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Única corretora especializada em seguros para o setor de hospitalidade do Brasil pretende alcançar 12% de participação de mercado até 2026

Novidade será lançada no dia 16 de outubro oferecendo portfólio com as melhores seguradoras do mercado, concierge de seguros e soluções sob medida para cada tipo de negócio

O mercado de seguro empresarial hoteleiro no Brasil está crescendo a um ritmo acelerado, à medida que a indústria hoteleira se torna cada vez mais importante na economia do país. De acordo com um relatório da Confederação Nacional de Hotéis, Restaurantes e Bares (CNTUR), o mercado de seguro empresarial hoteleiro no Brasil está estimado em R$ 5 bilhões em 2023. O relatório prevê que o mercado continuará crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 6,5% entre 2023 e 2028.

O crescimento do mercado está sendo impulsionado por uma série de fatores, incluindo o aumento do número de turistas estrangeiros no Brasil, a expansão da indústria hoteleira em cidades secundárias e o aumento da conscientização sobre os riscos enfrentados pelas empresas hoteleiras.

Apoiado nesse cenário, o Solys Group, que reúne cerca de 30 anos de experiência no mercado hoteleiro, lança a Hoteys Seguros, a única corretora especializada em seguros para o segmento de hospitalidade do Brasil.

De acordo com Rogério Tavares, sócio fundador da Hoteys Seguros, o mercado de hospitalidade tem que ser atendido por quem entende do segmento. “O seguro empresarial hoteleiro, que é obrigatório, tem as suas particularidades e precisa de um especialista para manter o patrimônio, funcionários e hóspedes seguros. Em função da nossa experiência no segmento, criamos coberturas específicas por tipo de hotel. A Hoteys Seguros vai oferecer soluções confiáveis e sob medida atendendo às necessidades de cada tipo de negócio, entre eles: Hotéis de Convenções, Hotéis Econômicos, Retrofits de Hotéis, Redes Hoteleiras, Pousadas, Hotéis Business, Hotéis Boutiques e Resorts. Cada um deles têm estruturas e hóspedes com diferentes anseios e expectativas, e é necessário adequar este produto para o público corretamente”, antecipa.

A novidade, que chega ao mercado brasileiro no dia 16 de outubro, terá a figura do Concierge de Seguros, que irá atender a cada um dos clientes de forma consultiva. “A proposta é que durante a necessidade de contratar o seguro, o concierge não tenha como foco vender o produto, e sim ser um consultor para oferecer a melhor condição ao hoteleiro e orientar para realizar as melhores coberturas”, detalha Tavares. “Nossos outros diferenciais contemplam uma experiência de 28 anos no segmento de hospitalidade, portfólio com as melhores seguradoras do mercado e soluções sob medida para cada tipo de negócio”.

Segundo o executivo, a Hoteys Seguros foi bastante seletiva ao direcionar seus produtos para seguradoras especialistas em suas respectivas áreas de atuação, como seguro empresarial, vida capital global, seguro hóspedes e Responsabilidade Civil. Até o momento, as parcerias foram realizadas com as seguradoras HDI, Centauro-ON, Icatu, Zurich, Excelsior, MAPFRE, SulAmérica e Sompo. “Nossas parceiras são ideais porque priorizam a rapidez – tanto nas cotações quanto no atendimento de sinistros”, reforça.

De acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH), realizada pelo IBGE, o Brasil conta com mais de 30 mil estabelecimentos de hotelaria. “Estamos nos estruturando para que em 2026 tenhamos uma participação de 12% desse mercado”, revela Rogério Tavares.

O custo do seguro empresarial hoteleiro varia de acordo com o tamanho e o tipo do hotel, bem como o nível de cobertura desejado. No entanto, em geral, o seguro empresarial hoteleiro é um investimento relativamente acessível que pode ajudar a proteger o hotel contra danos financeiros significativosOs empreendimentos que não possuem o Seguro, no caso de um sinistro, poderão perder o patrimônio em função do prejuízo e o desembolso para atender as ocorrências para o restabelecimento do patrimônio, funcionários e hóspedes”, alerta Rogério.

Para o sócio fundador da Hoteys Seguros, cada tipo de hotel tem as suas necessidades específicas. “Um hotel de lazer tem que avaliar em função das suas atividades recreativas qual é o valor adequado para responsabilidade civil, já um hotel de Convenção tem que fazer seguro de alimentos e bebidas em ambiente frigorífico e Hotéis que terceirizam as suas áreas de Alimentos e Bebidas é necessário fazer um Seguro específico”, diz. “Os hotéis que possuem alvará do corpo de bombeiro, brigada de incêndio, programa de manutenção preventiva e plano de contingência são contemplados com condições especiais”, destaca o especialista que reúne cerca de 30 anos de experiência no setor.