Matérias

FBHA comemora 60 anos em Brasília

A FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) completa 60 anos de atuação em 2015. Para celebrar a data, a entidade promoveu um concorrido jantar na noite desta quarta-feira, em Brasília. O encontro contou com a presença de líderes do trade turístico, parlamentares e autoridades, como o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e o secretario de Políticas do Ministério do Turismo, Júnior Coimbra, que representou o ministro Henrique Alves no evento.

O anfitrião da noite, o presidente da FBHA Alexandre Sampaio considera uma honra ocupar o cargo em uma data tão importante, mas não deixou de exaltar o trabalho de seus antecessores, entre eles, Norton Lenhart que foi um dos homenageados da noite em que coincidentemente, comemorava seu aniversário.

Apesar de fazer um discurso com tom descontraído, Sampaio não deixou de salientar os desafios do setor, especialmente, no atual momento econômico que o país atravessa e lembrou as dificuldades para consolidar a Federação que hoje conta com 66 sindicatos filiados em todo o Brasil. “Os números mostram a força desse setor que gera 3,5 milhões de empregos diretos e formais. A federação enfrentou dificuldades ao longo dos anos e esteve à frente das principais lutas do turismo”, disse.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias destacou a representatividade da federação no país e a importância do turismo para o Brasil enfrentar esse momento econômico turbulento. “Para superarmos esse momento, é importante um salto na geração de renda e empregos e permitir que os avanços conquistados continuem, especialmente, na área de turismo”, defendeu.

De acordo com o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Alex Manente o turismo é fundamental no enfrentamento de crises e para alavancar a economia. O deputado tem trabalhado na Casa com a meta de aprovar a Lei de Fomento ao Turismo, nos mesmos moldes de outros setores como a Cultura.

“Os parlamentares de diversos partidos seja de oposição ou não, estão convencidos da importância do turismo. A crise pode despertar oportunidades e o turismo é a ferramenta certa. É muito importante a congregação do turismo através da união entre rede hoteleira e de alimentação fora do lar com toda a cadeia do setor”, disse.

Alex Manente foi um dos homenageados da noite pela FBHA pelos serviços prestados ao setor no Congresso Nacional. A federação também premiou o deputado César Halum, presidente da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria e os sindicalistas Júlio Cunha e Marco Antônio de Oliveira, que tiveram passagens marcantes pela FBHA.

Nesta quinta-feira, a FBHA realizará Reunião de Conselho também em Brasília, na sede da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Os conselheiros também terão a oportunidade de conhecer a nova sede da federação, localizada no Setor Hoteleiro Norte na capital federal.

A FBHA foi fundada em 23 de setembro de 1955, no Rio de Janeiro e tem como missão a coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria de hospedagem e alimentação fora do lar. A entidade representa cerca de 940 mil estabelecimentos hoteleiros e de gastronomia, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.