Destinos,  Eventos

Sindicato dos Guias de Turismo de São Paulo fala sobre a “Primeira Dama” do Turismo

Milena Santos e o ministro do Turismo, Alessandro Golombiewski Teixeira – (Foto: Divulgação/MF Models Assessoria)

Sindegtur SP (Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo),  se manifestou em relação ao episódio ocorrido nesta semana, envolvendo o Ministro do Turismo Alessandro Golombiewski Teixeira e sua esposa.

Leia abaixo carta enviada pela entidade a nossa redação e a seus associados:

***Sobre a “Primeira Dama do Ministério do Turismo”***

Não é de hoje a indignação do Sindegtur SP com o Ministério do Turismo. Não são recentes nossas críticas de que o Turismo (seu Ministério) vem sendo tratado como atividade sem importância e moeda de troca para favores políticos.

Num ano em que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, nada mais negligente que não colocar na cadeira do Ministério do Turismo um gestor do mercado turístico, algum profissional com formação e experiência na área.

Ainda assim, fazendo um esforço para dar credibilidade ao novo Ministro Alessandro Teixeira, seu dia inaugural de trabalho dá uma mostra de como seguirá a forma de atuação desta pasta: glamour, sessão de fotos, exibicionismo, manutenção de estereótipos e pouca seriedade.

Esposa do Ministro e aspirante a modelo, Milena Santos utiliza o gabinete oficial da pasta para ostentar poder e luxuria, numa conduta inapropriada que não contribui para melhora da imagem do Turismo, que dirá do Governo.

Não há ilegalidade em sua conduta, mas como, em muitas das recentes ações do governo federal, há muita imoralidade.

À Milena Santos, que de forma rasa e superficial se intitula a “Primeira Dama mais bonita do Governo”, temos um recado:

Cara Milena,

Beleza é algo extremamente relativo, e nas esferas mais inteligentes da sociedade, sabe-se que não se mede pela carcaça, mas pelas condutas e posições do sujeito em relação ao mundo que o rodeia. Assim, caso queira ser uma Primeira Dama exemplar, pode seguir alguns conselhos de quem entende de política e de turismo:

1. Organize eventos beneficentes para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em locais turísticos no Brasil.

2. Reforce campanhas de valorização profissional de Agentes de Viagens, Guias de Turismo, Bacharéis em Turismo e Hotelaria, Organizadores de Eventos e demais profissionais da cadeia produtiva.

3. Visite locais degradados pela atividade turística, levando propostas inovadoras de economia criativa a fim de promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica do destino.

4. Participe dos eventos do setor turístico e compreenda demanda das empresas e dos profissionais, para levar nossos problemas e sugestões ao seu esposo, Ministro do Turismo.

5. Represente o Brasil no exterior, com mais valorização à nossa cultura, nossas crenças, nossos valores e nossa história, e menos valorização ao nosso corpo.

Sempre à disposição,

Adriana Gradim Perdiza

Presidente

David Carolla

Vice Presidente

Sindegtur SP – Sindicato Estadual dos Guias de Turismo de São Paulo