Matérias,  Turismo e Eventos

Como foi o Salão MICE ABEOC Brasil no Festuris‏

 

Salão MICE ABEOC Brasil no Festuris promove palestras, homenagens e posse da diretoria social

No Salão Mice ABEOC Brasil, do Festival de Turismo de Gramado, nos dias 6 e 7 de novembro, pelo menos três temas chamaram a atenção do público que circulava pela Feira de Negócios: o da “Proteção às Marcas”, abordado por Morgana Andrade, do Departamento de Proteção às Marcas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Comitê Rio 2016); “Avaliando o valor e os resultados do seu evento, porquê e como medir o ROI (Return on Investments)”, pelo professor Osiris Marques, da Universidade Federal Fluminense e “Eventos: nichos, tendências e inovações”, abordado pela presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.

Marcas

“É preciso que as pessoas e empresas que querem divulgar produtos e serviços entendam que o direito às marcas é dos patrocinadores. Só assim os eventos continuarão recebendo investimentos”, afirmou Morgana Andrade. Utilizar as marcas dos jogos só poderá ocorrer em casos específicos e em acordo com o Comitê e seus parceiros oficiais. Proteger a propriedade das marcas é um desafio para o Comitê. Por isso, está empenhado em divulgar por todo o País o que é permitido ou não relativo ao uso das marcas protegidas.

Valor e Resultado

Avaliar o sucesso de um evento é mais complexo do que se imagina, principalmente no que se refere aos resultados intangíveis. O professor Osiris, porém, explica como a metodologia ROI pode auxiliar nesse sentido. É a partir desta medida de rentabilidade que será possível saber qual o retorno obtido diante do que foi investido em determinado evento. Para ele, um evento de sucesso precisa criar valor para os participantes, organizadores, patrocinadores e demais stakeholders. Influencia uma mudança de comportamentos em relação à empresa, atitudes, aumento de vendas, entre outros, refletindo no aumento da rentabilidade.

Salão Mice ABEOC, do Festival de Turismo de Gramado

Tendências

Criativos, com formatos diferenciados e sustentáveis são as tendências dos eventos no Brasil. O setor eventos movimenta hoje mais de R$ 209 bilhões ao ano, mas para driblar os impactos da crise, as empresas devem ser inovadoras e estar atentas às oportunidades do cenário econômico.

Em sua palestra, a presidente da ABEOC Brasil disse que “as Olimpíadas de 2016 serão uma grande oportunidade para os eventos, que possuem um valor agregado alto. Nós, da ABEOC Brasil, estamos trabalhando para realizar junto aos jornalistas internacionais a divulgação dos atrativos turísticos e potencialidades do nosso país”, destacou.

Conforme pesquisa realizada pela ABEOC Brasil e o SEBRAE nacional, em 2013 foram realizados 590 mil eventos no país, nos quais foram recolhidos um total de R$ 48 bilhões de impostos. A indústria de eventos representa 4,32% do PIB do Brasil. “Não somos figurantes, somos protagonistas”, finalizou Ana Cláudia.

Posse da diretoria de Eventos Sociais

O vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, Maurício Cavichion, formalizou no Salão MICE a posse da nova diretoria de Eventos Sociais da entidade, no dia 6/11.

Marcelo Sommer, Vice-presidente ABEOC Brasil Maurício  Cavichion, Graça Kurylo, Cláudia Saueressing.

Marcelo Sommer, Maurício Cavichion (Vice-presidente ABEOC Brasil), Graça Kurylo, Cláudia Saueressing e Dionathan Santos.

Cavichion fez um gesto simbólico, passando uma chave, que representa portas abertas da ABEOC, à empresária Graça Kurylo, que irá capitanear a equipe composta por Cláudia Saueressing, Marcelo Sommer, Daniel Both e Dionathan Santos. O papel da diretoria será desenvolver atividades no sentido de estabelecer parcerias e gerar novos negócios no mercado de festas e cerimônias.

 

Troféu Protagonistas

Em reunião-almoço com o trade turístico do Brasil e do exterior, promovida em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nesta sexta-feira (6/11), no Grande Hotel Canela, em Canela (RS), a Associação Brasileira das Empresas de Eventos – ABEOC Brasil e ABEOC RS prestaram homenagens a personalidades que contribuíram de maneira significativa com o setor de turismo e eventos em âmbito regional, nacional e internacional.

Homenageados “Troféu Protagonista” 2015

Foram homenageados com o “Troféu Protagonista”, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz; o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – FNHRBS, Alexandre Sampaio; o diretor de Turismo da Secretaria Estadual de Turismo , Esporte e Lazer (RS), Abdon Barretto Filho; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino de Araújo Cardoso Filho; o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz e o jornalista Ilton Muller. O presidente da ABEOC no Rio Grande do Sul, Maurício Cavichion, também recebeu homenagem da ABIH, com o “Troféu Amigos dos Hoteleiros”.

 

Assessoria de Comunicação ABEOC BRASIL – Associação Brasileira de Empresas de Eventos

Sede Nacional: 
Rua Ernesto da Fontoura, 578, bairro São Geraldo – Porto Alegre, RS. CEP 90230-090. Fone/fax: (51) 3085-0578.

Email: imprensa@abeoc.org.br

www.abeoc.org.br
twitter.com/abeocbrasil
facebook.com/abeocbrasil