Matérias

Caro(a) leitor(a):

Jornalistas & Cia

Segue a edição do J&Cia com o noticiário da semana, que você recebe por cortesia de AmBev, Telefonica | Vivo e XP Inc.

Ela destaca que começou nesta quinta-feira (12/9) a nona edição do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças, eleição promovida por este Jornalistas&Cia. Neste primeiro turno, os eleitores podem indicar até cinco profissionais e veículos em cada categoria.

Os jornalistas com maior número de indicações nesta primeira fase irão para o segundo turno disputar um lugar entre os TOP 50 +Admirados do País. Já entre os veículos, os eleitores indicam os seus favoritos nas categorias Agência de NotíciasÁudio (Programa de Rádio/Podcast), Canal de Vídeo (Youtube/Instagram), Jornal (Impresso e/ou Digital), Programa de TVRevista (Impresso e/ou Digital) e Site/Portal.

Para votar, basta acessar o link da votação, preencher um breve cadastro e fazer até cinco livres indicações por categoria. O primeiro turno termina em 26/9 e os finalistas serão conhecidos em 1º de outubro. A cerimônia de premiação está marcada para 25 de novembro, no hotel Renaissance, em São Paulo.

A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), formada por 11 organizações da sociedade civil em defesa da liberdade de imprensa, monitorou, entre 15 e 28 de agosto, ataques e discursos depreciativos contra jornalistas e veículos de mídia nas plataformas X (antes de sair do ar) e Instagram em nove capitais do Brasil. Foram registrados mais de 30 mil ataques à imprensa no período analisado.

Ao todo, foram monitoradas 113 contas no X e 137 no Instagram. Os ataques indicaram um padrão de hostilidade contra o Grupo Globo. A hashtag #globolixo apareceu em quase 4 mil posts. Outras como #foraglobolixo e #globosta também foram registradas no monitoramento.

O veículo jornalístico mais atacado foi a GloboNews e entre os jornalistas, os mais atacados são todos do Grupo Globo.

Destaques também para os ataques racistas a Pedro Borges após participação no Roda Viva; votação que definirá os vencedores dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras vai até 19/9; e, na coluna MediaTalks by J&Cia, Luciana Gurgel demonstra como palavras certas podem mudar a narrativa e ajudar a começar a conversa quando se aborda saúde mental, suicídio e o “capacitismo”.

Boa leitura!

Abra Aqui a Versão em PDF

Abra aqui a versão em FlipBook


Eduardo Ribeiro – Jornalistas&Cia
eduribeiro@jornalistasecia.com.br