Turismo e Eventos

Clia-Abremar | Encontro a Bordo

CLIA BRASIL – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos               

Bem vindo a bordo.

Hoje, celebramos a última Visita Técnica / Encontro a Bordo desta temporada. Voltado para autoridades governamentais, parceiros do trade e associações ligadas ao Turismo, agentes de viagens e à imprensa, esperamos que o evento seja marcado pelo sucesso e a participação massiva destes profissionais, fundamentais para a alavancagem de toda a cadeia turística.

Nosso objetivo é fazer com que os visitantes aproveitem a oportunidade para buscar a atualização e o melhor entendimento do segmento de Cruzeiros Marítimos no Brasil e no mundo que, a cada ano, transporta mais de 22 milhões de pessoas.

Nosso setor é um excelente gerador de renda e emprego para as economias regionais. E essa realidade nos faz crer que somos grandes, mas podemos ser ainda maiores.

Sabemos da fundamental importância da informação e do conhecimento nesta moderna sociedade de conexões e comunidades online. Por isso, e para consolidar esta rota, a Visita Técnica foi planejada para propiciar uma expansão nas informações sobre os navios.

Por isso, desejo que você aproveite este encontro ao máximo e que esta experiência seja motivadora na sua vida profissional.

Obrigado por sua presença. Espero que navegue conosco nesse universo de viagens e negócios que é o segmento de Cruzeiros Marítimos!

 

 

 

 

 

 

 

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TEMPORADA 2014/2015 DE CRUZEIROS MARÍTIMOS TEVE INÍCIO EM NOVEMBRO

A temporada de Cruzeiros Marítimos 2014/2015 teve início no mês de novembro do ano passado e terá, até abril deste ano, a presença de 10 navios no litoral do país. A expectativa da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é de que 640 mil cruzeiristas aproveitem 239 roteiros de viagens.

A oferta será 1,23% menor se comparada aos 648 mil leitos disponíveis na temporada 2013/2014. O número de roteiros, no entanto, cresceu quase 4% na comparação com a última estação de navios no país.

Nesta temporada, os Cruzeiros Marítimos nacionais na costa do país, são: Costa Favolosa, Costa Pacifica; MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Preziosa; Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign, Pullmantur Zenith; Splendour of the Seas (Royal Caribbean).

 

 TEMPORADA 2013/2014 TRANSPORTA QUASE 600 MIL TURISTAS

A temporada de Cruzeiros Marítimos 2013/2014 terminou no último mês de abril. De acordo com a CLIA BRASIL, os 11 transatlânticos que percorreram a costa brasileira transportaram 596.532 cruzeiristas. Foram 230 atracações em 15 portos nacionais ao longo de cinco meses.


OS CRUZEIROS MARÍTIMOS SÃO BONS PARA QUEM?

 ECONOMIAO Perfil E Impacto Econômico Dos Cruzeiros Marítimos, uma pesquisa encomendada pela CLIA BRASIL à Fundação Getúlio Vargas – FGV, durante a temporada 2013/2014, mostra alguns números da atividade no país.

 

Os Cruzeiros Marítimos levam benefícios econômicos às regiões e cidades de escala. Além dos gastos de turistas e tripulantes, muitos dos insumos adquiridos para a operação do navio são nacionais, como bebidas, frutas, alimentos básicos, entre outros.

De acordo com a segunda edição do Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da CLIA (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), a movimentação econômica total (impactos diretos e indiretos das armadoras e dos cruzeiristas e tripulantes) foi de R$ 1,15 bilhão durante a temporada 2013/2014 (iniciada em novembro de 2013 e finalizada em abril de 2014).

Desse total, R$ 693 milhões são despesas das armadoras com suprimentos, custos portuários, combustíveis, alimentos e bebidas, água e lixo, marketing, excursões e despesas de escritório. O restante – R$ 455 milhões – se refere aos gastos totais que os 596 mil cruzeiristas e os cerca de 2.600 tripulantes movimentaram durante a temporada. O maior volume de gastos se divide entre comércio varejista (souvenires e presentes em geral), alimentos e bebidas, transporte e passeios turísticos.

Além disso, as companhias marítimas pagam altas taxas para utilização da infraestrutura portuária e local. E, ao longo da cadeia de funcionamento da atividade, pagam todos os impostos a que a atividade está sujeita.

