Pesquisa aponta crescimento de 67% na taxa de ocupação hoteleira

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA
O ano de 2022 vem marcando a forte retomada da hotelaria no país. Dados da Pesquisa do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontaram um crescimento na taxa de ocupação hoteleira de 67,7% no acumulado do ano (jan a set), chegando a quase 60% dos leitos ocupados. O destaque vai para as regiões Sul e Sudeste do país que apresentaram alta superior ao índice nacional, chegando a uma movimentação 70,6% e 77,4%, respectivamente, maior do que o mesmo período do ano passado.

O levantamento também analisou a ocupação hoteleira de algumas cidades do país entre os meses de janeiro e setembro. Entre os principais municípios visitados foram observadas altas entre 27,5% em Vitória e 169,8% em Campinas. Foram destaques também as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, que apresentam percentuais acima de 70%. Quando observado somente o mês de setembro, o segmento teve uma alta de 26,1% no Brasil, ultrapassando a marca de 62% das unidades habitacionais (UH) ocupadas. As regiões Norte e Nordeste apresentaram as maiores taxas de ocupação no mês, atingindo 67,3% e 64,1% de ocupação respectivamente. Em três anos o setor cresceu consideravelmente, os dados mostram que, em 2019, foi registrado 61,4% na taxa de ocupação, um aumento de aproximadamente 10%. A pesquisa contou com a participação de 506 hotéis de redes associadas à entidade, responsáveis pela oferta de 75.842 unidades habitacionais (UHs).

TURISTAS INTERNACIONAIS

Um levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur, junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), revelou que 718 mil passagens aéreas para o Brasil já foram compradas para o período entre dezembro de 2022 e março de 2023. O número de bilhetes foi registrado até a segunda quinzena de outubro de 2022. Outro dado importante para comprovar a recuperação do turismo internacional no Brasil é apontado pela FowardKeys — empresa líder em viagens e análises e parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Conforme o levantamento, considerando as passagens compradas para o Brasil até o começo de outubro, os números de 2022 estão apenas 5,3% abaixo dos registrados em 2019. Somente nos primeiros nove meses do ano, cerca de 1,8 milhão de viajantes do mundo inteiro desembarcaram no Brasil com visto de turista ou em viagem a turismo, de acordo com dados da Polícia Federal. O número é mais que o dobro do registrado em todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros visitaram o país.

VIAGENS PROMO

Viajei como amigo Lauro Fabiano Borges, Executivo de Vendas da ViagensPromo em Santa Catarina, que informou-me do lançamento de uma campanha de vendas na qual o passageiro que comprar a partir de sete noites para a Serra Gaúcha terá o voo fretado para Porto Alegre gratuito. A facilidade já está em vigor e ficará disponível enquanto a BlackPromo perdurar. Os embarques ocorrerão em março de 2023. O anúncio aconteceu antes do início do Festuris 2022 e em meio ao famtour com 150 agentes de viagens que a operadora está realizando na Serra Gaúcha. Cabe informar que o fretamento da ViagensPromo sai do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (GRU) em direção ao Aeroporto Salgado Filho (POA), na capital do estado, de domingo a domingo. É apenas um dos 20 voos semanais fretados que a ViagensPromo vai operar para grandes destinos por todo o Brasil. É o caso de Porto Seguro, Maceió e João Pessoa. E a expectativa é de casa cheia, ou melhor, de voos cheios. Confira os voos: VOOS FRETADOS DE SÃO PAULO; VOOS FRETADOS DE BRASÍLIA; VOOS FRETADOS DE CAMPO GRANDE; VOOS FRETADOS DE PORTO ALEGRE; VOOS FRETADOS DE BELO HORIZONTE.

FANTUR BROKER TURISMO

Falando nisso, cerca de 150 agentes de viagens dos mercados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão conhecendo os atrativos da Serra Gaúcha nesta semana. A Operadora Viagens Promo, de São Paulo, em parceria com a Brocker Turismo, está promovendo a vinda destes agentes para uma imersão em produtos turísticos na região. Em maio de 2022 foi realizado um evento, em São Paulo, onde aconteceu o lançamento deste fretamento para a serra gaúcha, que receberá, a partir de 06 de novembro (até março de 2023), todos os domingos, voos fretados para o Rio Grande do Sul, com destino para a Serra Gaúcha. Cada voo contará com 180 lugares, potencializando ainda mais o turismo e a economia da região. “Há muitos anos a Serra Gaúcha não recebe fretamentos, estamos oferecendo aos nossos passageiros as melhores atrações turísticas e experiências da nossa região! São 8 dias e 7 noites de muita programação que contará com um incremento econômico através desta ação”, afirma Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.

Os agentes de turismo terão a oportunidade de conhecer os principais produtos da Brocker Turismo e dos parceiros, que estão apoiando localmente a vinda deles até o dia 06 de novembro, entre eles, o Pé da Cascata Explorer, Bustour, Bustour Illumination Show, Espetáculos do Natal Luz e Sonho de Natal, diversos Parques e atrativos e a gastronomia regional. De acordo com a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, essa aproximação com o trade turístico, agentes e operadoras é muito importante para o desenvolvimento da região. “O poder público está muito feliz em participar desta ação, apresentando o que temos de melhor na região”, destaca. PARA CONFERIR TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO AQUI NO NATAL LUIZ, CLIQUE AQUI E CONFIRA.
VIAGENS CORPORATIVAS

O setor de viagens corporativas manteve seu ritmo de recuperação e fechou o terceiro trimestre de 2022 com um faturamento de R$ 3,3 bilhões, 11,6% superior ao mesmo período de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Nove dos 11 segmentos pesquisados no mercado superaram seus desempenhos quando comparados com 2019. O destaque do mês de setembro foi o segmento aéreo, que faturou R$ 788 milhões, 65,86% do total da receita do setor, acima 22,32% em relação ao valor obtido em setembro de 2019. Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, declara que “O segmento aéreo internacional começa a consolidar uma recuperação também. Embora alguns destinos ainda estejam com oferta razoavelmente menor, enquanto tivemos no 2º tri 2022, uma queda de 35% em relação a bilhetes emitidos no mesmo período de 2019, o 3º tri 2022 já apontou um distanciamento bem menor (-27%), refletindo essa recuperação”.
