Braztoa,  Matérias

“A mudança é a única certeza a considerar”, Mônica Samia, CEO da Braztoa

Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentaram importantes discussões para o segmento

Clique aqui para baixar imagens.

Acima um dos primeiros depoimentos que abriram o segundo dia do Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura com “café com prosa”, sequenciado por uma discussões o segmento. O tema Inovação de Serviços em ambientes de mudança, trouxe um papo entre Marco Ferraz, da CLIA/Abremar, e Mônica Samia, CEO da Braztoa.

“A mudança é a única certeza a considerar”, disse Mônica, de encontro ao grande tema do Congresso, que ainda enfatizou que não são apenas mudanças no funcionamento das atividades que farão a diferença, mas, sim, na estrutura do negócio. “Temos que rever todos os modelos de gestão buscando o desenvolvimento e sucesso do negócio. Afinal o consumidor está em constante transformação, também, então não tem como ficarmos parados”, completou.

Na discussão anterior o presidente ABETA, Evandro Schütz, liderou o painel sobre Estratégias para o Turismo de natureza: um olhar para além do horizonte, ao lado do vice-presidente, Luiz Del Vigna, Rodolfo Koeppel, Fundador Instituto Trilhas de Cultura ­ (ITC), e Rafael Filismino, Coordenador Geral de Estruturação de produtos EMBRATUR.

Ao ser questionado sobre estratégias para o turismo no país e como enfrentar a crise, Rafael enfatizou o capital humano como benefícios do segmento que favorece o turismo nesses períodos. “O turismo não dispensa capital humano. Todas as pessoas fazem parte do atrativo turístico, por isso o turismo de natureza e de aventura são tão importantes estrategicamente para nosso país”, afirmou Rafael.

ABETA, Sebrae e o fomento do turismo pelo Brasil

Maior patrocinador da ABETA na realização deste evento, o SEBRAE foi representado por Philippe Figueiredo, que reforçou o caráter do Congresso e a força do Ecoturismo e Turismo de Aventura. Ele destacou o papel da entidade e também o engajamento dos participantes.

“É uma imensa satisfação estar presente e colaborar com um evento com a importância deste aqui. Está sendo um sucesso em todos os sentidos. Novas lideranças ao mesmo tempo que temos empresários começando no segmento. Ou seja, é uma valorização muito grande em todo o nosso setor”, disse ele.

Outra presença ilustre foi Maria de Lourdes das Neves, a prefeita de Gonçalves-MG, chamada por Evandro ao palco para dar o seu depoimento sobre ações futuras para a região e sua parceria com a entidade.

“Estar aqui para mim é um prazer enorme. Ver de perto o que está acontecendo em termos de organização e gestão do turismo de aventura e ecoturismo no Brasil é um verdadeiro aprendizado para todos nós. Eu, particularmente, pretendo levar estes conhecimentos e implementar políticas que possam desenvolver a região de Gonçalves”, disse.

Uma “palhinha” do Turismo de Aventura

Ao longo do primeiro dia de evento, domingo, 27, todos os participantes, entre empresários jornalistas e apaixonados pela vida ao ar livre, puderam conhecer e praticar o Turismo de Aventura na cidade de Socorro.

O evento foi aberto no Parque dos Sonhos, um dos associados ABETA, referência para o turismo no interior de São Paulo, nacional e internacionalmente, sob gestão do empresário José Fernandes Franco.

Após uma apresentação do espaço e sua história, José Fernandes levou o grupo para conferir de perto as instalações e atividades praticadas em seu parque. Desde o rafting, passando pela cavalgada até a tirolesa, todas as atividades oferecidas são acessíveis a todas as pessoas. Foi um ótimo momento de descontração e aprendizado, mostrando qual é a cara do congresso.

O Congresso Técnico de Ecoturismo e Turismo de Aventura tem patrocínio do SEBRAE, e apoio da FBHA, ABROTUR, APRECESP, das Secretarias do Turismo de Brotas/SP, de Socorro/SP e de Três Coroas/RS.