Matérias

Turistas aprovam transfer gratuito para Centro de Convenções

Hotéis localizados no centro ofereceram serviço gratuito entre 23 e 26 julho; Levantamento da Setur-SP aponta que 93% dos hóspedes aprovaram iniciativa

Pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), entre 23 e 26 de julho, com turistas que utilizaram o transfer gratuito apontou que nove entre dez aprovam o serviço.

A iniciativa inédita foi organizada pela Comissão de Hotelaria do Distrito Turístico Urbano Centro, com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Setur-SP, e disponibilizou ônibus gratuito para a FIPAN 2024, uma das maiores feiras do setor de panificação da América Latina, realizada no Centro de Convenções Center Norte. As saídas aconteciam no centro da capital paulista, com partidas do Bar Brahma. Dezessete hotéis localizados na região central aderiram à ação.

Os hotéis avaliam, futuramente, a oferta permanente de transfer do Centro de SP para os centros de eventos da Zona Norte da cidade – como o Expo Center Norte e o Distrito Anhembi, e assim consolidar mais um diferencial competitivo para que turistas de feiras, eventos e convenções se hospedem no centro de São Paulo.  A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Para Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de SP, “foi uma experiência extremamente valiosa, pois a hospedagem no centro é estratégica para fortalecer a gastronomia e o comércio local. Esta ação é um fruto de nossa articulação do Distrito Turístico Urbano Centro, unindo o Centro de São Paulo aos grandes centros de convenções da capital”.

Já o secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo e coordenador do movimento Todos Pelo Centro, Fabrício Cobra, comentou que “esse é mais um resultado da união de sociedade civil, estado e município para trabalhar em conjunto pelo Centro, unindo forças e iniciativas”.

Conforto, segurança, compras e mais: usuários avaliam serviço gratuito de transfer

De acordo com os resultados da pesquisa do CIET, respondida por 70% dos passageiros, a maioria deles veio dos estados de Minas Gerais, Alagoas e Pará. Entre os passageiros, 77% foram visitantes, 22% expositores e 1% imprensa, e pretendiam usar o transporte durante uma média de três dias. Além disso, a avaliação do serviço de transfer foi altamente positiva em todos os aspectos. Isso porque a localização do embarque teve 95% de opiniões positivas; a frequência das saídas foi aprovada por 93% dos passageiros; o conforto teve 86% das opiniões positivas e o serviço deu sensação de segurança para 92% dos entrevistados. 

Quando perguntados sobre quanto a oferta de um serviço de transfer para eventos pode influenciar na decisão de se hospedar no Centro de São Paulo, 93% dos passageiros responderam que isso influencia a decisão, sendo que para 78% dos entrevistados o serviço influencia totalmente na decisão. Além disso, quando perguntados sobre qual seria a probabilidade de recomendarem o serviço de transfer a outras pessoas, em uma escala de zero a 10, a pontuação NPS (Net Promoter Score) foi de 96, deixando o serviço de transfer dentro da Zona de Excelência. Inclusive, os termos mais usados pelos passageiros para definir suas avaliações foram “praticidade, segurança, facilidade, qualidade, comodidade e conforto”.

Ainda, entre os entrevistados do serviço de transfer, 98% realizaram ou pretendiam realizar compras no Centro de SP e 99% usaram ou pretendiam fazer uso de restaurantes e opções de entretenimento na região.

Para o setor de hotelaria, “é uma experiência que pode e deve ser ampliada e aprimorada para outras feiras e eventos, atraindo mais hóspedes e público para o Centro”, comenta Fábio Redondo, diretor do Buenas Hotéis. Por sua vez, Jorge Henrique Jafet, da direção dos hotéis San Raphael complementou, ao dizer que “é ótimo para todos que estão no Centro, porque os hóspedes vão juntos para feiras e eventos”. 

Para a gastronomia e serviços, “é muito importante que os turistas de feiras e eventos frequentem o Centro de São Paulo com conveniência e segurança, e possam conhecer toda a tradição e novidades que o Centro tem para oferecer” afirma Cairê Aoas, diretor do 

Bar Brahma.  

Ainda, como explica o diretor do Expo Center Norte, Paulo Ventura, “soluções como essa desafogam o trânsito, criam facilidades, e são vantajosas para todo o trade turístico”.