com.br), comandou um grupo de cerca de 30 gestores e executivos de shopping centers de 14 países da América Latina e Caribe em uma visita técnica pelos shoppings Light, Cidade de São Paulo, Eldorado, JK Iguatemi e Park Shopping São Caetano.  

O objetivo foi apresentar aos executivos de shoppings latino-americanos, a convite da Abrasce, o que os brasileiros estão oferecendo e desenvolvendo em seus centros comerciais. “Todos eles gostaram muito do que viram. Os colombianos, principalmente, têm boas experiências também. Só o Plaza De Las Américas, em Bogotá, recebe 30 milhões de visitantes por ano. É um número fantástico”, argumenta Takano.

Os números do Plaza de Las Américas são ainda mais robustos se levados em consideração algumas categorias. Só de espaços gastronômicos são 115 estabelecimentos e outros 11 de entretenimento, duas vertentes que os centros comerciais do Brasil já se deram conta da necessidade de explorar ainda mais por aqui. Recentemente, foi inaugurado também o Mallplaza Cali, com marcas nacionais e internacionais muito valorizadas pelos consumidores.

Shoppings brasileiros são referência – De acordo com Júlio Takano, os shoppings brasileiros, que hoje totalizam algo em torno de 630 em todo o país, são benchmark para os gestores da América Latina. “Hoje, mais do que um centro de compras, os shoppings estão se transformando em centros de convivência e lazer, oferecendo serviços e experiências que vão muito além de lojas e alimentação. Esse é o olhar que devemos ter para o futuro, com os investimentos em experiências, lazer e entretenimento cada vez mais fortes”, diz.

Na visita aos shoppings brasileiros, executivos de 14 países puderam sentir de perto o que estão sendo oferecidos por aqui. No Park Shopping São Caetano, por exemplo, os visitantes com mobilidade reduzida têm à disposição scooters e cadeiras de rodas elétricas, carrinhos para animais de estimação e até um espaço ecumênico para reflexões e contemplação, independentemente das crenças das pessoas. O Shopping Cidade de São Paulo oferece, por sua vez, coworking gratuito e o Espaço Família, uma área super acolhedora e adaptada para que as pessoas se sintam verdadeiramente em casa.

O Shopping Eldorado chamou a atenção dos latino-americanos por conta do telhado verde de 6,8 mil metros quadrados, onde há o cultivo de hortaliças a partir dos resíduos da praça de alimentação que são transformados em adubos orgânicos. A colheita dos produtos, feita a cada 45 dias, é destinada aos próprios colaboradores do Eldorado, que também tem o Teatro das Artes e o projeto Feliz Idade, voltado ao público acima dos 55 anos, com atividades culturais e artísticas.

O próximo Congresso Latino-Americano de Centros Comerciais será realizado na Guatemala, em 2024. Desde que foi criada em 2022, em Cartagena, na Colômbia, a Câmara Latino-Americana da Indústria de Centros Comerciais (CLICC), tornou-se um espaço com o objetivo de representar os interesses da indústria de shopping centers de 14 países e promover o seu desenvolvimento nos países da América Latina e do Caribe. “Essa troca de informações e experiências tem sido muito importante. Ainda estamos engatinhando, mas o objetivo é que entre as discussões possamos fomentar trabalhos que beneficiem a todos os integrantes”, destaca Takano. 

SOBRE A KT (www.kt.com.br)

Fundada em 1992, a KT Arquitetura de Negócios, com visão estratégica em Arquitetura de Negócios, promove a integração das áreas de Marketing, Produtos, Operações e Ponto de Venda, para conceituar espaços comerciais com a mais alta rentabilidade por m² nos segmentos de varejo onde atua na América Latina, Europa, Oriente Médio e África do Sul.

Constrói sólida reputação auxiliando clientes na construção de marcas icônicas, promovendo reposicionamento estratégico e cristalizando indulgências no ponto de venda para tangibilizar espaços comerciais verdadeiramente memoráveis, criando experiências sensoriais que simulem “10 minutos de férias por dia”. O escritório tem uma equipe de criação de negócios multidisciplinar, composta por Arquitetos, Designers, Artistas Plásticos, Visual Merchandisers, Estrategistas e Investidores. A equipe desenvolve Arquitetura de Negócios, criando lojas e transformando consumidores em fãs de marcas.