Os benefícios e impactos dos Cruzeiros se fazem sentir também de forma indireta. Ao construir uma imagem positiva dos destinos, os Cruzeiros despertam o interesse e a atenção de investidores que passam a enxergar, nas regiões, ótimas oportunidades de investimento.

Na temporada 2010/2011, quando a CLIA BRASIL encomendou o primeiro estudo à FGV, os impactos totais (diretos e indiretos das armadoras e dos cruzeiristas) foram de R$1,4 bilhão, sendo R$ 791,6 milhões gerados pelos gastos das armadoras com compras de suprimentos, custos portuários e combustíveis, e R$ 522,5 milhões gerados pelos gastos dos cruzeiristas nos portos de embarque/desembarque e de trânsito, e mais R$ 102,1 milhões de gastos das armadoras com marketing, excursões e despesas de escritório. A queda, de 17,85%, é reflexo da diminuição no número de navios que vêm ao litoral do país.

IMPACTO

 EMPREGOImportantes impactos na criação de postos de trabalho foram gerados pelos gastos das armadoras e dos cruzeiristas, tanto dentro dos navios como na cadeia produtiva movimentada pelos cruzeiristas nas cidades portuárias e pelas armadoras em diferentes cidades do país (portuárias e não-portuárias).

O setor de cruzeiros marítimos gerou, na temporada 2013/2014, aproximadamente 15.465 postos de trabalho na economia brasileira, o que representou um resultado 25,1% inferior ao apurado em 2010/2011, sendo 2.591 tripulantes dos navios (-53,8%) e 12.874 gerados, de forma direta e indireta (-14,4%), pelos gastos dos turistas nas cidades portuárias de embarque/desembarque e visitadas, além dos gerados na cadeia produtiva de apoio ao setor.

DESTINO

  • Fomento às economias regionais – O movimento de pessoas nos destinos alavanca as economias locais, influindo diretamente na expansão dos negócios ligados ao turismo, abrindo oportunidades de emprego e fontes de renda e propiciando a melhoria da infraestrutura de serviços. Entre os setores mais beneficiados estão restaurantes, bares, lojas, serviços de receptivo e taxistas.
  • Excelente forma de promoção dos lugares – Os Cruzeiros funcionam como suporte promocional dos destinos, tendo em vista a massificação nacional e internacional das opções à disposição do turista. E, para garantirem imagem de qualidade, os pontos de destino se esforçam para reforçar seus diferenciais competitivos. As regiões são “vendidas” tanto pelos navios de longo curso (internacionais) quanto pelos Cruzeiros de Cabotagem (domésticos), por conta do interesse e da atenção despertados por cidades e Estados.
  • Equilíbrio do fluxo turístico na alta temporada – Os Cruzeiros contribuem para absorver o excesso de demanda por ocasião da alta temporada, quando os meios de hospedagem estão com suas capacidades esgotadas.
  • Visitas com mínimo impacto a locais restritos e áreas preservadas – Os Cruzeiros permitem visitas a lugares ecologicamente preservados, portanto, sem necessidade de aparatos e intervenções que venham a prejudicar paraísos e santuários naturais. Colaboram para a conservação das regiões de acesso restrito. Os navios, por seu lado, são certificados com ISO’s, participam de programas globais de preservação ambiental e trabalham em parceria com ONG’s e entidades ecológicas internacionais. Possuem, ainda, programas próprios de proteção ambiental e de alta tecnologia para processamento de lixo e resíduos de bordo, obedecendo às normas internacionais e garantindo a proteção do meio em que trabalham.
  • Expansão do consumo – Turistas e tripulantes são grandes consumidores de produtos e serviços regionais, uma vez que o curto período de permanência nos destinos obriga o turista a realizar neles os seus gastos.

 

Dos mais de 596 mil hóspedes que embarcaram em viagens de navio na última temporada de Cruzeiros Marítimos pelo país, que teve início em novembro de 2013 e término em abril deste ano, 88,8% mostraram intenção em realizar nova viagem nessa modalidade turística.

 

  • Desses, 26,5% escolheriam a costa brasileira como destino de sua próxima viagem; 28,8% optariam por destinos internacionais; e 33,5% afirmaram que elegeriam ambos: destinos nacionais e/ou fora do Brasil.

 

Os dados também fazem parte do levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos). A pesquisa ainda mostra que 61,1% dos turistas estavam em sua primeira viagem de navio, 85,1% desceram nas cidades-escala e 82,8% pretendem retornar ao destino, numa próxima viagem, para conhecê-lo melhor.

