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62º Fórum Abav-SP discute papel da entidade junto aos associados

Marcos Balsamão presidente da ABAV-SP, Renato Melo diretor executico da ABAV-SP e Edmar Bull presidente da ABAV Nacional  – Divulgação

Cerca de 50 convidados, entre agentes de viagens, dirigentes e imprensa participaram do evento realizado na sede da Abav Nacional, na manhã de terça-feira, 19. Depois de abrir a sessão, o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão, reiterou os esforços que vem fazendo para tornar a entidade mais próxima dos associados e vice-versa. “A Abav-SP precisa de vocês para se fortalecer e contribuir para a solução de problemas que são comuns a todos”, pontuou Balsamão.

Antes do debate baseado no mote ‘Presidente por um dia’, o presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, fez uma breve apresentação das conquistas da sua gestão, passando pelo programa ‘Abav Portas Abertas’ e chegando aos preparativos que cercam a 44ª Abav Expo, entre 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. “O grande foco da Abav Nacional são as Abavs estaduais. Estamos implantando ferramentas e procedimentos para revitalizar toda a capilaridade do Sistema Abav”, diz Bull.

Problemas e soluções

A participação livre dos convidados teve a mediação do diretor executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe, que acumula larga experiência no setor de viagens e turismo, incluindo mais de 20 anos de atuação em companhias aéreas. Pedro Morad, diretor da Mundo Color, de Sorocaba, levantou a questão da informalidade e o agenciamento de viagens formal, que funciona em padrões de conformidade. Pediu atenção da entidade para a busca de solução e consenso.

Já Amauri Ferrari Bacos, da Viajar On-Line, a despeito de não ser associado, declarou que, se fosse presidente da entidade, buscaria melhorar a relação entre o agente de viagens e seus fornecedores. Disse que baixaria o preço da anualidade, para aumentar o quadro de associados. Marcos Balsamão reiterou que a Abav-SP não pode tomar partido em questões comerciais, por conta das restrições que constam no estatuto da entidade.

Para Adriano Pereira, diretor da Turix, o cerne da questão está na melhoria da comunicação da entidade – tanto com os associados como com o mercado. Também propôs que os associados novos deveriam receber informações diferenciadas da entidade, incluindo ofertas de capacitações apropriadas às suas necessidades. Para o jornalista Paulo França, passada a fase mais aguda da crise brasileira, o país voltará a crescer e o grande desafio, para o setor de agenciamento de viagens, será o investimento em recursos humanos.

Sergio Gastone, diretor da Teg Turismo e Câmbio, lembrou que a entidade, embora não seja partidária, tem papel político relevante. E, nessa condição, pode interceder para a mudança de leis e regulamentações, para proteger o agenciamento de viagens formalizado. Acrescentou que freelancer e trabalho home-office são coisas diferentes e que hoje o país vive profunda mudança de paradigmas no que refere às relações trabalhistas.

Em síntese, melhorar a comunicação; fortalecer o quadro de associados; incrementar campanhas de marketing para valorizar os diferenciais dos associados; oferecer atendimento diferenciados aos novos abavianos; ampliar programas de capacitações presenciais e online voltados para técnicas de vendas; e reforçar o quadro de colaboradores da entidade traduzem o teor básico das discussões decorrentes do ‘Presidente por um Dia’, durante o 62º Fórum Abav-SP. “O evento alcançou seu objetivo maior, que é estreitar a proximidade com o associado, aprender com ele e melhorar o nosso desempenho com base nas questões levantadas”, finalizou Marcos Balsamão.