Relações Internacionais

Cidadania portuguesa: entenda como a construção da árvore genealógica pode ser decisiva no processo

Advogado luso-brasileiro, especialista em trâmites para a conquista do passaporte definitivo, explica a importância das informações para os descendentes

Atualmente, cerca de 25 milhões de brasileiros têm descendência portuguesa e podem ter o direito à cidadania europeia. No entanto, muitos ainda não se atentaram aos diversos benefícios que isso pode proporcionar ou simplesmente não sabem por onde começar. Aos interessados em obter o passaporte europeu, Dr. Rodrigo Lopes, advogado luso-brasileiro e CEO da DNA Cidadania, empresa de consultoria especializada em processos de nacionalidade portuguesa e italiana, classifica a construção da árvore genealógica da família como um dos pontos de partida dessa jornada. 

“Por meio da árvore genealógica é possível identificar e descobrir todos os membros da família, inclusive ascendentes portugueses,comenta. 

Entretanto, poucas pessoas têm tempo e conhecimento técnico suficientes para realizar essas pesquisas e conduzir por conta própria o processo. Por isso, é importante recorrer a uma empresa de consultoria competente em investigação genealógica.  

“Uma árvore genealógica bem definida, bem-feita, como todos os elementos corretos, acaba nos ajudando, obviamente, nos processos. Imagine que o seu avô falecido era português, mas você não possui nenhum documento dele. Com a árvore genealógica, trazemos clareza aos dados que devem ser buscados. Começamos a identificar todos na árvore, até quem eram os seus bisavôs e trisavós, com seus respectivos históricos, inclusive saber até por onde a família passou no Brasil, onde viveram, onde se casaram, na maioridade ou menoridade, em qual igreja, se teve ou não habilitação de casamento, quanto filhos tiveram, até onde estão sepultados, e com isso ter acesso a documentos que podem embasar e solucionar questões de direito e ainda agregar agilidade aos trâmites. Com a árvore genealógica, temos acesso à origem da família”, explica Dr. Rodrigo Lopes. 

Ao todo, mais de 1.400 famílias já realizaram e concluíram o processo de cidadania portuguesa com a DNA Cidadania e podem usufruir de diversos benefícios, como a livre circulação sem necessidade de visto nos países da União Europeia, uso de serviços públicos de Portugal e equiparação aos portugueses natos em situações que envolvem emprego ou moradia. Todas as pessoas que contratam a DNA Cidadania têm acesso ao DNApp, o primeiro aplicativo de cidadania portuguesa do mercado e que concentra todas as informações e movimentações do processo, incluindo a árvore genealógica da família, documentos, custos e atualizações em tempo real do processo. 

Sobre DNA Cidadania 

A DNA Cidadania foi fundada em 2015, pelo advogado luso-brasileiro Dr. Rodrigo Lopes juntamente com sua esposa e assessora Mariana Oliveira, com o objetivo de auxiliar brasileiros descendentes de portugueses e seus cônjuges a conquistarem o passaporte europeu. A empresa presta instrução e assessoria jurídica em todas as fases do processo de nacionalidade portuguesa, desde a localização do assento de nascimento do português, busca de certidões brasileiras de toda a família, emissão de documentos, preenchimento de formulários, legalizações, entrada com pedidos em Portugal, até a conclusão da jornada, proporcionando comodidade, tranquilidade e conveniência aos que buscam seus serviços. Até hoje, mais de 1.400 famílias já foram atendidas pela DNA Cidadania e possuem a cidadania portuguesa e, com isso, o tão sonhado passaporte europeu. Para mais informações, acesse www.dnacidadania.com.br .