 

 TURISTASO Cruzeiro Marítimo é uma das mais completas modalidades de lazer para os turistas.

Comodidade – Os turistas entram no navio e deixam de lado a preocupação com escolha de hoteis, embarques e desembarques em aeroportos e traslados. Encontram um apreciável conjunto de atividades de lazer e amenidades, como apresentações teatrais diárias; músicos e DJs todas as noites em diversos bares e discotecas; cinco refeições diárias, de alta qualidade e com alguns restaurantes abertos 24 horas; aulas de dança, artes variadas, decoração, culinária, ginástica, entre muitas outras atividades e facilidades.

  • Conforto – O navio oferece estrutura de lazer e serviços de alto nível e ambiente requintado. Além da imensa plataforma de serviço / entretenimento / atividades e da espetacular estrutura dos navios, os armadores realizam alto investimento na qualidade dos serviços, na operação e nos treinamentos e capacitação das equipes de seus navios.
  • Custos acessíveis – Os Cruzeiros Marítimos, principalmente os roteiros mais curtos, são muito atraentes e acessíveis.
  • Diversidade de paisagens – Numa mesma viagem, os turistas se deparam com uma gama de destinos oferecidos pela facilidade do acesso por navio.
  • Riqueza cultural / Exotismo – Lugares exóticos, praias paradisíacas, centros históricos e marcos culturais constituem um acervo incomparável de riquezas ao qual o turista tem acesso em um Cruzeiro.
  • Segurança – O ambiente do navio é cercado de segurança por todos os lados e todo o setor de Cruzeiros Marítimos se compromete, sempre em primeiro lugar, por preservar e maximizar a segurança de todos os hóspedes e tripulantes. Ademais, os navios obedecem a rígidas regras, controles e imposições de segurança determinadas por organismos internacionais.
  • Culturas diferentes – A pluralidade étnico-cultural é um vetor a mais na trajetória dos Cruzeiros, contribuindo para a elevação do padrão cultural dos viajantes.
  • Maior qualidade – Menor risco, mais conforto e qualidade insuperável da infraestrutura de serviços conferem aos Cruzeiros uma vantagem insuperável.
  • O sonho realizado – A resposta mais recorrente sobre as expectativas atendidas pelos Cruzeiros tem sido esta: “realizei um sonho”.

OPERAÇÕESPara operadoras e agências de viagens, a venda de Cruzeiros – tanto no Brasil quanto em outros países – pode significar novos nichos de mercado, além de:

 

  • Novos produtos e maiores lucros – Os navios constituem novas fontes de receitas e as Operadoras de Cruzeiros estão entre as que melhor remuneram as agências de viagens.
  • Pacotes integrados e produtos turísticos de maior qualidade – Os turistas de Cruzeiros Marítimos podem ampliar as vendas de passagens, transporte até o porto, diária em hoteis durante o deslocamento, seguros e outros tantos serviços turísticos.
  • Mais demandas por viagens – A expansão do setor de Cruzeiros absorverá novos contingentes no mercado consumidor. Os turistas que costumam viajar com frequência para o exterior são potenciais consumidores do mercado de Cruzeiros. Da mesma forma, aqueles que preferem viajar frequentemente pelo Brasil são potenciais consumidores dos Cruzeiros.
  • Cultura do retorno – Quem conhece um paraíso tropical volta para casa com o compromisso de breve retorno. A visita rápida aos destinos funciona como apelo para conhecer o local com mais tempo. Com esse ciclo, a agência de viagens será novamente acionada.

 

 

 

ASSOCIADOS CLIA BRASIL

 

Grupo Costa Cruzeiros – www.costacruzeiros.com.br

MSC Cruzeiros – www.msccruzeiros.com.br

Pullmantur – www.pullmantur.com.br

Royal Caribbean – www.royalcaribbean.com.br

 

Agaxtur – www.agaxtur.com.br

Ancoradouro Viagens – www.ancoradouroviagens.com.br

Blue Sea Cruises – www.bluesea.com.br

CVC – www.cvc.com.br

Danan – www.novaairtour.com.br

Discover Cruises – www.discovercruises.com.br

Firstar – www.firstar.tur.br

Maritimos – www.maritimos.com.br

Nascimento Turismo – www.nascimento.com.br

Navigare – www.navigare.tur.br

Pier 1 – www.pier1.com.br

Qualitours – www.qualitours.com.br

Queensberry – www.queensberry.com.br