Cliente fiel de uma única marca tende a diminuir, diz o empresário Luigi Rotunno
Luigi Rotunno – Divulgação
Principal palestrante do evento Café com Informação, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), nesta terça-feira, 13, no Hotel Portobello, em Salvador, o empresário de Luigi Rotunno fez uma análise sobre o novo perfil do hóspede. Presidente da Associação Brasileira de Resorts Brasil (ABR), entidade que reúne 50 associados de 14 estados do país, Rotunno ressaltou que o cliente fiel a uma única marca tende a diminuir. O cliente de hoje, assinalou, procura outras experiências de hospedagem, hotéis temáticos ou que tenham algum serviço diferenciado, como o café da manhã.
Especialista em marketing digital, Luigi, que também é diretor do La Torre Resort, em Porto Seguro, falou sobre as dificuldades do turismo em Salvador. “O grande problema da capital baiana é o marketing, a venda do seu produto, aliado à grande quantidade de notícias ruins que circulam na rede, muitas delas vinda de nós mesmos (empresários do turismo)”. E destacou que o público quer se relacionar com notícias positivas. “Ninguém vai num restaurante que todos dizem ter comida ruim”, compara.
Rotunno lembrou que o hoteleiro vende felicidade, um momento mágico para os hóspedes. “Por isso temos que cuidar da marca. Tomar conta do próprio destino”. E foi enfático ao falar sobre o governo, como entidade. O relacionamento com o governo é um freio para o turismo por conta da sua burocracia, assinalou.
O Café com Informação também contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, que falou sobre o Road Show que será realizado, em parceria com a ABIH-BA, para mais de 300 operadores e agentes de turismo das seis principais cidades emissoras de visitantes para Salvador, com início previsto para o dia 26 de setembro. O gerente comercial regional da Avianca, Jaime Rocha, presente no café, fez uma breve apresentação da empresa e os destinos por ela operados. Na Bahia, a Avianca opera 20 voos para seis capitais brasileiras, além de Ilhéus, no interior baiano.