Aviação

NDC: o que é e para que serve?

Recentemente, uma nova sigla acrescentada no dicionário do Turismo. O NDC surge com a promessa de revolucionar a forma como companhias aéreas ofereem seus produtos, trazendo mais vantagens tanto para os viajantes quanto para agentes. Entretanto, por se tratar de uma complexa novidade, ainda há muitas dúvidas a respeito do que é NDC e quais suas funções. Iremos explicar melhor sobre o NDC ao decorrer do artigo.

O que é o NDC?

NDC é a sigla para “New Distribution Capability” que em português significa “Nova Capacidade de Distribuição”. É uma iniciativa da International Air Transport Association (IATA), associação global de companhias aéreas.

Para que serve o NDC?

O NDC permitirá às agências de viagens e consumidores finais o acesso às informações das companhias aéreas de forma mais consistente, moderna e padronizada através de um único canal, possibilitando a venda de uma maior variedade de produtos e serviços personalizados.

Acima de tudo, esse recurso é baseado em tecnologia XML padrão e visa substituir os sistemas tradicionais de distribuição de passagens aéreas, que geralmente dependem de sistemas legados e comunicação por mensagens EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados).

Aviões em pista de pouso

Quais as vantagens em adotar um NDC?

Ao adotar o NDC, as companhias aéreas poderão fornecer informações mais detalhadas sobre seus produtos, como tarifas, horários, serviços complementares e restrições, permitindo que os agentes de viagens e os clientes façam escolhas mais assertivas. Além disso, o NDC também facilitará a venda de serviços adicionais, como upgrades de classe, assentos preferenciais e pacotes personalizados.

Quais os desafios em implementar o NDC?

O NDC é um padrão e uma tecnologia subjacente, e sua implementação depende das companhias aéreas e dos sistemas de reserva utilizados por elas. Todavia, nem todas vão adotar totalmente o NDC. A velocidade e o alcance de sua adoção podem variar em diferentes partes do mundo. Também requer alguns desenvolvimentos por parte dos OBTs (Online Booking Tools).
Do mesmo modo, algumas companhias aéreas, como Latam, Iberia e British Airways, repassarão a cobrança de taxas para emissões feitas via GDS (Global Distribution System).

De mãos dadas com nossos parceiros

Estamos preparados! O Grupo Arbaitman vem acompanhando a evolução do NDC e trabalhando muito próximo aos seus parceiros – GDS, OBTs e cias. aéreas, para garantir que todas as necessidades de nossos clientes (corporativos, Lazer, eventos e através do OBT) sejam atendidas. Dessa forma, alguns desenvolvimentos necessários estão em andamento e serão entregues por etapas, de forma estruturada e priorizada, sem impacto na operação e no conteúdo atualmente disponibilizado.

Foco na Excelência

Estamos investindo fortemente em nossa Operação, com contínua revisão de nossos Processos e no Controle de Qualidade, para que A entrega para aos nossos clientes seja feita sempre com excelência e com a garantia da constante oferta de conteúdo, seja via GDS, NDC ou LCC (Low Cost Carrier).

Aeronave da LATAM em pista de pouso

O NDC by LATAM já está disponível dentro do sistema Lemontech. Contudo, na fase inicial, alguns serviços específicos estão sendo disponibilizados pela LATAM. São eles: reserva de ida e volta e cancelamento antes do embarque, além da emissão de bilhete por trecho. As reemissões, mudança de rotas, split e milhas ainda não estão contemplados.