Matérias

Rio Grande do Norte convida operadoras de receptivo internacional e associações de segmentos turísticos a “caçar pôr do sol” pelo estado.

O Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur/RN) vão promover um famtour inédito, com as principais associações de turismo e operadoras de receptivo internacional que atuam no Brasil. Intitulado “Caçadores do Pôr do Sol”, a ação acontece entre os dias 8 e 16 de novembro e vai contemplar capital e Litoral Norte do estado, percorrendo os municípios de São Miguel do Gostoso, Maxaranguape, Galinhos, Touros, Rio do Fogo e Natal.

O roteiro foi pensado para atender as expectativas dos turistas internacionais segmentados, que estão cada vez mais buscando por experiências em suas viagens. “Os viajantes estão se desprendendo das viagens somente para visitar atrações turísticas e buscando vivências únicas nos destinos. Eles querem conhecer a cultura, se envolver com as comunidades locais e ter uma experiência exclusiva”, explicou Bruno Reis, diretor da Emprotur, responsável pela idealização da estratégia.

Os nove participantes terão a oportunidade de experienciar diversos segmentos como o tradicional Sol e Praia, em uma nova perspectiva, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, o Turismo de Base Comunitária, o Turismo Cultural e o Turismo de Luxo. Setores em que o destino Rio Grande do Norte tem enorme potencial e busca se reposicionar com a finalidade de prospectar outros perfis de viajantes. 

Um dos grandes momentos do famtour, é a participação dos operadores na  6ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso, um evento que faz parte do calendário cultural do estado. Na ocasião, uma sala de cinema ao ar livre é montada na Praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso, onde acontecem as sessões da Mostra Competitiva, com 650 cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 5.1, a sala oferece uma experiência imersiva como a de um cinema de alta tecnologia. 

“O Rio Grande do Norte já se consolidou no turismo tradicional. Agora vamos inserir o RN no portfólio de vendas dos grandes operadores de turismo do mundo, nosso objetivo é que os turistas possam contemplar o pôr do sol no RN, ficando um dia a mais nos destinos, prolongando sua estada, fomentando a economia local e criando novas oportunidades”, concluiu Reis.

A ação ainda vai levar os operadores a conhecer alguns dos principais empreendimentos do estado, como hotéis, restaurantes, centros para eventos e espaços voltados para a prática de esportes. Para encerrar as atividades, uma rodada de negócios pretende aproximar os operadores dos empresários locais, vislumbrando prósperas ações futuras que devem se desenvolver após o famour.

A iniciativa também conta com o apoio do Sebrae/RN por meio do projeto investe turismo, prefeituras municipais e o engajamento do trade turístico do estado.