Destinos,  Eventos,  turismo

2017 será bom ou ruim?

Carlos A. S. Santos é sócio proprietário da RXT Travel – Divulgação

Muitos chamados ‘videntes’ já andam apregoando que, de um modo geral, 2017 será pior do que 2016 em vários sentidos. Dizem que com a continuação da desorientação dos nossos comandantes em Brasília, as manifestações continuarão a todo o vapor, a economia seguirá estagnada e o desemprego crescendo. Apenas previsões!

E quanto ao nosso ganha pão, o turismo, quais as previsões? Eu digo sem medo de errar que no turismo internacional cresceremos um mínimo de 25%. Baseado em quê?  Ora bolas, afinal de contas, a desvalorização do dólar em cerca de 20% e do euro em 30% em relação a janeiro de 2016 barateou bem o nosso produto (turismo internacional), tornando-o novamente acessível à classe média brasileira.  Além disso, a grande quantidade de feriados prolongados que teremos em 2017, com certeza, abrirá ainda mais o apetite do brasileiro para viajar ao exterior.

É verdade que vivemos uma crise política e econômica sem precedentes. Mas gente, estou apenas prevendo um ano bom para o turismo internacional em relação a 2016. Nada igual àqueles primeiros anos do Plano Real, quando a nossa moeda chegou a valer mais do que o dólar. Mas que 2017 será melhor para nós, vendedores de sonhos, com certeza será!

Agora, é necessário lembrarmos sempre que o sucesso em qualquer atividade só se consegue com muita dedicação, imaginação e garra. Comecei o ano de mangas arregaçadas, cheio de otimismo. Se você prefere confirmar as previsões pessimistas, é fácil. Basta ficar de braços cruzados, reclamando da depressão econômica.

Eu reitero: que 2017 seja farto e generoso em matéria de fluidos positivos! 

*Carlos A. S. Santos é sócio proprietário da RXT Travel