MARINGA

Comunicado para clientes

Amigos, parceiros,

Na última semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia para o COVID-19, infecção causada pelo novo coronavírus. O “status” mudou em função do aumento de casos e países afetados e previsão no aumento no número de casos no Brasil nas próximas semanas. Estamos monitorando a evolução da doença, recebendo orientações de médicos especialistas e tomando como premissa os dados do Ministério da Saúde e OMS.

Intensificaremos o diálogo aberto e frequente que já temos com vocês. Vamos manter o esforço coletivo para cuidarmos da nossa saúde e da saúde do outro.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Os sintomas mais comuns são febre, dificuldade respiratória e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal e dor de garganta. Esses sintomas, geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Cerca de 1 em cada 6 pessoas infectadas pelo COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade para respirar. As pessoas idosas e as pessoas com problemas médicos subjacentes como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, tem a maior probabilidade de desenvolver doenças graves.
 

A partir de hoje, adotaremos algumas mudanças de rotina para reduzir o risco de contaminação em nossos escritórios e priorizaremos o atendimento online.

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade, acione os gerentes de relacionamento responsáveis por sua conta.

Nosso plantão emergencial está preparado para que o atendimento contínuo não seja interrompido, em funcionamento das 18h30 às 08h30 de segunda a sexta e 24h aos finais de semana e feriados.


COMO SE PROTEGER?

  • Lave regularmente as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%;
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca antes de higienizar as mãos;
  • Cubra boca e nariz quando tossir ou espirrar, preferencialmente levando o rosto à parte interna do cotovelo;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como copos, canecas, canetas, cadernos, etc.;
  • Limpar com álcool objetos tocados frequentemente como celular, teclado e telefone fixo.
  • Evite contato físico com os colegas (abraço, beijo, aperto de mão).


Pessoas sem sintomas da doença não devem fazer exames ou procurar assistência médica. O exame em pacientes sem sintomas é desnecessário e pode ocasionar colapso no sistema de saúde. O coronavírus só é detectado quando há sintomas, de preferência nos primeiros 7 dias do início do quadro clínico.
 

Divulgaremos novos comunicados na frequência necessária.

Fiquem atentos! Vamos encarar essa pandemia com serenidade, informação e responsabilidade.